Berlim: O Portão de Brandemburgo – local turístico e histórico na cidade 2



O Portão de Brandemburgo (Brandenburger Tor) é um símbolo histórico da cidade de Berlim. Hoje é ponto turístico obrigatório para quem fica uns dias na capital alemã, além de ser um marco da sua atual prosperidade. Mas, se é que posso falar assim, o Portão tem muita história pra contar – é inclusive, o único que sobrou de outros portões construídos durante o crescimento e expansão da cidade ao longo do tempo. Foi por ele que as tropas napoleônicas invadiram Berlim…ele “sofreu” à época da II Guerra Mundial e Guerra Fria…ele dava ao rei no fim do século XVIII acesso direto ao Tiergarten – hoje um belo parque com a principal área verde da cidade, e na época, o jardim imperial.

Portão de Brandemburgo (Brandenburger Tor)

Pois é…o Portão passou maus bocados antes de se tornar um “must see” turístico… (fotos a seguir: Sigessäule archives, Berlin wall monument archives).

Tropas nazistas no Portão de Brandemburgo (Brandenburger Tor)

Muro de Berlim divide o Portão de Brandemburgo (Brandenburger Tor)

Muro de Berlim divide o Portão de Brandemburgo (Brandenburger Tor)

IMG_3863

Portão de Brandemburgo (Brandenburger Tor) após a Segunda Guerra Mundial

IMG_3678

Ainda bem que o cenário mudou bastante, a guerra acabou, o muro caiu…e a cidade de Berlim está tinindo de nova… o Portão de Brandemburgo deve ser visitado bem cedinho, se você não quiser que uma multidão de turistas saia na sua foto (foi o que eu fiz). À noite também é legal, pois o monumento fica iluminado.

Como visitar

O portão fica próximo à grande e movimentada avenida Unter den Linden, ao Tiergarten, ao Memorial em homenagem aos judeus mortos da Europa no Holocausto e ao Reichstag (com a sensacional cúpula de vidro). Fica fácil de combinar a visita com outra atração na cidade. Há estações de metrô (U) e trem (S), ambas de nome Branderburger Tor. Muito fácil e simples de chegar de transporte público.

O Portão de Brandemburgo (Brandenburger Tor) hoje!

Portão de Brandemburgo (Brandenburger Tor) a noite

O Portão de Brandemburgo (Brandenburger Tor) todo iluminado, a noite

Para montar seu roteiro de viagem, seja para poucos dias ou 1 semana na cidade, clique aqui para acessar todo nosso conteúdo de Berlim no blog.

Bis Bald e até a próxima trip!


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 pensamentos em “Berlim: O Portão de Brandemburgo – local turístico e histórico na cidade

  • Paulo C. Emerick

    Só de ver as fotos, fico emocionado… creio que não suportaria ver de perto o Portão, o Parlamento e a Espaçosa Avenida de Berlin. Sou descendente de Alemão, mas não tenho condições de ir a Berlim, entretanto não paro de observar tudo que fala sobre este país. tenho 69 anos e vou fazer todo esforço da minha vida para um dia chegar lá. peço, finalmente que publiquem o máximo de comentários e fotos. obrigado e abraços.