A região de Alexanderplatz é para muitos o coração de Berlim – se bem que tem um povo meio esquisito e mal encarado na área, além de um pouco de sujeira e lixo próximos às estações de trem e metrô. Mas também é um local de muitos atrativos e pontos turísticos imperdíveis da capital alemã. Essa região abriga o que um dia já foi a parte oriental de Berlim, à época do muro.
Vários pontos turísticos de Berlim estão nessa região, caso da igreja Marienkirche, da Torre de tv/mirante Fernsehturm, a localização das estações tanto de metrô (U-bahn) quanto de trem (S-Bahn), e da Galeria Kaufhof (a “Macy’s” de Berlim). Tem também o shopping ALEXA, ótimo para compras, com lojas de roupas de várias marcas e uma Saturn, de eletrônicos. O famoso relógio mundial, que mostra a hora certa em várias cidades do mundo, também fica ali – ele tem uma aparência meio vintage, cacareco, mas achei interessante. A bonita construção em tijolos vermelhos é o prédio da Prefeitura de Berlim, a Rothes Rathaus.
Alexanderplatz, por volta das 17h…
e à noite… só tome cuidado com a carteira nesse horário, pois o local fica pouco iluminado e com frequência de gente estranha.
Fonte com Netuno, e a torre da Marienkirche de fundo… Essa igreja não chegamos a entrar, mas por fora ela é bem bonita.
A Prefeitura de Berlim (Rotes Rathaus), vista da base da Torre de TV…
e aqui de frente…parcialmente em reformas…
Alexanderplatz e a Galeria Kaufhof (comprei muitas tranqueiras, destaque para os brincos de bijuteria, cartelas de três pares a 5 euros, e os lápis com pedrinha de swarowski na ponta, a 2 euros cada, essa parte de papelaria realmente tinha muitas coisas legais, diferentes e baratas!), o hotel Park inn e a estação de metrô Alexanderplatz. Próximo dali, está o relógio mundial de Berlim, conseguimos achar Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro…
Nessa foto, eu, o relógio, a Torre de TV e a loja de roupas C&A na muvuca da Alexanderplatz. Ah! lembrei de mais uma coisa: esse lugar tem gente de tudo quanto é tipo – na praça se reúnem jovens, punks, turistas, moradores, enfim… Quando a gente estava lá tinha uns caras punks fazendo roda punk e se batendo, ao som de The Clash – e detalhe, ainda tinha uns turistas dando dinheiro pela apresentação rsrsrs!
Essa é uma foto do Alexa Shopping, dentro há também praça de alimentação, há preços bem razoáveis para aqueles dias em que você não quer encarar uma conta de restaurante em Euros!! Tem a Nordsee, Mc Donald’s, comida chinesa, Massas, etc…
Pagamos EUR 13 em 2 massas (lasagna) e 1 refri (coca), na Aida. Não foi a melhor massa que comi na vida, mas deu pra matar a fome. O atendimento é péssimo.
Para ver todo nosso conteúdo de Berlim publicado no blog e montar seu roteiro de viagem pela cidade, clique aqui.
Até a próxima trip!
Curti seus comentarios e vou aproveitar algumas dica obrigado.
Ouso discordar de ti quanto a segurança da Alexanderplatz e arredores. De fato, o local é ponto de encontro das mais diversas “tribos”, mas eu morei próximo ao local e nunca tive problema algum. É claro que vc não pode dar bobeira em lugar nenhum, mas o lugar é muito agradável e remete muito à imponência que a Berlin Ocidental buscava apresentar. Recomendo a visita!
Oi Bárbara! Obrigada pela sua visita ao blog. Eu na verdade penso assim também, achei seguro e nao tivemos problemas. A única ressalva é que à noite nos desrecomendaram a região no hotel em que ficamos. No entanto, acho que ainda preferia passar por lá à noite do que em alguns lugares aqui em SP. até mais!