iPhone 7 (A1778) e 7 plus (A1784) comprado nos EUA ou exterior funciona no Brasil? Vale a pena? 9



(*Atualizado em 14-09-2017) Vai viajar para os EUA, Canadá, Europa, Asia, etc, e pensa comprar um iphone 7 lá fora? Então é preciso alguns cuidados para não voltar ao Brasil com um mico sem garantia nas mãos… e o “barato” que pode sair bem caro, e como verão, já não tão barato – a desvalorização do real ante as moedas estrangeiras, em especial o euro e o dólar, faz com que comprar um iPhone no exterior já não seja tão vantajoso como foi na época do dólar a 2 reais!

iphone-7

iPhone 7 e 7 plus – créditos da imagem: apple.com

Sobre a garantia no Brasil

Um ponto importante a considerar ao comprar um iPhone no exterior: a Apple pode restringir sua garantia no Brasil caso seu modelo de iphone não seja homologado aqui. Ei, mas espere aí, a garantia da apple não é internacional? Sim, é verdade, ela é “internacional” para todos os aparelhos apple, menos para iphones e iPads. Há uma cláusula específica no contrato de garantia sobre isto, veja:

“RESTRIÇÃO IMPORTANTE PARA SUPORTE DE iPhone e iPAD

A Apple poderá restringir os serviços em garantia para iPhone e iPad ao País em que a Apple ou seus Distribuidores Autorizados comercializaram inicialmente o dispositivo.”

Veja abaixo os modelos homologados no Brasil e que tem garantia por aqui.

Qual modelo de iPhone 7 devo comprar no exterior para ter garantia no Brasil?

Os modelos de iPhone 7 homologados pela Anatel no Brasil são:

  • iPhone 7 modelo A1778 (certificado aqui).
  • iPhone 7 Plus modelo A1784 (certificado aqui).

Assim, para evitar dores de cabeça (como já aconteceu com o iphone 6), na hora da comprar um iphone 7 no exterior aqui vai a primeira dica: prefira os modelos  acima, homologados no Brasil.

Segunda dica: compre apenas nas lojas da Apple. Em lojas não oficiais fora do Brasil, eu não compraria – como saber se o modelo de iPhone que estão te vendendo é desbloqueado de fábrica ? esse é o assunto do nosso próximo tópico.

O iPhone 7 deve ser desbloqueado de fábrica

Terceira dica: Isto é super importante, para que seu iPhone funcione no Brasil, e deve ser factory unlocked, ou seja, desbloqueado de fábrica. Caso contrário, ele ficará amarrado à operadora que você comprou, e ao chegar ao Brasil você não conseguirá usá-lo na Vivo, claro, oi, tim, etc.

Uma dúvida frequente de muitos viajantes que vão aos EUA é se o iPhone “Contract-free” vendido nas lojas da Apple é o desbloqueado de fábrica? Sim, são duas expressões diferentes que a Apple utiliza para expressar a mesma coisa: seu aparelho será “livre” de contrato e funcionará com qualquer operadora de qualquer país, ou seja, é um aparelho desbloqueado. E você está pagando caro (o preço cheio) por esse direito.

Na Europa, todas as lojas da apple que visitei na Alemanha, França, Espanha, Itália, Suécia, Dinamarca, etc vendiam o iphone desbloqueado de fábrica, sem contrato. Confirme esta informação antes de comprar, e observe o preço do aparelho: os modelos sem contrato são vendidos pelo preço cheio (full price), ou seja, você está pagando caro para não ficar atrelado a um contrato. Para valores, ver as tabelas de preços ao final deste post.

Países onde encontro os modelos A1778 (iPhone 7) ou A1784 (iPhone 7 Plus)

Os modelos A1778 e A1784 são vendidos em praticamente todo o mundo: EUA, Canadá, inúmeros países da América Latina e Ásia, Austrália, França, Alemanha, Itália, Reino Unido, Espanha, Portugal, etc (Europa praticamente inteira)  – enfim, a lista de países é enorme. Para ver a relação completa e atualizada consulte este link aqui, da própria Apple.

Se comprar um modelo diferente do A1778 e A1784, vai funcionar no Brasil ?

Depende. Veja:

  • Se for a versão CDMA – modelos A1779 e A1785 japoneses e A1660 e A1661 americanos versão CDMA, não vão funcionar por aqui de jeito nenhum. As operadoras Vivo, Claro, Tim e Oi não ativam mais novas linhas de celular em CDMA.
  • Se for GSM – modelos A1660 e A1661 versão GSM vendidos nos EUA, vai funcionar tudo direitinho no Brasil, a única coisa é que sua garantia será válida apenas nos Estados Unidos e não no Brasil para estes modelos.

Se eu viajar para fora do Brasil, meu iPhone 7 (A1778 e A1784) vai funcionar no exterior?

Sim, desde que seu iPhone seja desbloqueado de fábrica. Vai funcionar o 3G/4G ? O 3G sempre funcionou comigo. Com relação à navegação 4G / LTE, verifique se alguma das bandas (frequências) do seu modelo de iPhone tem correspondência com a bandas (frequências) 4G oferecidas no país que você vai visitar. De qualquer forma, a chance de funcionar é bem grande, pois estes modelos de iPhone tem 23 bandas LTE diferentes! A limitação maior tende a ser será por conta do plano de dados e operadora que você contratar.

Quanto custa o iPhone 7 no exterior ? Vale a pena?

Lembro-me quando comprei meu primeiro celular da Apple – foi em outubro de 2010 no Canadá, um iPhone 4. Naquela época, com o dólar a R$1,70, o preço lá fora era 50% do preço no Brasil – metade! Valia muito a pena!! Hoje, a diferença de preço do iPhone 7 no Brasil e no exterior já não é tão grande. Comprando nos EUA, o preço é em média 72% do preço brasileiro – um desconto de 28%. já na Europa, dependendo do país e se você pegar ou não o taxfree (explico mais adiante), pode sair mais caro que no Brasil. Por isso, faça as contas, dependendo da cotação da moeda estrangeira, pode valer mais a pena comprar no Brasil mesmo.

Preço do iPhone 7 plus nos EUA

Fiz uma tabela dos preços praticados nas lojas da Apple para algumas das principais cidades americanas, e comparo com o preço no Brasil, já incorporando a queda de preço de 100USD no iPhone 7 após o lançamento do iPhone 8 em 12/09/2017. A coluna “Você Paga” refere-se ao preço para compra no cartão de crédito – aí já estão inclusos os impostos de compra de cada cidade nos EUA, e o IOF de 6,38% cobrado no cartão. Com o dólar próximo dos 3 reais, a economia gira em torno de R$1.100,00 reais em relação ao preço praticado no Brasil.

Preço do iPhone 7 plus na Europa e Ásia

Diferente dos EUA, em muitos países europeus e em alguns asiáticos, você pode solicitar um formulário taxfree no ato da compra de determinado produto e depois recuperar uma parte do imposto pago neste produto. Para mais detalhes de como recuperar seu dinheiro com o taxfree, leia esta matéria super completa que a Erika fez aqui no blog.

Se você não solicitar o taxfree, por causa da cotação do euro hoje, comprar o iPhone 7 plus em alguns países da Europa (ex: Alemanha, França, Itália, Espanha, Portugal, detre outros) sai mais caro que no Brasil !! Já solicitando o taxfree, há economia, mas é pequena como mostra a tabela acima. Isso acontece por conta do real desvalorizado em relação ao euro.

Quer saber sobre o iPhone 8 / X ? Onde comprar nos Estados Unidos e qual modelo escolher,  consulte esta nossa matéria aqui:

E você, vai viajar para o exterior e pretende usar seu celular por lá ? Se quiser saber onde comprar o chip de celular e como usar o celular, confira nossas matérias específicas:

Até a próxima trip!


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 pensamentos em “iPhone 7 (A1778) e 7 plus (A1784) comprado nos EUA ou exterior funciona no Brasil? Vale a pena?