Onde comprar Iphone 5S e 5C no Exterior com 4G e garantia no Brasil 35



Os iPhones 5S e 5C agora vão funcionar com o 4G brasileiro. Ótima notícia! Mas para aqueles que querem economizar uma grana e comprar o aparelho fora do Brasil, calma lá… se você comprar seu iPhones 5S/5C nos EUA ele não vai funcionar com o 4G por aqui. E vai ficar sem a garantia “internacional” de 1 ano da apple. Neste post, vou explicar o porque de tudo isso e dar dicas de outros países onde você pode comprá-lo sem dor de cabeça.iPhone 5S 5C comprado exterior funciona 4G Brasil

[imagem: iPhone 5S e 5C – crédito apple.com]

Bom, o que muda no iPhone 5S / 5C ? Qual a relação disso com a garantia e 4G Brasileiro?

As mudanças são muitas, mas para o assunto deste post, apenas uma delas nos interessa: a inclusão de novas bandas 4G, em particular a banda 7. Os iPhones 5S e 5C serão os primeiros celulares da apple a funcionar em LTE (vulgo 4G) por aqui. Como já disse, se esta é uma ótima notícia para os usuários do iPhone, não é tão boa assim para quem quer comprá-lo nos Estados Unidos ou Canadá. Vou explicar.

Se você acessar o site da apple, verá que nas especificações técnicas do iPhone 5S (vou usá-lo como exemplo) aparecem 5 modelos diferentes. Cada um deles suporta diferentes bandas LTE. E como cada país suporta uma ou duas destas bandas, a consequência é: para cada mercado vai existir um modelo específico comercializado. E é isso que importa para nós. Descobrir quais são os países que vão comercializar o modelo brasileiro!

Mas qual é o modelo Brasileiro? Observe na figura abaixo (não se assuste com esse monte de “hieroglifos”, eu pintei de verde e amarelo exatamente aquilo que nos interessa), verá que existem apenas dois modelos do iPhone 5S que suportam a banda 7 LTE, a banda do 4G brasileiro. São eles: A1457 e A1530. Para o iPhone 5C, os modelos com suporte ao 4G são: A1507 e A1529 (especificação técnica aqui). A Anatel homologou para uso no brasil apenas os modelos A1457 (iPhone 5S) e A1507 (iPhone 5C). Estes são os modelos brasileiros.

Iphone 5S A1457 modelo banda 7 brasileira LTE 4G

Onde comprar iPhone 5S e 5C no exterior com suporte ao 4G Brasileiro?

Ok, agora que sabemos os modelos que tem a banda do 4G brasileiro (LTE 7), onde podemos encontrá-los fora do Brasil? Basicamente Europa e Ásia. A lista de países é grande, cresce a cada dia, conforme os aparelhos vão sendo lançados. Apenas para citar alguns:

– modelos A1457 (iPhone 5S)  e A1507 (iPhone 5C):  Áustria, Bahrein, Croácia, República Checa, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Itália, Letônia, Luxemburgo, Moldávia, Montenegro, Países Baixos, Noruega, Portugal, Romênia, Arábia Saudita, Eslovênia, Espanha, Suécia, Suíça, Emirados Árabes Unidos e Reino Unido.

– modelos A1530 (iPhone 5S) e A1529 (iPhone 5C): Austrália, Hong Kong, Coreia, Malásia, Nova Zelândia, Filipinas , Cingapura, África do Sul e  Tailândia.

Se você comprar em qualquer um destes países, seu 4G vai funcionar por aqui. Mas e a garantia? Será válida no Brasil? A resposta é sim, desde que você compre exatamente os modelos homologados pela Anatel: o A1457 (iPhone 5S) ou o A1507 (iPhone 5C). Vou falar mais sobre isto adiante.

Abaixo, uma figura com alguns dos países que citei acima, na ocasião do lançamento do iPhone 5S em 2013. Repare que o Brasil ainda não aparecia. Para a lista completa a atualizada, consulte o site da Apple.

Iphone 5S A1457 5C A1507 países banda 7 2600MHz Brasileira 4G

 

Mas eu vou para os Estados Unidos, e quero comprar iPhone 5S/5C por lá. O que vai acontecer com ele no Brasil?

Observe na imagem acima: os modelos americanos/canadenses (A1532/A1533) do iPhone não dão suporte à banda 7 (2600MHz) LTE Brasileira. Logo, para esses modelos o 4G não vai funcionar por aqui. Já o 3G vai funcionar normalmente.

Mas isso pode mudar no futuro: em algum momento o governo brasileiro deve leiloar mais uma banda para o 4G, a de 700Mhz. Atualmente, ela está vinculada à transmissão de TV analógica no Brasil, motivo pelo qual este leilão vem sendo constantemente adiado. Previsões mais otimistas apostam na liberação dessa banda para 2016. Quando esta banda for liberada para a telefonia, os modelos de iPhone 5S e 5C comprados nos EUA vão passar a funcionar no 4G aqui no Brasil.

E a Garantia de 1 ano da Apple, será válida aqui?

Outro ponto importante a ser considerado se for comprar um iPhone no exterior: não há garantia da apple no Brasil para os modelos de iPhone diferentes dos comercializados por aqui. Ei, mas espere aí, a garantia da apple não é internacional ? Sim, é verdade, ela é “internacional” para todos os aparelhos apple, menos para iphones e iPads. Há uma cláusula específica no contrato de garantia sobre isto:

“RESTRIÇÃO IMPORTANTE PARA SUPORTE DE iPhone e iPAD

A Apple poderá restringir os serviços em garantia para iPhone e iPad ao País em que a Apple ou seus Distribuidores Autorizados comercializaram inicialmente o dispositivo.”

Ou seja, comprei um iPhone 5C (A1532) nos EUA, onde foi “comercializado inicialmente o dispositivo”. Trouxe então para o Brasil, e tentei usar a garantia aqui. A apple irá restringir a garantia aos EUA, porque o modelo americano A1532 não é comercializado por aqui.

Mas essa história já é velha, não é a primeira vez que acontece. Quem comprou o iPhone 5 (modelo A1429) na Europa e tentou utilizar a garantia da apple no Brasil ficou a ver navios. A regra é simples: a garantia fica restrita aos países onde seu modelo de iphone é vendido.

Aconteceu conosco de precisarmos usar o serviço de assistência da Apple aqui no Brasil, por problemas com um aparelho iPhone 5 comprado nos EUA. Mas a garantia funcionou perfeitamente (porque o modelo vendido nos EUA foi o mesmo homologado por aqui) e tivemos nosso aparelho trocado. Detalhes nesse post.

Então, se você quer garantia no Brasil para iPhone 5S/5C comprado no exterior, somente comprando os modelos  A1457 (5S) ou A1507 (5C). E o contrário: se você comprou um modelo de iPhone no exterior diferente do modelo homologado no Brasil, sua garantia será válida nos países que comercializam esse modelo – lista completa aqui.

 E o preço, continua a valer a pena comprar lá fora?

Depende: um iPhone 5s de 32 Gb comprado em Miami, já contabilizados os impostos da Flórida, sai pode volta de 800 dólares. Continua mais barato. O mesmo custa em Hong Kong por volta 825 dólares (feita a conversão de moedas), 25 dólares mais caro. Na Alemanha, fica um pouco mais caro, custa EUR$800 na loja, e descontado o IVA ( de 19%, é preciso pedir restituição no aeroporto, e eles não restituem tudo), sai no final por volta de EUR$700. É mais caro, mas você tem um ano de garantia e 4G funcionando no brasil.

Bom, vou ficando por aqui. Se você tinha dúvidas sobre este assunto, espero tê-lo ajudado.

 

* Há alguns meses atrás a Apple colocou em seu site uma nova lista de países e bandas LTE, e eis que apareceram os modelos brasileiros  A1457 e A1530 como sendo vendido nos Estados Unidos!

Agradecemos à leitora Ângela do Carmo por nos alertar sobre a atualização!

Mas e o que mudou? Agora então posso comprar o iPhone 5 S nos EUA com garantia e com suporte ao 4G ?

A resposta, até o momento em que faço essa atualização (16/05/2014), é NÃO! Primeiro, quando essa opção apareceu nos EUA, esse modelo era comercializado por 2 operadoras (Straight talk e net10). Porém, o iPhone precisa ser factory unlocked – desbloqueado de fábrica – para funcionar com qualquer operadora aqui no Brasil. Ora, para o iPhone 5S, o único modelo desbloqueado de fábrica vendido nos EUA é o A1533. Segundo, porque essa opção já não consta mais no site da Apple.

Se quiser ver nossas dicas sobre o iPhone 7, qual modelo comprar no exterior para ter garantia no Brasil, o preço e se vale a pena comprar lá fora, confira esse nosso post aqui:

E até a próxima trip!


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

35 pensamentos em “Onde comprar Iphone 5S e 5C no Exterior com 4G e garantia no Brasil

  • Fernanda

    Achei seu comentário relato muito interessante.
    Fiquei super em dúvida pois viajo agora em outubro e quero comprar o 5S, mas pelo jeito não terei garantia aqui no Brasil.
    Você sabe dizer qual IPAD posso comprar nos EUA e que terei garantia aqui no Brasil?

    Obrigada

    Fernanda

    • Gustavo Autor do post

      Oi Fernanda,
      Vamos lá: modelos de iPads (4a. geração) homologados no Brasil pela Anatel são: iPad WIFI+celular: A1459; iPad mini WIFI+celular: A1454. Qualquer destes que você comprar nos EUA devem lhe garantir o acesso à garantia no Brasil.
      Para os modelos de iPad somente WIFI, como só existe um modelo comercializado no mundo todo, não importa onde você o compre no exterior, a garantia de 1 ano da apple será sempre válida no Brasil.
      Para os modelos com rede celular, vale o mesmo que falei para o iPhone: por enquanto não vão funcionar no 4G no Brasil, somente 3G. Dê uma olhada aqui: http://www.apple.com/ipad/LTE/ , observe que nos iPads de 4a. geração a banda 7 LTE ainda não é citada.
      Boa Trip!

    • Gustavo Autor do post

      Mesmo se quebrar dentro da garantia, a Apple não vai trocar seu iPhone 5S americano aqui no Brasil. E sim, terá que pagar o conserto. Quanto ao preço, depende do que quebrar!

  • Beatriz

    Se eu comprar um 5s nos USA, que não é homologado pela Anatel, corro o risco de tê-lo bloqueado ,quando sair a nova medida de só funcionar no Brasil os celulares homologados?
    Sei que se eu comprar antes desta medida ,continuará funcionando, eles só bloquearam celulares comprados após.Mas fica a dúvida…será que não irei conseguir vende-lo depois?

    • Gustavo Autor do post

      Beatriz, como vão ficar os estrangeiros que vierem ao Brasil para a copa do mundo, olimpíada, ou simplesmente a turismo, pois todos eles estarão com aparelhos de fora.. Vão ter seus aparelhos bloqueados? e os brasileiros que importaram legalmente seu iPhone comprado nos EUA, fizeram a declaração e pagaram o imposto? Eu acho difícil essa medida do bloqueio dos piratas atingir esses aparelhos com tecnologia de ponta… o mais sensato seria bloquear os piratas que impactam negativamente no desempenho das teles (aparelhos com tecnologia inferior, com alto índice de queda de chamadas, etc). Ou seja, aquele modelo com desempenho inadequado. Agora, que motivo vai ter a Anatel para bloquear um iPhone 5S… só se for uma reserva de mercado escancarada. Bom, essa é minha opinião. Infelizmente, ainda existe muita dúvida a esse respeito… vamos aguardar. Ótima pergunta!

  • Amine

    Olá, primeiro parabéns pelo site, muito bom!
    Bom, aqui vai minha dúvida… Minha irmã vai para Miami início do ano que vem e
    pedi para que ela comprasse um Ipad tela retina para mim,
    mas não faço ideia de quanto custa o aparelho por lá e não sei se
    realmente compensa… Gostaria de saber sua opinião e se sabe
    o preço deste aparelho por lá. Outra dúvida… O IPAD é como o iphone, que não entra na cota dos 500 dólares que podem ser gastos?
    Desde já agradeço, e mais uma vez parabéns pelo site =)

    • Gustavo Autor do post

      Obrigado, Amine. O modelo mais barato do iPad com tela retina custa 499 dólares em qualquer loja Apple nos EUA. O que muda são os impostos – variam de estado para estado, e são cobrados no ato da compra. No caso da Florida, o imposto gira em torno de 6 e 7%. Ou seja, esse iPad aí vai te custar por volta de 530 dólares. Mais informações no site da apple. E ele entra na cota dos 500 dólares sim, não é considerado um equipamento de uso pessoal como um telefone celular.

  • thais

    No site da apple tem a versao t-mobile contract free – Essa é a versao desbloqueada? caso queira comprar para usar aqui no Brasil? custa 649 dolares. Vou viajar em novembro e iria comprar.. acha que compensa pelo fato do 4G? Obrigada

    • Gustavo Autor do post

      Não, mas é quase isso. O contract free já vem com um chip da T-mobile nos EUA, mas pode ser usado com qualquer operadora no Brasil. No final, funciona aqui como um factory unlocked. Não sei o porque, mas nos EUA a Apple demora alguns meses para colocar o Factory unlocked nas lojas. E como reparou, o preço é o mesmo. Quanto ao 4G, depende de você…

  • Rayanne

    Boa noite,

    Se eu comprar um Iphone 5S nos EUA, a tecnologia 3G irá funcionar normalmente não é? E caso eu precise trocar por algum defeito, nos EuA eles vão fazer isso normalmente, igual com as ediçoes antigas?

  • Matheus Miranda

    Se eu comprar iphone 5s desbloqueado nos EUA, vai funcionar aqui no Brasil.
    Iphone tem idioma Português (Brasil).

    Tenho uma dúvida, na hora digitar número da pessoa (pra ligar), como fica ?

    Exemplo 1 (9-9999-9999)

    Exemplo 2 (9999-9999)

    Att,
    Matheus Miranda

  • Chayane

    Quero elogiar o site e agradecer pelas informações. Pelo simples fato do IPhone 5 dos EUA ter garantia aqui no Brasil eu ia comprar o 5S lá sem saber que não iria ter garantia aqui.

  • Flavinha

    Oi Gustavo! Parabéns pelo Seu trabalho! Sempre nos ajudando! Estou indo para os USA e gostaria de saber se a versao que está no site da Apple da T Mobile contract free do IPhone 5 S seria a versao ” desbloqueada” que funcionara no Brasil. Obrigada desde ja!

  • Gustavo

    Olá, primeiramente parabéns pelo site, gostei muito!
    Minha duvida é a seguinte: Infelizmente vou ter que comprar meu iphone nos EUA mesmo, já sei que isso vai me privar da garantia e do 4G… Consciente disso, queria saber qual modelo mais adequado à usar no Brasil comprado nos EUA? Sei que lá só vende o Modelo A1533, só que no site da Apple existem dois tipos desse modelo, o (CDMA) e o (GSM).. Qual dos dois é o melhor pra mim? E na sua opinião compensaria fazer essa compra lá nos EUA? Pois quando chegar no Brasil vai ser bem mais caro, e não tem como eu comprar nos paises de Banda 7… O que mais me preocupa é a garantia, pois o 4G não funciona onde eu moro, e também, funcionara daqui uns anos com o leilão da faixa 700 Mhz..
    Desde já, obrigado!

    • Gustavo Autor do post

      Olá, se você fizer uma simulação de compra verá que não dá para comprar o iPhone 5S CDMA desbloqueado, ele é amarrado a operadora Verizon. Por isso, não sei se vai funcionar no Brasil… já o GSM da T-mobile é contract-free, e conforme já respondi acima, deve funcionar como um “desbloqueado de fábrica” por aqui. Quanto a garantia, é um risco que pode valer a pena, se considerarmos o alto preço do modelo vendido no Brasil.

  • Leonardo

    Olã,

    Tenho um amigo que vai para Portugal e Madri, e eu queria que ele me trouxesse um iphone 5s. Entre esses dois locais, qual seria melhor? E quanto ao aparelho, qual funcionaria o 4g aqui no Brasil .

    Obrigado.

    • Gustavo Autor do post

      Leonardo, o post que escrevi fala exatamente disto: quais são os modelos de iPhone 5S/5C que funcionam no 4G do Brasil. Leia com atenção.

  • Cinthia

    Olá Gustavo,

    Muito esclarecedor este post!
    Moro na Alemanha atualmente e volto ano que vem para o Brasil, entao gostaria de comprar o 5S A1457 numa loja online porém nao consigo escolher qual modelo quero A minha duvida é, aqui eles vendem somente este modelo? Se eu comprar online posso receber qualquer modelo, ou é certo que será o A1457? Ou no mesmo país vendem varios modelos diferentes e a minha única opcao seria ir numa loja da Apple e solicitar especificamente o A1457?
    Desde ja, obrigada e parabens pelo site! =)

  • Marcel

    Boa tarde Gustavo, primeiramente, parabéns pelo post, tenho certeza que ajudou a muitos, assim como eu.
    Minha dúvida, porém, são com os novos paises que Apple divulgou lancamento do 5s e 5c. Minha amiga voltou agora dos EUA e não conseguiu comprar meu 5s lá, devido a grande demanda e tempo na fila de espera. Agora com o anuncio dos novos países, tenho algumas opções: Mexico, Espanha e Italia.
    Gostaria de saber, se possível, quais desses países terá o A1457? e qual sairia mais barato?

    Agradeço desde já.

    • Gustavo Autor do post

      Olá Marcel, quanto aos países, já falei sobre isto no post. Quanto a pesquisa de preço, basta entrar no site da apple, no rodapé da página, à direita, clique no ícone com bandeirinha do país e mude-o para o que lhe interessa. Vá então na página que mostra o produto em questão e simule uma compra.

  • Ronaldo

    Boa tarde, amigo.
    Parabéns pelo post. Muito interessante. Parabéns!
    Tenho uma dúvida. Estou com um irmão a caminho do Paraguai. Sabe me informar quais modelos do iphone 5 ou do iphone 5s são comercializados por lá?
    O iphone 5 que recomendei pra ele trazer é o A1428, que é o comercializado aqui no Brasil.
    E o iphone 5s que recomendei pra ele trazer é o A1457, que segundo o seu post, será o hemologado pela Anatel, assim, tendo benefícios em relação a garantia e ao 4g brasileiro.
    Estou certo?
    Porém, não sei quais modelos lá comercializa, e se outro podem funcionar normalmente por aqui.
    Obrigado.

  • Jose menezes

    Amigo, comprei um 5s A1530 na Australia. O 4g nao funciona. Ja fui na Vivo e troquei o nano chip. Nada. Alguma dica? Abraços. Jose

Os comentários estão desativados.