5 Dicas para Comprar Passagens Aéreas com Segurança na Internet



Hoje no blog, vamos apresentar 5 Dicas para Comprar Passagens Aéreas com Segurança na Internet. Hoje, viajar e planejar uma viagem praticamente são sinônimos de passar horas online, seja pesquisando sobre o destino ou na hora de fazer a reserva dos hotéis, passeios e passagens. Hoje, podemos fazer inúmeras atividades com apenas alguns cliques e sem sair de casa. E uma das práticas mais comuns é comprar passagens aéreas online.  Mas, ao mesmo tempo em que surgiram várias facilidades, o risco de ataques cibernéticos também aumentou. Por isso, é preciso ter muito cuidado. Conheça agora algumas dicas de como comprar passagem aérea com segurança na internet!

Mulher pesquisando em notebook

Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender para uso exclusivo do blog Próxima Trip. 

1. Cuidado com Falsos Agentes de Viagens

É importante ter em mente que existem cibercriminosos que se passam por agentes de viagens e oferecem bilhetes fraudulentos ou inexistentes. 

O golpe pode funcionar da seguinte forma: o criminoso seduz o viajante com um anúncio de passagens tentador. Esse falso agente, normalmente, apenas emite bilhetes para datas próximas à compra e exige pagamento via depósito bancário.

Então, o estelionatário emite as passagens de maneira fraudulenta (comprando com cartão de crédito clonado, por exemplo). Dessa forma, o passageiro corre o risco das operadoras detectarem o golpe e o bilhete ser cancelado.

Além do prejuízo financeiro, o passageiro ainda pode ser acusado de fraude. 

2. Busque em Sites de Confiança

Sites mal intencionados podem transformar a compra de suas passagens em uma tremenda dor de cabeça. Por isso, é necessário ter atenção. Antes de comprar, pesquise sobre a reputação do site no mercado de viagens e esteja atento aos que oferecem bilhetes com valores muito abaixo do normal.

Uma dica válida é checar relatos de outros compradores em sites de reclamações e redes sociais. Assim, você estará por dentro dos possíveis problemas que já aconteceram e a forma como foram solucionados.

Cuidado com sites “falsos”, que emulam sites de companhias aéreas ou empresas idôneas, ou websites com uma página só ou com layout muito amador e que contenha erros de português (ou inglês, caso esteja em um site internacional).

Consulte o Reclame Aqui, para se informar sobre problemas diversos, possíveis empresas falsas e golpes. Na página tem uma seção específica sobre Viagens.

Homem utilizando notebook e smartphone

3. Atenção para a Forma de Pagamento

Na hora de oferecer passagens online, alguns sites disponibilizam como opção o pagamento via transferência bancária (alguns site fraudulentos, como a única opção). Nesse caso, o cliente não tem apoio do banco para ser ressarcido em caso de qualquer problema. Tome cuidado!

A forma de pagamento online mais segura é via cartão de crédito. Dê preferência para sites que oferecem essa opção. Geralmente comprando em grandes agências de turismo ou diretamente no site da companhia aérea, sem intermediários, é a maneira mais tranquila.

4. Fique Alerta com Prazo de Embarque Curto

Outro ponto a ser levado em consideração antes de finalizar a compra de passagens aéreas online é o prazo de embarque. Se a intenção é encontrar bilhetes aéreos para viajar em cima da hora, fique ainda mais atento. 

Em caso de fraudes, criminosos utilizam esse fator para que o cliente não tenha a opção de cancelar as passagens. E se aproveitam também da impossibilidade de acionar o banco após a transferência online concluída, caso a fraude seja descoberta. Mais uma vez, desconfie de propostas tentadoras, mas que não são canceláveis e só aceitam pagamento via transferência.

5. Utilize um Antivírus no Computador

Para proteger sua máquina ou smartphone na hora de qualquer compra, utilizar o Antivírus Internet Security pode ser uma ótima opção. Esse software de segurança possui ferramentas que bloqueiam o fornecimento de informações pessoais como RG, CPF e, principalmente, dados bancários.

Essa dica vale não somente para compra de passagens aéreas, mas para proteção do seu computadores e gadgets e dos seus dados de forma geral, sempre que usar a internet.

Dica Extra: Como encontrar passagens aéreas baratas com segurança e evitando possíveis golpes!

  • Acesse sites de vendas online diretamente da URL (e não por intermédio de links externos);
  • Inscreva-se em listas de e-mails de agências de viagens e companhias aéreas, assim você receberá todos os alertas (verdadeiros!) de promoções;
  • Reserve suas passagens com antecedência;
  • Tente utilizar cartões de crédito virtuais, que são um espelho do seus cartões físicos (você pode definir valor máximo, quantidade e data limite de compras). Muitos bancos já tem essa opção e você tem mais segurança e controle na hora de comprar a passagem.
  • Tente comprar passagens aéreas com opção de stopover gratuito. Em viagens longas, é uma chance de conseguir conhecer 2 destinos em uma mesma viagem. Exemplos? Conhecer Dubai em uma viagem às Maldivas ou mesmo uma parada na Cidade do Panamá em um viagem aos EUA ou Caribe. É uma forma de baratear a viagem, sendo que você estará pagando o mesmo valor na passagem mais conhecendo mais um lugar diferente.
  • Tente usar seus pontos do cartão para pagar as passagens parcial ou integralmente, transforme-os em milhas aéreas e economize na sua viagem! Praticamente todos os bancos e principais cartões de créditos tem programas de fidelidade com parceria com os programas de fidelidade das companhias aéreas. Nós usamos o Livelo e o Smiles. No exterior, usamos o Miles & More, vinculado à Star Alliance.

Imagens: Rawpixel.com (Pexels), Stokpic (Pixabay)

E aí, anotou as dicas? E você, o que faz para comprar passagens aéreas com segurança na internet? Conte pra gente nos comentários!

Até a próxima trip!


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *