O que fazer em Würzburg: Roteiro de 1 dia


Hoje no blog, você vai saber o que fazer em Würzburg, uma das principais cidades da Rota Romântica na Alemanha. Elaboramos para você conhecer em um roteiro de 1 dia na cidade diversas atrações como monumentos históricos, igrejas e palácios distribuídos por esta charmosa cidade situada às margens do rio Meno em meio a vinhedos idílicos e a paisagem alemã típica.

Nós conhecemos Würzburg em uma viagem de bate-volta de trem, a partir de Frankfurt. Fomos durante o verão, no final do mês de Junho e pegamos tempo bom com chuva no fim da tarde, mas deu para aproveitar bem e visitar os pontos turísticos principais.

Würzburg possui atualmente cerca de 130 mil habitantes e está localizada na região da Baviera. Uma cidade importante para a história alemã, foi fundada no século X! É uma cidade barroca que possui o charme das cidades do sul da Alemanha, com destaque para seus edifícios arquitetônicos de épocas variadas moldam a paisagem urbana.

Würzburg foi uma das cidades alemãs bombardeadas já nas semanas finais da 2ª Guerra Mundial. O ataque mais letal ocorreu em 16 de Março de 1945, quando bombardeios da Força Aérea Real mataram aproximadamente 5.000 civis. Neste ataque dos Aliados contra os Nazistas, a histórica cidade velha foi muita afetada, com diversos monumentos e igrejas tendo sido completamente destruídos ou muito danificados.

Nas duas décadas seguintes, os edifícios de importância histórica em Würzburg foram reconstruídos com muito apreço e obstinação. E quem colocou a mão na massa para reconstruir a cidade imediatamente após o fim da guerra foram as mulheres – Trümmerfrauen (ou “mulheres dos escombros”) – porque a maior parte dos homens morreram em combate ou ainda eram prisioneiros de guerra.

Confira agora o que fazer em Würzburg em 1 dia!

Vista panorâmica de Würzburg, na Rota Romântica - Alemanha.

Marktplatz e atrações turísticas da cidade velha de Würzburg

Uma das principais atividades para fazer em Würzburg é explorar as atrações turísticas nos arredores da Marktplatz. Na Marktplatz também acontece todo fim de ano a famosa feira natalina da cidade (Würzburger Weihnachtsmarkt), bem comum em diversas cidades européias. Uma boa oportunidade para ver tudo iluminado e decorado, além de experimentar comidinhas típicas!

Não perca por nada uma visita à Neumünster, originalmente do ano 1065, passou por transformações ao longo da história – da destruição em 1945 à constante renovação e reconstrução – seu interior tem lindo afresco na cúpula, pinturas entre os pilares e fachada no estilo barroco, um lugar único para quem admira arte sacra. Nós nos surpreendemos com tanta beleza!

O que fazer em Würzburg: Arquitetura gótica, além dos estilos rococó e barroco estão presentes na cidade

No coração da cidade de Würzburg está a igreja de estilo gótico tardio Marienkapelle, com suas janelas esguias e torres pontiagudas. No Marienkapelle existem várias obras do famoso escultor e entalhador Tilmann Riemenschneider.

Ali também fica a Falkenhaus (Casa do Falcão). A fachada do edifício é uma das mais belas fachadas rococó do sul da Alemanha. Durante o ataque aéreo a Würzburg em 16 de março de 1945, Falkenhaus pegou fogo e partes da fachada desabaram. A reconstrução foi feita durante a década de 1950, com base em fotografias antigas da propriedade. Atualmente, Falkenhaus abriga o Serviço de informações turísticas de Würzburg e a biblioteca da cidade.

Também vale a pena espiar a Vierröhrenbrunnen, uma bonita fonte do século XVIII com 4 tubos de saída de água e um pequeno obelisco. Fica bem próximo ao prédio da Prefeitura de Würzburg (Rathaus), com uma arquitetura peculiar e uma bonita torre do relógio.

Na verdade, o complexo da Rathaus é formado por construções diversas do século XIV até sua reconstrução após 1945. Para aprender mais, vale uma visita para entender o impacto da Segunda Guerra Mundial em Würzburg e seus moradores.

Mesmo que você só tenha 1 dia de passeio em Würzburg, escolha algumas destas atrações para visitar com mais afinco, dependendo de seu interesse. Nós fizemos desta forma, visitando alguns locais com os tours internos e outros pontos de interesse apenas passamos por eles.

Catedral de St. Kilian

Um dos principais pontos turísticos de Würzburg é a Catedral de St. Kilian, a quarta maior igreja românica da Alemanha. Sendo um dos principais marcos arquitetônicos do país nos séculos XI e XII. Já o seu interior barroco foi decorado no começo do século XVIII.

A Catedral de St. Kilian foi incendiada em 1945, e sua reconstrução seguiu de acordo com seu projeto original. Alguns estuques barrocos permaneceram intactos e podem ser visitados, assim como o claustro, o órgão de tubos de Klais (de 1968) e a Capela Schönbornkapelle e sua variedade de lápides de bispos.

É uma excelente opção no seu roteiro de 1 dia em Würzburg, já que é um dos principais cartões postais da cidade!

As duas imponentes torres da Catedral destacam-se de qualquer ponto de vista! A igreja é aberta aos visitantes de segunda a sábado, das 10h às 17h, domingos e feriados das 13h às 18h. Nós fizemos o tour de 1 hora e pagamos 5 EUR por pessoa.

Alte Mainbrücke

Uma atração imperdível em Würzburg é sem dúvidas a belíssima ponte medieval Alte Mainbrücke, que cruza o Rio Meno. Com 180 metros de extensão, é toda feita de pedra e adornada por diversas estátuas de santos.

Entre os anos de 1476 e 1488 os pilares da Alte Mainbrücke foram concluídos, mas a ligação entre eles foi construída em madeira. Para reforçar a estrutura e economizar com custos de manutenção da estrutura de madeira, em 1512 os arcos foram feitos de pedra. Diz a lenda que a primeira ponte de pedra na Alemanha foi erguida no local atual já em 1120, será? 🧐

A Alte Mainbrücke é um dos principais pontos turísticos de Würzburg

Tanto os portões como as torres das pontes foram demolidos no período barroco e no início do século XVIII, a ponte foi enriquecida pelas figuras barrocas de santos de 4,5 m de altura. As estátuas, que já haviam sido destruídas em 1912 e utilizadas para a construção de estradas, foram severamente danificadas na noite do bombardeio de 1945, mas puderam ser restauradas com o fim da 2ª Guerra Mundial.

Nos arredores da ponte Alte Mainbrücke, há cervejarias, cafés e restaurantes para uma parada estratégica entre as visitas de uma atração e outra em seu roteiro de 1 dia em Würzburg. No dia da nossa visita, a ponte estava super movimentada de turistas – tinha gente bebendo e jogando conversa fora, muitas pessoas tirando fotos, outros passeando com cachorro ou andando de bike.

Fortaleza Marienberg

Um passeio que não dá para deixar de fazer em Würzburg é conhecer a Fortaleza Marienberg (Festung Marienberg), do século XIII, com seu belos jardins no terraço e que atualmente abriga museus de arte e história.

Há indícios de que era habitada desde o final da Idade do Bronze, no século VIII, sendo provavelmente um forte dos duques da Francônia-Turíngia com uma igreja local. Vale a pena visitar o Museu da Francônia – Museu Estadual de Arte e História Cultural em Würzburg (Museum für Franken – Staatliches Museum für Kunst- und Kulturgeschichte in Würzburg) para descobrir mais sobre a história de mais de 1000 anos da Fortaleza Marienberg!

Do ano 1201 até a mudança para o Palácio Residenz, o forte foi a sede dos príncipes-bispos de Würzburg. Em 1945, a fortaleza pegou fogo quase completamente e sua reconstrução foi finalizada na década de 1990.

E se tiver um tempo bonito e ensolarado, um passeio pra fazer em Würzburg se você estiver visitando a fortaleza é percorrer a trilha demarcada Panorama Weg Marienberg, tirar fotos no mirante Aussichtspunkt Festung Marienberg e relaxar no parque ao lado da Fortaleza, Neutorwiese .

Inclusive foi neste parque que ficamos no fim da tarde, quando caiu uma chuva pesada de uns 15 minutos e ficamos lá sentados no banco sob uma árvore enorme e assim conseguimos ficar secos e intactos 😅😆 afinal a gente não ia ter condições pegar o trem de volta para Frankfurt todo encharcados!

Residenz Würzburg

O Palácio Residenz foi um dos lugares de Würzburg que mais gostamos de conhecer – Pudera! É simplesmente um dos castelos barrocos mais importantes da Europa e consta na lista da Unesco como Patrimônio Cultural Mundial desde 1981!

O enorme e luxuoso Palácio Residenz de Würzburg foi construído sob o governo do Príncipe-Bispo Philipp Franz von Schönborn, em meados do século XVIII. Entre os principais atrativos para visitar no Residenz estão o Salão Branco com estuque ornamentado no melhor estilo barroco, por A. Bossi; e o Salão imperial com móveis esplêndidos e afrescos de G. B. Tiepolo.

O que fazer em Würzburg: uma visita ao Residenz é imperdível!

Já os aposentos imperais são decorados em estilo rococó muito ornamentado de 1740 a 1770. A State Gallery, uma filial das Coleções de Pintura do Estado da Baviera, ocupa 7 salas e as obras em exposição concentram-se nos grandes séculos da pintura veneziana.

Obviamente que o Residenz é um palácio magnífico, mas nós também ficamos boquiabertos com o capricho dos belíssimos jardins do palácio (Hofgarten), com esculturas no estilo rococó e portões de ferro fundido de J. Georg Oegg. Foi um excelente passeio para uma tarde de verão ensolarada.

Destaque para canteiros com pelo menos 20 tipos de flores diferentes e coloridas 😍 e para o “túnel de árvores”, excelente para tirar algumas fotos de recordação!

Recomendamos esta atração que por si só já é motivo suficiente para visitar Würzburg.

Horários de Funcionamento do Palácio Residenz em Würzburg (sujeito a alterações): de abril a outubro, diariamente das 9h às 18 e de novembro a março, diariamente das 10h às 16:30h.

Para visitas guiadas (em inglês) há 2 horários disponíveis, todos os dias: às 11h e 15h e o tour tem duração de 45 minutos. Valor do ingresso: 9 EUR por pessoa.

Tanto na Igreja Hofkirche como nos jardins do Hofgarten a visita é gratuita, o ingresso é obrigatório apenas para visitar o palácio Residenz internamente. Para mais informações, consulte o site oficial.

Vinícolas e Vinhedos em Würzburg

Para quem tem um tempinho a mais (e pode fazer incluir no roteiro mais dias do que apenas um passeio de 1 dia em Würzburg) ou é muito fã de vinhos, recomendamos um passeio nos vinhedos e vinícolas de Würzburg ou um tour de degustação como o Bürgerspital Weinhaus, que possui 4 opções com diferentes experiências e tempo de duração

Outras opções são o Hofkeller, onde o visitante fará um tour guiado pela adega com iluminação especial e vai provar 1 taça de vinho local ou ainda a Weingut Fesel, nos arredores de Würzburg, onde são cultivadas 12 tipos de uvas e portanto há uma grande variedade de vinhos de alta qualidade. Um lugar de belíssima natureza.

Se preferir ficar na cidade, em vários restaurantes locais você também pode experimentar os vinhos regionais 😉🍷.

Vinhedos nos arredores de Würzburg

Mais uma curiosidade sobre a cidade de Würzburg: Um pequeno laboratório localizado no antigo Instituto de Física da Universidade de Würzburg (atualmente Universidade de Ciências Aplicadas), foi o lugar de uma das descobertas científicas mais importantes da história da medicina – o raio X 😱 pelo Prof. Dr. Wilhelm Conrad Röntgen, em 8 de novembro de 1895!

Esperamos que tenha gostado dos atrativos da cidade e aproveite nossas dicas durante a sua viagem! Agora que você já sabe o que fazer em Würzburg, deixamos os links abaixo para um melhor planejamento do seu roteiro:

Quer ver mais opções de cidades para sua viagem à Alemanha? Veja todas nossas matérias sobre o país clicando aqui.

Reserve sua hospedagem através de nosso parceiro BOOKING.COM – você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda nosso blog a continuar produzindo guias de viagem 100% independentes como este! Muito obrigada!

Reserve seus tours e atrações para um Roteiro de 1 dia em Würzburg clicando aqui!

Também não se esqueça do chip de celular ou e-sim para uso na Alemanha e do Seguro Viagem – é obrigatório para viagens à Alemanha! Proteja-se contra emergências médicas na sua viagem ao exterior!

Até a próxima trip!


Deixe um comentário