O que fazer em Trindade, RJ: Praias, Trilhas e Cachoeiras



Hoje no blog você vai descobrir o que fazer em Trindade, RJ, um destino de natureza exuberante na região da Costa Verde – como é conhecido esse trecho do litoral do Rio de Janeiro (que também abrange as praias de Mangaratiba e Angra dos Reis). Conheça as praias mais bonitas de Trindade e as opções de trilhas e cachoeiras. Nós estivemos por lá recentemente e agora contamos mais deste encantador vilarejo de praia!

O que fazer em Trindade – principais atrações

Trindade ficou mais conhecida em meados da década de 1970 ao atrair hippies e surfistas – a pequena vila desde então se destaca por ser um lugar para se reconectar com a natureza, com praias belas e selvagens e uma vibe super tranquila, nada de prédios, badalação, restaurantes caros ou grandes hotéis.

Quem se hospeda em Trindade tem opções de pousadas simples, camping e um centrinho pequeno – porém animado – com lojinhas, restaurantes e bares. Ao circular pelas praias e pela avenida principal, já notamos seu ar pacato e alternativo.

A principal atividade para se fazer em Trindade, em nossa opinião, é justamente explorar o que ela tem de melhor – suas magníficas praias! Ah e apesar da fama ruim com relação aos borrachudos, não tivemos problemas nem nas praias e nem nas trilhas para as praias pois nos lambuzamos de repelente exposis extreme 😆 #ficaadica.

Praia do Cepilho

A praia do Cepilho é a primeira que você vai se deparar a caminho de Trindade, bem ao lado do trecho mais bizarro da estrada que dá acesso ao vilarejo – onde uma cachoeira desemboca na praia cortando o asfalto!

A praia do Cepilho em Trindade tem ondas fortes, extensa faixa de areia e muitas pedras, dali você já tem um super visual, dá para tirar algumas fotos e se já estacionou por ali pode bebericar ou pedir uma porção no Bar do Cepilho.

Vimos algumas pessoas caminhando, passeando com cachorro e muitos surfistas! Nós aproveitamos e fizemos fotos e filmagens com o drone.

Praia dos Ranchos – a praia mais movimentada de Trindade

A Praia dos Ranchos é a mais movimentada de Trindade. Eu achei a praia muito bonita, como todas da região, mas confesso que aquele monte de mesas amontoadas, os preços exorbitantes e a música alta demais não combinaram muito comigo. Eu e meu marido até cogitamos comer algo por ali, mas desistimos pelos motivos que citei. De qualquer forma, há diversos restaurantes e bares se quiser almoçar ou se gosta de lugares mais animados e com clima festeiro.

Praia do Meio – a praia mais bonita de Trindade

Em nossa opinião, a praia mais bonita de Trindade é a Praia do Meio! Com um amontoado de pedras enormes, a praia é dividida em duas seções, sendo a porção após as pedras, já a caminho da trilha para a praia do Cachadaço, o local mais indicado para banho, praticamente uma piscina sem ondas! Em contrapartida, no trecho logo que chegamos, vindo da Praia dos Ranchos, as ondas estavam fortes e tinha correnteza.

A mais bela praia de Trindade: Praia do Meio

A Praia do Meio, com suas águas cristalinas, está localizada dentro dos limites do Parque Nacional da Serra da Bocaina – o visual das montanhas verdinhas é incrível❤️. Caso queira se instalar por ali para passar o dia, há oferta de aluguel de cadeiras com guarda-sol e também havia uma pequena barraca vendendo drinks e petiscos.

Da Praia do Meio saem os barcos que levam à piscina natural do Cachadaço. Ou você pode seguir pela trilha, caminhando pela areia e depois no meio da mata.

Praia do Cachadaço

Outro lugar imperdível em Trindade é a Praia do Cachadaço (ou Caixa d’Aço) – super deserta, selvagem, com extensa faixa de areia, pouca gente – um verdadeiro paraíso! Muita gente só vai de passagem, já que deve-se atravessar toda a praia para chegar na trilha para a piscina natural do Cachadaço, mas dá muito bem para passar o dia, ficar nas sombras das árvores curtindo o visual e de repente almoçar em alguns dos poucos restaurantes do local. Lindo demais!

Piscina Natural do Cachadaço

atração turística mais famosa de Trindade, a piscina natural do Cachadaço (ou Caixa d’Aço) encanta por sua beleza – pedras enormes represam a água do mar, formando uma piscina com águas calmas e rasas, e claro, muitos peixinhos nadando entre os turistas!

O acesso pode ser feito tanto pela trilha a partir da Praia do Cachadaço (20 minutos) ou por barco (5 minutos – o barco sai da Praia do Meio) – os barqueiros fazem ida e volta por 40 reais por pessoa, mas caso você queira também pode pagar 20 reais e fazer o trecho da ida de barco e a volta por trilha, ou vice-versa.

Piscina natural do Cachadaço, em Trindade, RJ vista com drone!

Trilhas e Cachoeiras em Trindade

Conectar-se com a natureza é o que você irá fazer em Trindade, já que parte de seu território está localizado nos limites do Parque Nacional da Serra da Bocaina – o que significa muito verde, rica fauna e flora, trilhas, cachoeiras e mata atlântica nativa!

As trilhas mais populares e movimentadas de Trindade são as das praias mais famosas, como a trilha da Praia do Meio para a Praia do Cachadaço e desta para a piscina natural do Cachadaço, porém são trilhas curtas, de 20 a 25 minutos.

Área do Parque Nacional da Serra da Bocaina, em Trindade, RJ.

Mas há trilhas para praias mais isoladas de Trindade, como a Praia do Sono e Praia das Laranjeiras, além da trilha para um inusitado ponto turístico de Trindade – a Pedra que engole – trata-se de uma cachoeira que possui uma passagem por uma fenda que parece engolir (!) quem se arrisca a passar por ela! Olhando de cima dá essa impressão, e por isso faz tanto sucesso no Instagram!

Na verdade as pessoas entram no meio de duas pedras e vão deslizando pela água, que desemboca em uma piscina natural em uma caverna formada pelas pedras. O acesso para a Pedra que engole, famosa atração em Trindade, é feito por trilha de 40 minutos a partir da Praia do Meio. No caminho, você vai se deparar com cachoeiras (Cachoeira dos Codós e Cachoeira do Escorrega) e poços para banho (Poço fundo, Poço das duas paredes).

Outro lugar para conhecer em Trindade que também tem acesso por trilha é a Cabeça do Índio, em que se tem uma vista panorâmica de todas as praias da região – o local fica praticamente na divisa de estados SP/RJ.

na trilha em Trindade, RJ

Como chegar em Trindade (RJ)? É fácil encontrar lugar para estacionar?

Para chegar à Trindade, basta pegar a Rodovia Br-101 (Rio-Santos). Siga pela Estrada de Trindade, que é asfaltada e cujo trecho final, ao aproximar-se das praias e da vila, é bem sinuoso – vá com cautela. Há amplo estacionamento na Praia dos Ranchos (mas que nos feriados, finais de semana e alta temporada pode lotar rapidamente) e muitos moradores abriram suas portas e improvisaram estacionamentos.

Nós por exemplo, ficamos no estacionamento de uma casa (essa da foto abaixo), bem pertinho do começo da trilha para a Praia do Meio. Pagamos 10 reais para deixar o carro o dia todo (das 9h às 18h) e poderíamos ainda usar banheiro e ducha. Preço justo.

Há também opção de ônibus e vans partindo de Paraty, mas como não usamos esta opção, não temos como opinar. Há vários horários diariamente no trecho Paraty-Trindade e vice-versa, é uma boa opção para quem não dirige ou quer economizar. Veja mais informações aqui! Outra forma de visitar Trindade é através de tours organizados (com guia e horários definidos) em agências de turismo de Paraty ou pelo seu hotel/pousada.

No final do dia, ainda dá para aproveitar os restaurantes do centrinho e dar uma olhadinha nas lojinhas da vila. Nós fizemos apenas um bate-volta de Paraty, e nosso foco era mesmo passeios de natureza de Trindade, então não chegamos a explorar o centrinho da vila.

E você, já conhece Trindade? Deixe suas dicas nas caixas de comentários!

Reserve seu hotel através de nosso parceiro Booking.com! Você consegue as melhores tarifas e nós recebemos uma pequena comissão, sem que você pague nada a mais por isso! Desta forma, estará nos ajudando a continuar produzindo mais guias de viagem 100% independentes como este! Muito obrigada!

Quer ver mais opções de viagens curtas para feriados e fins de semana? Clique aqui!

Até a próxima trip!


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *