Conheci Mons por acaso. Estava em Valenciennes a trabalho, era meio da tarde de quinta feira, e meu expediente já havia se encerrado. Um colega francês, que havia morado na região por alguns anos, comentou sobre uma bela cidade belga na fronteira com a França. “Vamos?”, perguntou ele. Pegamos o carro e depois de 40 minutos já estávamos em Mons, na Bélgica.
Acima, a Grand Place, o ponto de partida para conhecer o centro da cidade. A foto foi tirada no mês de abril. A temperatura cai bastante ao final do dia, e o melhor horário para sentar nessas mesinhas da Grand Place de Mons é enquanto ainda há sol.
Outro atrativo na Grand Place é o Hôtel de Ville (prefeitura da cidade), construído no meio do século XV:
Na fachada desse prédio há uma pequena estátua de ferro de um macaco. Reparem no aglomerado de pessoas a esquerda na foto (eu ampliei a estátua no retângulo vermelho). Elas estão passando a mão esquerda na cabeça do macaco. Não sei se por superstição ou brincadeira, mas esse macaco é uma atração turística! Eu quando tirei a foto nem sabia que aquele bicho estava lá!
Para dentro desse portão gótico do Hôtel de Ville há um jardim muito bonito, os Jardins du Mayeur:
Daí segui caminhando até a bela igreja Sainte Waudru de Mons, mas antes passei pelo Beffroi, uma construção barroca do século XVII, eleita em 1999 patrimônio mundial da Unesco:
Há uma área verde no Beffroi, para chegar lá basta virar a esquerda no final dessa rua aí de cima. Eu, desinformado, passei batido. É isso que dá viajar sem a Erika! Dos jardins do Beffroi é possível ver a cidade do alto.
Foi na cidade de Mons que, em 1914, ingleses e franceses perderam sua primeira batalha contra os alemães na Primeira Guerra Mundial. A liberdade só retornou em 1918, quando tropas canadensens marcharam sobre a Grand Place. O acontecimento foi retratado nesta pintura do acervo do ontário:
Repare na pintura acima: o Hôtel de Ville a direita e ao fundo o Beffroi ! Mons voltou a ser bombardeada na Segunda Guerra Mundial.
Bom, voltando… minha caminhada terminou na igreja Sainte Waudru de Mons:
Fiz esse passeio em apenas duas horas. É muito pouco tempo. Para conhecer o centro histórico de Mons considere de 4 horas a 6 horas, dependendo do seu ritmo. E para além deste roteiro relâmpago há ainda muitos outros atrativos que não visitei. Espero fazê-lo de uma próxima vez junto com a Erika, que ficou morrendo de vontade de conhecer esta bela cidade.
Ano que vem (2015), Mons será uma das capitais Européias da Cultura. Merecido. Se estiver na região, vale a pena uma visita.
Até a próxima trip!
Obrigada pelais dicas, estou indo agora p esta cidade