Depois de meses do último post da Série Peru Desconhecido, volto a publicar mais um post da série…e dessa vez será uma quantidade consecutiva de posts, talvez o blog fique monotemático por algumas semanas, mas como sairei de férias (viajando por 30 dias) o blog ficará bem abastecido. No post de hoje, vamos falar do passeio mais clássico de Huaraz. Trata-se do Tour de 1 dia pelas Lagunas Llanganuco, sendo que na verdade nesse tour você só conhece 1 delas: a principal, Chinancocha. Para conhecer as duas tem de contratar tour específico nas agências ou fechar com um táxi.
Antes de começar o passeio propriamente, devo indicar a agência local pela qual fizemos todos os passeios de Huaraz. Depois de dar uma volta pela cidade, resolvemos pegar a agência mais organizada e que nos atendeu melhor: Adventure Travel Agency Huascaran (http://www.huascaran-peru.com) Calle Jr. Pedro Campos , 711 – em frente ao campo de futebol Sport Soledad.
O Paulino, que chefia a agência, é um peruano experiente em atividades de aventura e conhecedor da região e nos ajudou bastante, até nos casos em que não tinha nada a ver com os passeios (indicou até médico para nós, pois tivemos problemas com bactérias!) Recomendo muito esta agência. Os preços ficam na média com outras agências da cidade. Mas os passeios por qui são baratos comparados ao resto do Peru.
O passeio às Lagunas Llanganuco
Havia a opção de contratar o táxi privativo, mas como esse era um tour básico, resolvemos contratar o tour coletivo, feito com minivans ou microônibus. Nosso grupo tinha por volta de 15 pessoas.
Saímos às 9:00h da manhã para a região norte do Callejón de Huaylas, com paradas em povoados como Anta, Carhuaz, Mancos, Yungay e finalmente o Parque Nacional Huascáran (do qual as lagunas llanganuco fazem parte), onde temos de pagar uma quantia módica em soles referente à entrada do parque.
O caminho é longo, mas as paisagens que vemos na estrada nos distraem durante o percurso.
Yungay é muito interessante pois foi um lugar totalmente destruído pelo forte terremoto que ocorreu na região em 1970. Além disso, de lá você tem um ótima vista do Nevado Huascaran, o mais alto do Peru. Veja algumas fotos do local:
A cereja do bolo é realmente a Laguna Chinancocha. Ao chegar na entrada do parque, algumas moradoras da região, entram em nosso ônibus para vender milho. O milho peruano é maior do que estamos acostumados por aqui. Compramos 2 e estavam muito bons, mas para estômagos sensíveis é complicado. As condições de higiene no preparo de alimentos no Peru e nessa região em especial não são muito boas. É comer e torcer pra não ter complicação depois!
Para estragar (em parte) o passeio, eu estava com febre de 38,5º, consequência de uma infecção bacteriana que eu só descobriria depois. Por esse motivo, neste dia eu estava meio triste e cansada, mas estava doente, sem saber. Meu marido foi me amparando na caminhada, visto que eu cansava muito a cada 3 passos, por conta da febre e dor no corpo.
O lugar é lindíssimo. Tanto que repetimos a visita por conta própria em outro dia, mas durante uma linda trilha que fizemos na região.
Essa em minha opinião é a vista mais bonita da laguna… as montanhas, a cor da água…realmente tudo impressiona. Por alguns trocados de soles, casais alugavam barquinhos para passear na laguna.
A saída do parque ocorreu por volta das 15:00 hs…seria um bom tempo de estrada até Huaraz… mas a vista do ônibus compensa…paisagens lindíssimas, de picos nevados e de uma região agrícola e pouco conhecida do Peru.
Para procurar os melhores preços de hotéis e reservar, pesquise em nosso parceiro, Booking.com:
Booking.comAté a próxima trip!
Olá,estou adorando o relato!
Vc diz que retornou na Laguna Llanganuco no dia seguinte por conta própria!
Poderia passar essas informações de como chegar na laguna sem guia?
Abraços!
Oi Grazieli, voltei sim. Em vez de tour, em que a visita é em grupo e com horário linitado, em um outro dia contratamos um taxi e um guia somente para nós, fizemos um post sobre esse passeio (trilha + mirante), você pode acessá-lo na caregoria Peru –> Huaraz. Obrigada pela visita ao blog!
Olá, vocês contrataram na época antecipadamente os passeios ou quando chegaram em Huaraz? Sobre a entrada no Parque, o pagamento é somente quando chega-se lá ou o pagamento é junto com a agência? Procurei em vários lugares essa informação e não encontrei
Olá! Contratamos no dia que chegamos todos os passeios para os dias seguintes. Colocamos o nome da agência em alguns posts! Recomendamos pelo bom serviço e atendimento! Não tivemos que pagar as entradas dos parques, a agência providenciou tudo! Boa trip!