O Trekking de 1 dia à Quebrada de Llanganuco – Portachuelo – Yanapaqcha- Cebollapampa não estava programado e foi uma sugestão dos donos da agência onde fizemos todos os tours de Huaraz. Foi uma excelente dica, uma caminhada fora do convencional e com um guia só para a gente. Com este post, encerro a série Peru desconhecido e os posts de Huaraz e suas montanhas nevadas.

Vista das montanhas da Cordillera Blanca e Lagunas Llanganuco vistas do mirante de Portachuelo
Eu ainda me recuperava da infecção bacteriana que me tomou com febre e diarréia por dias, mas a viagem, a aventura e o incentivo do meu marido falaram mais alto. Este caminho é muito bonito pois permite a vista 360º de várias montanhas da região (Cordillera Blanca ou, em português, Cordilheira Branca) ao alcançarmos o Mirador de Portachuelo: Huascarán, a montanha mais alta do Peru com 6.768m, Pisco com 5.752m, Yanapaqcha com 5.460m, Chopicalqui com 6.354m, Chacraraju 6.112m e Huandoy 6.395, além de ser um mirador natural das Lagunas Llanganuco. Para saber mais sobre essas 2 lagunas impressionantes, clique aqui.
Resumindo, um passeio bem diferente dos tours mais tradicionais. No entanto, trata-se de caminhada pesada e ainda com o agravante de altitude elevada, deve-se ter um preparo físico razoável para este passeio. Leve água e alimentos, um casaco bom pois o frio é intenso, protetor solar e use um bom calçado. A infraestrutura é precária, o local é bem “selvagem”. Isso significa que para “ir ao banheiro” é preciso improvisar !
Saímos bem cedo de Huaraz para esta caminhada que duraria cerca de 4 horas com desnível de 600 mts, com altitudes acima de 4000 metros. O tour incluiu o guia durante a trilha, transporte de táxi privado para o dia todo (com o Sr. Américo, que corria feito um doido, mas era gente boa) e lanche de trilha – gatorade, água, frutas e biscoitos.
Mas para chegar lá, foram mais de 2h de carro e depois que passamos da entrada do Parque Nacional de Huscarán, tem uma estrada super sinuosa com precipícios, curvas pavorosas e tudo mais… aterrorizante, mas sobrevivemos. O Sr. Américo largou nós 3 em Portachuelo, e após nossa trilha nos encontraríamos em Cebollapampa, para o retorno à Huaraz.
Confesso que olhei lá de cima e pensei que não iria conseguir fazer a trilha… As lagunas lá embaixo…e para lá é que tínhamos que seguir! Respirei fundo e pensei “vamos ver no que vai dar”…à essa altura o Gustavo estava super empolgado já que ele adora essas aventuras. Foi muito bacana e temos ótimas recordações e fotos desse dia. Sempre lembro como uma dia em que me superei, pois nunca achei que fosse conseguir. Agora vou mostrar um pouco da trilha para vocês:
O Gustavo às vezes se distanciava para poder tirar fotos minhas (e eu xingando ele para ele não ir muito longe nem ficar muito para trás, mas as melhores fotos são sempre dele justamente por conta desses momentos) Essas 2 fotos abaixo se encaixam nesta situação e são imagens que adoro:
Depois de um sobe e desce sem parar, muitas pedras e frio, começamos a descer de vez, paramos perto desse lago da foto, fizemos nossa parada para o lanche e seguimos à Cebollapampa, onde o nosso táxi nos esperava. À essa altura meu joelho já estava doendo, mas pelo menos estávamos na reta final.
Com as geleiras e o gelo das montanhas descongelando, formavam-se pequenas cachoeiras nas rochas próximas das montanhas.
Depois da descida, a reta final foi plana e tranquila, com a paisagem rural e bucólica típica do Peru.
Confesso que senti um alívio quando vi o Sr. Américo e seu táxi nos aguardando no final do vale. Fim da nossa caminhada e missão cumprida após 4 horas! Antes de ir embora, ainda paramos nas Lagunas Llanganuco – verdes e fotogênicas!!!
De início, quando viemos de Huaraz, apenas passamos pela estrada ao lado das lagunas, no fim do passeio, paramos um tempinho para apreciar a paisagem e tirar fotos, mas desta vez por outro ângulo do que visitamos no tour específico das Lagunas Llanganuco.
Para procurar os melhores preços de hotéis e reservar, pesquise em nosso parceiro, Booking.com:
Booking.comAté a próxima trip!
Oi, Erika. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Bóia – Natalie
Obrigada Natalie 😉👍🏻👍🏻
Olá,
Qual o valor dos passeios?
Esse, da laguna paron, lago llanganuco e laguna 69?
Obrigada
Oi Clara, como os valores podem mudar, vou deixar o link para o site da agência onde contratamos os passeios na cidade. Voce pode entrar em contato com eles por e-mail.
http://www.huascaran-peru.com
ola bom dia, lendo seu post e viajando aqui pretendo fazer ano que vem entre setembro e outubro, gostaria de saber em que mês você fez essa trip?
Olá, fomos em agosto e a época indicada é entre maio e outubro!
Olá! Gostaria de saber qual agência contratou para fazer esse passeio! Obrigada!
Oi Tayná, dá uma lida na nossa matéria abaixo, onde indicamos a agência (com link para o site deles) e contamos nossa opinião sobre os passeios!
https://www.proximatrip.com.br/peru/huaraz-cordilheira-blanca/huaraz-lagunas-llanganuco-tour-de-1-dia-srie-peru-desconhecido/
Adorando esse site, quero saber qual a câmera vocês estão usando para essas fotos?!! Tenho uma gopro mas as fotos de longe não ficam tão boas assim, obrigada pelas dicas !!
Oi Thaís! Obrigada pela visita ao blog!
A Gopro tira fotos legais mas para tirar fotos de paisagem sempre levamos nossa câmera da Canon. Caso você não tenha, as fotos de celular conseguem fazer imagens parecidas! Espero que consiga fazer ótima viagem ao Peru!! Muita saúde e bons passeios para você!!