Hoje conto no blog como foi nosso passeio de bike pelo Muro de Berlim, na região conhecida como East Side Gallery, às margens do Rio Spree. Nesta parte da cidade, o muro está preservado e houve uma intervenção onde artistas de todo o mundo foram convidados a pintar e expressar de alguma forma o que foi o período histórico enquanto o muro esteve de pé. As pinturas também representam uma época de mudança e transformação na cidade e no mundo e a esperança de um futuro melhor. Nem preciso dizer que amei esse passeio.
No meu caso, decidi com meu marido que alugaríamos uma bicicleta no hotel para fazer esse passeio (na verdade a coisa funciona tão bem em Berlim que fomos de bike em vários locais, como você pode conferir neste post).
Nosso hotel ficava próximo à região de Alexanderplatz, e de lá demoramos uns 30 minutos pedalando num ritmo bem tranquilo e fazendo vários desvios. A East Side Gallery fica na Mühlenstrasse. Se você quiser vir de metrô, desça na estação Warschauer Strasse. Pegamos um dia bem bonito de sol e céu azul, ideal pra andar de bike e tirar fotos…
Entre um trecho e outro, aproveitávamos para descer da bike e fotografar. A extensão total do Muro com as pinturas é de 1,3 km. Se você quer ver mais locais com resquícios do Muro de Berlim, clique aqui para conferir nosso outro post sobre o tema.
Na volta, passamos pelo O2 World, é tipo um Credicard Hall de Berlim, onde tem shows e tudo mais… e esse ursinho do Romero Britto estava lá!
Só sei que me apaixonei pelas ciclovias e calçadas de Berlim. Top demais! Espero que as cidades brasileiras fiquem assim um dia, com a bike como opção séria e segura de transporte público.
Bis Bald e até a próxima trip!
Você sabia que andar de bike em Berlim nas calçadas é passível de multa?…rs De bicicleta só pode andar nas ciclovias,e onde não tem ciclovia tem que andar na faixa dos ônibus…na calçada só se vc estiver empurrando a bicicleta. Estou amando o blog de vocês,as fotos estão sensacionais.
Oi Izabel, obrigada pela visita e comentário!
Eu não sabia dessas multas na época da viagem, mas meu marido ficava me dando bronca quando eu ia para a calçada rsrsrs, eu me sentia insegura até pegar o jeito depois de alguns dias pedalando na cidade, obrigada pela dica!