Mini-trekking na Laguna Paron–Huaraz (Série Peru Desconhecido) 8



Um dos vários passeios para se fazer em Huaraz, no Peru, é o mini-trekking da Laguna Paron. Trata-se de uma caminhada em volta do lago, numa trilha bem demarcada. Mais uma vez fechamos o passeio com a Adventure Travel Agency Huascaran. Não quisemos fazer um tour compartilhado com mais ninguém, então seria um guia para acompanhar eu e meu marido no passeio, mais um táxi que ficaria o dia todo a nossa disposição.

A belíssima Laguna Paron, na cordilheir Blanca - Huaraz (Série Peru Desconhecido)

A bela Laguna Paron, na Cordilheira Blanca – Peru

Saímos bem cedo de Huaraz, pois todos os passeios levam de 2 a 3 horas da cidade. É bem puxado. Esse taxista nos acompanharia ainda por todos os passeios privados que fizemos, o Sr. Américo. Já os guias, cada passeio pegamos um diferente e para ser sincera não me recordo o nome de nenhum deles. Detalhe: o carro era bem zuado (velho e fedorento), e o Sr. Américo dirigia MUITO rápido. Enfim, sobrevivemos!

Nevado huascaran - Huaraz - Peru

A estradinha, quando nos aproximamos da Laguna Paron…

Cordilheira dos andes "esculpida" pelos glaciares

Da janela do carro….

Cordilheira dos andes "esculpida" pelos glaciares

Cordilheira dos andes - Cordilheira blanca

A visão mais impactante (na foto abaixo) é logo na entrada: a montanha de 5885 m de altura, conhecida como pirâmide de Garcilaso, e aquela cor turquesa que chega a doer no coração de tão linda – você está diante da Laguna Paron. A laguna em si está a 4170 metros de altitude. E o melhor: se você não tiver condições físicas de caminhar por ali ou somente quer fotografar, não precisa fazer o trekking. Logo ali você já aproveita a vista do lago e das montanhas que o rodeiam.

A Laguna Paron, com sua impressionante cor azul turquesa, e a pirâmide de garcilaso ao fundo, na cordilheir Blanca - Huaraz (Série Peru Desconhecido)

Antes de começar a caminhada, um pausa para fotos em vários ângulos:

A Laguna Paron, cor azul turquesa - Huaraz (Série Peru Desconhecido)

A Laguna Paron - cor azul turquesa - na cordilheir Blanca - Huaraz - Peru

Uma coisa que atrapalhou bastante – e que decidimos por causa disso caminhar somente uma parte do percurso – foi que eu ainda estava um pouco doente, devido a uma infecção bacteriana (estava com febre, dor no corpo, diarréia, fraqueza, enfim….). Mas mesmo assim tentei ao máximo que minha saúde permitiu aproveitar o passeio, e meu marido teve que seguir meu ritmo.

Fotos da trilha: veja que é bem plana e demarcada…em alguns trechos há pedras e você tem que se equilibrar e se apoiar com as mãos, mas nada muito difícil. O que me irritou um pouco foram as moscas (tinha muitas) e bostas (acho que eram de vaca), principalmente no começo da trilha. Talvez por isso as moscas estivessem lá…

A Laguna Paron - cor azul turquesa - na cordilheir Blanca - Huaraz - Peru

A Laguna Paron - cor azul turquesa - na cordilheir Blanca - Huaraz - Peru

A Laguna Paron - cor azul turquesa - e o nevado pirâmide de garcilaso, ao fundo, na cordilheir Blanca - Huaraz - Peru

Nosso guia era tranquilo, ele ficou contando histórias da região, explicando coisas sobre as montanhas, etc, etc…

A Laguna Paron - cor azul turquesa - e o nevado pirâmide de garcilaso, ao fundo, na cordilheir Blanca - Huaraz - Peru

O trecho de pedras que eu mencionei:

Mini-trekking na Laguna Paron–Huaraz (Série Peru Desconhecido)

A Laguna Paron - cor azul turquesa - e o nevado pirâmide de garcilaso, ao fundo, na cordilheir Blanca - Huaraz - Peru

Trekking pela Laguna Paron - cor azul turquesa - e o nevado pirâmide de garcilaso, ao fundo, na cordilheir Blanca - Huaraz - Peru

Para fazer esse passeio é bem fácil, basta contratá-lo em alguma agência local de Huaraz. Prepare-se para o frio com um bom casaco. Leve também: Boné, óculos escuros, protetor solar (labial também!) e beba bastante água. LEve também frutas e snacks, pois no local não há nenhuma infraestrutura. Nem banheiros (para os homens fica fácil, agora imagina o perrengue pras mulheres!!!).

Mais detalhes: No caminho passamos pelas pequenas cidades de Carhuaz, Yungay e Caraz, para adentrar na quebrada Parón. O trekking é plano e o caminho bem demarcado. A trilha ida e volta que segue as margens da laguna leva cerca de 2:30 h.

Para procurar os melhores preços de hotéis e reservar, pesquise em nosso parceiro, Booking.com:

Booking.com

Até a próxima trip!


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 pensamentos em “Mini-trekking na Laguna Paron–Huaraz (Série Peru Desconhecido)

  • giovana

    Ola erika!!
    td joia?
    estou indo para o peru agora em outubro e gostaria de saber se conseguiria me auxiliar em algumas duvidas.
    A altitude durante a visita desse lago te prejudicou muito?
    nesse passeio é muito frio em qq época do ano?
    pretendo ficar 10 dias incluindo os dias de ida e volta ao brasil, acha q vale a pena ir ate huaraz e conhecer ica e arredores ou melhor conhecer vale sagrado?
    aguardo retorno!!
    bjs giovana

    • Erika Autor do post

      Oi Giovana, prejudica um pouco sim, mas os efeitos da altitude variam de pessoa para pessoa. Como ja estava na regiao há alguns dias nao sofri tanto rsrs. É frio o ano todo sim, trata-se de um local de montanhas e altitude elevada. Para ir até essa regiao, por ser longe de Lima, recomendo ficar no minino 4 dias para fazer os passeios basicos. Boa trip

  • Cintia

    Olá Erika,
    tudo bem?

    Vou dar uma passadinha em Huaraz na minha viagem pela Bolivia e Peru.
    Consigo fazer somente 3 dias de passeios.
    Vi com a agencia Go2Andes de fazer o passeio pela Laguna 69 em 2 dias, dormindo uma noite nas montanhas, e conhecendo vários lugares. Achei a proposta interessante! e no primeiro dia de passeio pensei em fazer a Laguna Paron, acho que o nevado não é tão interessante.
    Preciso de guia? Quanto você pagou pelos passeios? O que você acha?
    Obrigada!!
    Cintia

    • Erika Autor do post

      Oi Cintia, com relação a valores não tenho informações tão atualizadas, creio que possa mandar emails para agencias de turismo locais e cotar, mas nao deve variar muito de uma para outra. E a laguna 69 infelizmente tive que cancelar, pois fiquei doente em huaraz, entao fiz passeios mais leves. Mas dizem ser um passeio incrivel e com muitas paisagens. Pode fazer isso mesmo. Visitar Laguna Paron em 1 dia e depois mais 2 para a trilha da laguna 69 (peça para incluírem uma paradinha rapida nas lagunas llanganuco – é caminho – e no mirante de Portachuelo, vale a pena!)
      Boa viagem

  • Arthur

    Olá, gostaria de saber se preciso fechar este passeio com antecedência (daqui do Brasil) ou se consigo chegar em Huaraz bem cedo e fechar o passeio lá na hora?

    • Erika Autor do post

      Oi Arthur, conforme dissemos nas matérias sobre Huaraz, agendamos todos os passeios na própria cidade. Nós agendamos para os dias seguintes os passeios, para agendar para o próprio dia talvez tenha uma oferta limitada de atividades. E sinceramente nao aconselho, por conta da altitude. O ideal é fazer algum passeio nos arredores para ajudar na aclimatação.
      Mas nao tem necessidade de fechar daqui do Brasil, exceto se for alguma trilha mais longa e técnica.