Lago Oeschinensee na Suíça: o que ver, fazer e como chegar 4



Na matéria de hoje conto em detalhes como foi nossa visita ao Oeschinensee, um belíssimo lago nos alpes Suíços. Vou mostrar aqui o que ver e fazer por lá, dicas de onde comer e como chegar. Nós visitamos o lago Oeschinen no mês de julho, verão na Europa, em um lindo dia de céu azul. O lugar foi declarado merecidamente em 2007 Patrimônio Mundial da Unesco, quando passou a integrar o complexo de montanhas e glaciares Jungfrau-Aletsch. Confira a nossa visita!

Passeio de verão no Oeschinensee, belíssimo lago nos Alpes Suíços

Passeio de verão no Oeschinensee, belíssimo lago nos Alpes Suíços

O que ver e fazer no Oeschinensee

Pela experiência que tivemos, acho que o principal atrativo desse lugar é o contato com natureza. É muito agradável passear pelas trilhas que levam ao lago, respirar o ar fresco da montanha… tudo ali é tão tranquilo, você caminha escutando o som dos seus próprios passos… diante de um cenário espetacular! Logo ao chegar em Kandersteg, você já se impressiona com ele:

IMG_1300

Uma paisagem de tirar o fôlego!

IMG_1302

Depois que descemos do ônibus em Kandersteg (falo como chegar ao final do post), mais 10 minutos caminhando e chegamos ao teleférico, que vai te levar até a parte alta da montanha, onde fica o lago. Funciona apenas no inverno e verão. Em julho estava aberto das 08:00 às 18:00h, preço de 26 francos por adulto. É possível subir tudo isso caminhando, mas aí prepare suas pernas, são 2,5km morro acima. Nós fomos de teleférico!

Kandersteg vista do teleférico que leva até o lago Oeschinen

Kandersteg vista do teleférico que leva até o lago Oeschinen

DICA: Quando chegar na estação superior de teleférico, vire a esquerda e vá até o Rodelbahn, um tobogã muito especial. Eu e a Erika experimentamos, é muito legal!

IMG_1334

Quer sentir como é a descida? Filmamos com uma GOPRO, confira o vídeo abaixo!

Da estação superior do Teleférico até o lago são mais 1,5km, tudo em trilhas super bem demarcadas e sinalizadas, padrão suíço:

IMG_13671

DCIM\100GOPRO

A trilha é muito bem feita e conservada, toda em terra com cascalho batido, bem fininho. Tem algumas subidas e descidas, mas sem degraus, é bem tranquila de fazer. Tem gente jovem, idosos, famílias até com carrinho de bebê. E  quem tiver dificuldade de locomoção (ou preguiça!), pode pegar um micro ônibus elétrico – esse azul na foto abaixo, ele faz o trajeto do lago até a estação superior do teleférico e vice versa, custa $8 CHF e funciona a partir das 12h até as 17:30 na alta temporada.

IMG_13591

Abaixo, o mapa oficial das trilhas, clique para ampliar (fonte:  www.oeschinensee.ch). Nós fizemos a trilha rosa (no.1) do teleférico até o lago. A trilha azul (no.7) dá uma visão panorâmica do lago, mas exige mais tempo:

image

Depois de 1,5 km de caminhada (trilha 1), após 35min chegamos ao Oeschinensee…

IMG_13881

… algumas vacas suíças, daquelas com sininho no pescoço, ficam zanzando por ali:

IMG_13961

Compramos um sorvete para refrescar… pode não parecer mas faz calor nos alpes no verão!

IMG_13981

Sentamos por ali e ficamos admirando o lago e a linda paisagem em volta do Oeschinensee.

IMG_14102

IMG_1454

IMG_1426

IMG_14301[3]

É possível alugar caiaques para um passeio no lago, $14 CHF por 30 minutos ou $24 CHFs por 1h, para valores atualizados consulte o site oficial do Oeschinensee. O site é super completo, também tem uma webcam com imagens ao vivo do lago e um mapa das trilhas.

IMG_14011

Tem gente que entra na água do lago… bom, eu coloquei a mão só para sentir e é fria que dói, não sei como esses europeus conseguem!!

IMG_14351

Para fechar o passeio, almoçamos por aí mesmo, em um restaurante às margens do lago. Pedimos um peito de frango com legumes e batata frita, estava uma delícia!

DCIM\100GOPRO

Como chegar no lago Oeschinensee

O acesso por teleférico ao Oeschinensee fica na minúscula cidade de Kandersteg. É possível chegar tanto de ônibus quanto de trem, usando o transporte público suiço, excelente e pontual. Nós, como estávamos hospedados em Adelboden, fomos com o ônibus número 230, que tem como destino final Kandersteg.

Use o site oficial da SBB para fazer seu planejamento, o site é bem amigável e te dá informações detalhadas dos transportes, com horários de saída e chegada, número das plataformas, nomes das paradas, etc. Por exemplo, coloque como origem: Frutigen e destino: Kandersteg. Repare que aparecem as opções tanto de ônibus quanto de trem, todos diretos, sem baldeação neste caso (change na imagem):

image

DICA: Se for de ônibus, desça no ponto chamado “Kandersteg, Im Kehr”, esse ponto é o mais próximo do teleférico, nós descemos aí, são apenas 10 minutos de caminhada até lá. Mas aí você vai dizer, como vou saber onde fica esse ponto? quando dou sinal no ônibus para descer? Ora, você está na Suiça!! … dentro do ônibus há um letreiro que informa o nome da cada parada conforme elas vão chegando, e ainda há um sistema de áudio que fica falando o nome de cada parada que se aproxima! Muito legal!!

Abaixo, todas as paradas intermediárias do ônibus 230, entre as estações Frutigen Bahnhof  e Kandersteg Bahnhof:

image

OUTRA DICA: vá de ônibus e conheça o lindo lago azul Blausee, que fica no meio do caminho entre Frutigen e Kandersteg (desça na parada intermediária “Blausee BE”, em destaque na imagem acima). Nós fomos lá, é realmente muito, mas muito bonito, vale a pena:

Água azul turquesa do lindo lago Blausee - Suíça

Temos uma matéria específica aqui no site sobre este outro lago, para quem tiver interesse:

Melhor época para visitar

Se você está pensando em quando ir, saiba que o lago pode ser visitado tanto no inverno quanto no verão. No inverno, os dias são mais curtos, e o lugar fica todo branquinho, coberto de neve. No verão, fica exatamente como mostramos. Eu e a Erika escolhemos ir no verão,   acho que o contato com a natureza é maior agradável e mais intenso nesta época.

IMPORTANTE: Apesar do lago ficar “aberto” o ano todo, a infra estrutura do local, teleférico, o Rodelbahn, restaurantes do lago, etc fica fechada em alguns meses do ano, geralmente do final de março a começo de maio, e novembro. Consulte o site oficial para saber as datas e horários de abertura do teleférico.

Marquei em um mapa do google a localização do ponto de ônibus, da estação de trem e as trilhas que fizemos:

E você, já visitou o Oeschinensee ? Deixe suas dicas e comentários aqui!

Quer saber o que há para fazer e onde se hospedar nesta região ? Clique aqui e veja todas as nossas matérias.

Até a próxima trip!


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 pensamentos em “Lago Oeschinensee na Suíça: o que ver, fazer e como chegar

  • Wendel Ribeiro

    Excelente matéria. Parabéns. Estou planejando ir no verão também torcendo pra não chover, pq o tempo muda com muita frequência nos Alpes, né?
    Indo de carro tem estacionamento, certo?
    Em Julho é muito cheio?
    Esse valor do teleférico eh ida e volta?
    E o tobogã quanto custa?
    Quando você desce você pode pegar o teleférico de volta com o mesmo ticket?
    E o valor aproximado da refeição que vocês fizeram?
    Além disso, qual o valor médio de um prato na Suíça? Estou focando nos valores Pq pretendo ir com minha família… Sabe como é…
    Desculpe pelas muitas perguntas.

    • Erika

      Olá Wendel, já respondi algumas dessas perguntas no seu outro comentário. Com relação ao Tobogã você paga e acordo com a quantidade de “rides”. Se não me engano custava por volta de 3 CHF cada vez (não lembro, mas era valor pequeno porque pagamos em moedas) e você não desce a ponto de ter que pegar o teleférico, é só em um trecho da montanha!
      Com relação aos valores de refeições no país como um todo, depende muito de ONDE você come. Pode comprar no mercado (economiza um pouco) ou em fast food (mas se alimenta mal). Em restaurantes gastávamos sempre na média entre 40 CHF e 70 CHF para o casal.

  • Wendel Ribeiro

    Excelente post, Gustavo. Bem detalhado. Parabéns.

    Pretendo ir no verão e espero contar com a sorte para pegar dias lindos como esses que vocês pegaram. O clima nos Alpes varia muito, certo?
    Esse preço do teleférico é ida e volta?
    Qual o valor aproximado da refeição que vocês fizeram?

    Abraços

    • Erika

      Olá Wendel, fomos de onibus mas tem estacionamento perto se for de carro.
      O preço do teleferico é ida e volta (mas consulte o site para ver se aumentou) e a refeição lá com bebidas e sorvete saiu 20 CHF por pessoa!