Um passeio pela cidade de Mons, na Bélgica 1



Conheci Mons por acaso. Estava em Valenciennes a trabalho, era  meio da tarde de quinta feira, e meu expediente já havia se encerrado. Um colega francês, que havia morado na região por alguns anos, comentou sobre uma bela cidade belga na fronteira com a França. “Vamos?”, perguntou ele. Pegamos o carro e depois de 40 minutos já estávamos em Mons, na Bélgica.

Grand Place de Mons

Grand Place de Mons

Acima, a Grand Place, o ponto de partida para conhecer o centro da cidade. A foto foi tirada no mês de abril. A temperatura cai bastante ao final do dia, e o melhor horário para sentar nessas mesinhas da Grand Place de Mons é enquanto ainda há sol.

Outro atrativo na Grand Place é o Hôtel de Ville (prefeitura da cidade), construído no meio do século XV:

HOTEL DE VILLE - MONS

Na fachada desse prédio há uma pequena estátua de ferro de um macaco. Reparem no aglomerado de pessoas a esquerda na foto (eu ampliei a estátua no retângulo vermelho). Elas estão passando a mão esquerda na cabeça do macaco. Não sei se por superstição ou brincadeira, mas esse macaco é uma atração turística! Eu quando tirei a foto nem sabia que aquele bicho estava lá!

Para dentro desse portão gótico do Hôtel de Ville há um jardim muito bonito, os Jardins du Mayeur:

IMG_61722

IMG_6175

Daí segui caminhando até a bela igreja Sainte Waudru de Mons, mas antes passei pelo Beffroi, uma construção barroca do século XVII, eleita em 1999 patrimônio mundial da Unesco:

IMG_6183

Há uma área verde no Beffroi, para chegar lá basta virar a esquerda no final dessa rua aí de cima. Eu, desinformado, passei batido. É isso que dá viajar sem a Erika! Dos jardins do Beffroi é possível ver a cidade do alto.

Foi na cidade de Mons que, em 1914, ingleses e franceses perderam sua primeira batalha contra os alemães na Primeira Guerra Mundial. A liberdade só retornou em 1918, quando tropas canadensens marcharam sobre a Grand Place. O acontecimento foi retratado nesta pintura do acervo do ontário:

Grand place 1918

Repare na pintura acima: o Hôtel de Ville a direita e ao fundo o Beffroi ! Mons voltou a ser bombardeada na Segunda Guerra Mundial.

Bom, voltando… minha caminhada terminou na igreja Sainte Waudru de Mons:

IMG_6182

Fiz esse passeio em apenas duas horas. É muito pouco tempo. Para conhecer o centro histórico de Mons considere de 4 horas a 6 horas, dependendo do seu ritmo. E para além deste roteiro relâmpago há ainda muitos outros atrativos que não visitei.  Espero fazê-lo de uma próxima vez junto com a Erika, que ficou morrendo de vontade de conhecer esta bela cidade.

Ano que vem (2015), Mons será uma das capitais Européias da Cultura. Merecido. Se estiver na região, vale a pena uma visita.

Até a próxima trip!


Seguro Viagem - Segurança obrigatória para sua viagem à Europa
Vai viajar para à Europa? Não se esqueça do SEGURO VIAGEM, pois ele é OBRIGATÓRIO no continente europeu.
Compare diversas seguradoras e tipos de cobertura (inclusive Covid-19) na SEGUROS PROMO, nossa parceira aqui no blog - acesse pelo link e use nosso CUPOM DE DESCONTO: PROXIMATRIP15, para conseguir um preço ainda mais baixo!
Você ainda pode consultar se há algum cupom de desconto ainda maior no próprio site da Seguros Promo antes de finalizar sua compra!
Conheça as principais vantagens:
  • O Melhor preço garantido! Seguros Promo cobre qualquer oferta de seguro viagem.
  • Mais barato do que comprar em seguradoras.
  • Atendimento 24hs e em português!
  • 12x sem juros no cartão ou 5% de desconto no boleto.
  • Assistencia médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem e muito mais.
Comprando através do nosso blog, pelo link ou clicando na imagem acima, você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda nosso site a continuar produzindo matérias de viagens 100% independentes! Muito obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Um pensamento em “Um passeio pela cidade de Mons, na Bélgica