Série Peru Desconhecido: introdução a Huaraz, uma cidade simples, cercada de picos nevados



Praticamente 99% dos turistas que vão ao Peru visitam Machu Picchu – e por tabela alguns lugares de Lima e Cusco, mas o Peru tem muito mais a oferecer. Paisagens lindíssimas, inesquecíveis. O fato de se procurar locais fora do circuito tradicional do turismo no país faz também com que você tenha uma experiência ainda mais autêntica, com mais descobertas e menos turistas. A série que estou iniciando hoje terá foco nos lugares que visitamos e que poucos conhecem – Huaraz e arredores, no norte do Peru.

Montanhas Cordilheira Blanca - Huaraz - Peru

Quero muito divulgar esses lugares que conheci, primeiro porque o Peru é um país lindo, segundo porque seu povo é muito acolhedor (ok, tem muitos pilantras também…), terceiro porque depois dessa série eu tenho certeza que você vai querer incluir alguns desses locais no seu roteiro de viagem para o Peru, ou se você já conhece alguma coisa do país vai querer voltar com certeza!

Hoje então faço uma pequena introdução da cidade que serve de base para passeios e trilhas de montanha do Peru – Huaraz.

A cidade tem pouco mais de 80 mil habitantes,  é a capital do departamento de Ancash e está cercada pelas Cordilleras Blanca, Negra e Huayhuash. Em nossa visita, nos concentramos nos passeios na Cordilheira Branca, onde ficam os picos nevados. As principais atrações e tours que saem da cidade estão no Parque Nacional Huascáran (Huascáran também é o nome da montanha mais alta do Peru).

cidade de Huaraz e cordilheira blanca ao fundo - Peru

A cidade em si é bem feia e pobre. As pessoas e as casas residenciais, muito simples. Os moradores da cidade vivem do turismo e da agricultura.  Não há grandes e bons hotéis. As hospedagens em sua maioria são Bed & Breakfasts e pousadas. No geral, nos sentimos bem seguros por lá. O pessoal que se aventura por essas bandas quer saber mesmo é de explorar a natureza da região.

A Plaza de Armas da cidade: é o ponto de encontro das pessoas. Muita gente descansando nos bancos da praça, crianças brincando, bem coisa de cidade pequena mesmo. No arredores da praça há restaurantes, agências de viagem, casas de câmbio, uma feira de artesanato, pequenos supermercados e farmácias.

Plaza de Armas (praça central) da cidade de Huaraz - Peru

A gente almoçando com vista para a praça… Sempre no arroz, com frango e batatas…. e muita Inka Cola!

Almoço em Huaraz na plaza de armas: Arroz, papas, pollo (frango) e inka cola!

Tuk Tuk…esse tipo de taxi é comum no Peru, como na Ásia…e repare que as ruas da cidade são bem simples.

Moto taxi (triciclo) Peruano

O povo peruano: rostos sofridos, pois a vida aqui é dura e simples.

povo e vestimenta peruana

Seria isso uma favela em formação?

IMG_7517

Reserve ao menos 5 dias para explorar a região, pois a altitude aqui é alta, então o corpo precisa de tempo para aclimatar. Para chegar em Huaraz, é preciso encarar mais de 8 horas de ônibus (noturno) desde a capital Lima.

Até a próxima trip!


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *