Como é se hospedar na Pousada Ronco do Bugio (Piedade-SP)



Hoje no blog, você vai saber como é se hospedar na Pousada Ronco do Bugio – Pouso e Gastronomia, em Piedade-SP, um refúgio no meio da natureza a apenas 2 horas da capital paulista! O destino é perfeito para quem curte natureza, boa comida, descanso e conforto, sendo o público alvo majoritariamente casais.

Escolhemos um feriado de páscoa para finalmente conhecer este hotel (estava há tempos na minha listinha!), que faz parte das seletas hospedagens do Roteiros de Charme. Além de ser um lugar para quem procura sossego em meio à natureza, outro item diferencial do Ronco do Bugio Pouso e Gastronomia é o fato de a pousada ser pet-friendly – vimos muitos hóspedes com seus cachorros, eles tem uma boa estrutura para os pets (até piscina exclusiva para os dogs! Foi a primeira vez que vi isso!!).

Pousada Ronco do Bugio, em Piedade - SP

Suítes na Pousada Ronco do Bugio – Pouso e Gastronomia

Nosso quarto no Ronco do Bugio era muito espaçoso (ficamos na suíte 8) e com roupas de cama e banho super macias (da Trousseau). As amenities de banho eram da L’occitane. Adoramos os mimos no check-in: bebidas cortesia no bar (chegamos bem cedo, antes do horário de entrada na acomodação) e brigadeiros de colher deixados em nosso quarto. Adoramos as poltronas, bem confortáveis e também das janelas enormes com vista para as plantas e árvores cercando nossa acomodação.

Pousada Ronco do Bugio, em Piedade - SP

O banheiro era bem limpo, espaçoso e com chuveiro forte. Como pegamos alguns dias de friozinho, foi um diferencial ter uma lareira no quarto, deixando nossos momentos de descanso mais aconchegantes. Outro ponto positivo foi o bom funcionamento da rede wi-fi – super útil em tempos de popularização de home office e uso de redes sociais durante as viagens. Além do mais, a região não tem sinal de celular!

Um detalhe importante sobre a Pousada Ronco do Bugio: cada suíte tem uma decoração completamente diferente da outra, isto significa que em cada quarto você terá um tipo de experiência de viagem. No site da pousada você confere as características de cada suíte.

O fato de estarmos em uma área de reserva com Mata Atlântica nativa nos dá oportunidade de contato com flora e fauna. Infelizmente o bugio, macaco que dá nome à pousada, não habita mais as árvores da região – a onda de febre amarela em São Paulo alguns anos atrás atingiu fortemente a espécie. Mas insetos não faltaram – vimos aranhas gigantescas (😅), besouros, muitas plantas bonitas nas trilhas e um esquilo subindo na árvore bem em frente ao nosso quarto.

O atendimento na pousada é muito bom, os funcionários do restaurante são muito solícitos e educados, e o pessoal da limpeza deixa tudo impecável. Só não gostamos da limitação de horário para ficar na pousada após o horário do check-out. Ficamos felizes por conseguir um late check-out às 14h, mas nossa idéia era ficar até por volta das 16:30h nas dependências do hotel, no entanto a funcionária que estava na recepção disse que poderíamos ficar somente até as 15h nas áreas comuns. Sinceramente, depois de viajar por mais de 60 países e ficando em dezenas de hotéis diferentes, isso nunca tinha nos acontecido e achamos estranho.

Experiências – O que fazer na Pousada Ronco do Bugio

No Ronco do Bugio Pouso e Gastronomia tem muito o que fazer – a pousada lista uma série de experiências para os hóspedes, algumas pagas e também outras já incluídas na diária. No dia de nossa chegada, reservamos o Piquenique na Mata, com queijos, suco, frutas, doces, nozes, castanhas… tudo bem apresentado e organizado. O custo para o casal foi de R$ 300.

Piquenique na mata: uma das experiências na Pousada Ronco do Bugio

Para quem gosta de se exercitar, há uma pequena sala de ginástica na pousada Ronco do Bugio, e para acessá-la é necessário passar por baixo de uma enorme pedra! Achamos a idéia de ter um fitness center bem no meio da mata interessante, porém a sala de ginástica é muito pequena e tem poucos aparelhos (e os aparelhos já estão um pouco ultrapassados). Para o valor de diária cobrado, eles precisam rever este quesito.

Outra atividade é a degustação de cachaças, no bar da pousada, com duração de 30 minutos. Bom para quem gosta da bebida brasileira e experimentar suas diferentes texturas e sabores.

Bar diferentão da Pousada Ronco do Bugio

Com o friozinho que pegamos durante nossa estadia na Pousada Ronco do Bugio, aproveitamos a jacuzzi, que fica no meio da mata. Foi perfeito porque no dia que utilizamos, além de estar mais frio, ainda aproveitamos para descansar os músculos após o passeio de bike.

Jacuzzi: relaxando na Pousada Ronco do Bugio em Piedade

A piscina da pousada Ronco do Bugio tem a cor da água mais escura, achei bem inusitado, pois a água vem diretamente do rio Pirapora – é natural e bem gelada!!! De qualquer forma, mesmo que você não consiga entrar na piscina se o dia não estiver muito quente, o deck é perfeito para relaxar e tomar sol.

Pousada Ronco do Bugio: piscina de água natural de rio!

Uma atividade que eu e meu marido gostamos muito de fazer em viagens são trilhas na natureza. Na Pousada Ronco do Bugio são 3 opções de trilhas, duas de 30-40 minutos cada, autoguiadas e uma trilha mais longa, cerca de 2:30h ida e volta, organizada pela pousada. Ela leva até a pedra do mirante e um guia vai acompanhando. São atividades gratuitas, mas não pense que as trilhas são “bobinhas”, tem bastante subida! 😅.

Por último, gostaria de destacar a gastronomia da Pousada Ronco do Bugio – a começar pelo café da manhã, servido das 8h às 16h. São itens bem preparados, servidos em mesas grandes, no casarão principal – onde fica o restaurante. A sensação é que estamos naquelas fazendas antigas. São diversas gostosuras como smoothies, sucos, ovos preparados de diversas formas, bolos, frutas… Há opções veganas e vegetarianas, ninguém passa fome!

Café da Manhã: Ronco do Bugio Pouso & Gastronomia

Nos jantares, experimentamos os pratos de peixe, carne e também o nhoque de batata doce roxa com molho de cogumelos. Assim como os pratos principais, tanto as entradinhas como as sobremesas são bem apresentadas e saborosas. Importante ressaltar que os ingredientes do restaurante são abastecidos por produtores locais, assim sabemos que estamos contribuindo com a economia local e consumindo tudo fresquinho!

Gastronomia na Pousada Ronco do Bugio

E eu que não sou boba já conferi tudo que tinha no cardápio antes da viagem! Adoro quando os hotéis já disponibilizam estas informações no site! Com relação aos preços, achei justo, pois em qualquer restaurante com o mesmo nível de gastronomia na capital ia ser ao menos 30% mais caro.

No hotel ainda há um simpático salão de jogos com mesa de sinuca ao lado do bar e uns sofás na sala de TV. Há DVD’s para pegar emprestado caso queira assistir algum filme. Ficamos por ali no dia da chegada enquanto o Gustavo fazia reuniões virtuais no trabalho.

Explorando os Arredores – o que fazer em Piedade?

Não há muito o que fazer nos arredores de Piedade, visto que não é uma cidade turística, mas ali na região tem muitas trilhas de bicicleta (inclusive do circuito ciclorotas de Piedade, uma pena que não tenhamos encontrado informações muito detalhadas na internet sobre os roteiros de bike!). Mesmo assim, aproveitamos o dia bonito de céu azul e o ar mais puro do interior para fazermos um passeio e exercício físico ao mesmo tempo.

Como a região de Piedade é bem conhecida pelo cultivo de orgânicos, vimos diversas plantações pelo caminho… parei até para tirar umas fotos em frente a uma plantação de alfaces! Estavam lindas, maços grandes e folhas bem verdinhas!

ciclorotas Piedade

Outra atividade para fazer em Piedade é visitar a Vila Élvio, trata-se de uma vila que se formou em volta da fábrica de móveis Patente. É um lugar com ar bem antigo, a vila lembra uma cidade cenográfica por suas construções e uma pequena igrejinha. No entanto, poderiam explorar melhor o turismo no local e o poder público zelar pela conservação, que não está das melhores.

E você? Já conhece a pousada Ronco do Bugio Pouso e Gastronomia e a região de Piedade? Tem mais dicas para compartilhar com nossos outros leitores viajantes?

Vista de drone das paisagens de Piedade, na Pousada Ronco do Bugio

Adoramos nossos dias de descanso e comilança na Pousada Ronco do Bugio! Confira mais dicas de passeios de fim de semana perto de SP clicando aqui.

Reserve seu hotel através de nosso parceiro Booking.com! Você consegue as melhores tarifas e ainda ajuda nosso site a continuar produzindo novas reportagens de viagem 100% independentes! Muito obrigada!

Até a próxima trip!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.