Ilhas Maldivas: Guia Completo – O que fazer, dicas gerais, como chegar, onde se hospedar



No post de hoje do blog, apresento a vocês um dos destinos mais bonitos e cobiçados do mundo – as Ilhas Maldivas. Tinha planos de conhecer esse lugar de águas calmas e cristalinas há muitos anos e desta vez, dentro de uma viagem maior, encaixamos a tão esperada visita. Um destino paradisíaco e desejado principalmente por casais, por causa do clima romântico e idílico. Uma das escolhas mais populares para ocasiões especiais como lua de mel e comemoração de bodas. Nesse Guia Completo das Ilhas Maldivas que elaborei, você vai saber as nossas dicas, de acordo com a experiências que tivemos na nossa viagem – toda organizada por conta própria – vai saber como chegar, qual a melhor época para viajar para as Maldivas, onde se hospedar e como escolher seu hotel, além de curiosidades, atividades e claro, fotos maravilhosas! 😍

São 1190 ilhas e bancos de areia que formam o território do país, com pouco mais de 15% dessas ilhas sendo habitadas, muitas delas pelos famosos hotéis paradisíacos que deram a fama ao lugar.

IMG 5793

Dicas essenciais para uma viagem às Maldivas e curiosidades

O QUE LEVAR NA MALA:

  • protetor solar (o hotel sempre tem, mas sempre temos nossa marca, fps favoritos, etc)
  • repelente (em nosso hotel – BAROS MALDIVES – nem precisou…zero de pernilongos e mosquitos)
  • óculos escuros
  • chapéu e boné
  • roupas de banho
  • roupas leves e informais
  • máquina fotográfica (vale investir em máquinas portáteis à prova d’água, como a GoPro)

SEGURO VIAGEM:

Você está indo para um lugar no meio do nada, se ficar em algum hotel mais luxuoso certamente eles tem médicos e pronto atendimento para alguma urgência, mas se tiver mais complicações, apenas um seguro viagem vai resolver. O seguro viagem para as Maldivas não é obrigatório, mas em minha opinião é imprescindível. Nós sempre contratamos, da Mondial ou da World Nomads.

DOCUMENTAÇÃO OBRIGATÓRIA:

  • Passaporte válido
  • Não é necessário visto, os dias de permanência são concedidos pela imigração no carimbo de entrada.
  • Certificado Internacional de febre amarela (eles checam mesmo, tem um guichê específico para isso!!!). Não esqueça que a vacina deve ser tomada no mínimo 10 dias antes da data da viagem.

ITENS BÁSICOS SÃO CAROS NAS MALDIVAS

E o hotel está doido para que você se esqueça deles, como um simples creme dental extra ou a lâmina de barbear do marido! Todo bom hotel vai ter junto à lojinha de souvenir uma pequena loja de conveniência, mas prepare-se para pagar uma pequena fortuna em itens básicos.

DINHEIRO NAS MALDIVAS

Nós usamos cartão de crédito e o cartão pré-pago Visa Travel Money para pagar nosso hotel + transfer e as despesas extras. Muitos hotéis aceitam dólares e euros em cash se preferir. A moeda das Maldivas é a rúpia maldívia (rufiyaa), mas nunca vi ninguém falar que já viu esse dinheiro 😄. Pela facilidade de uso de dólar, ninguém precisa fazer câmbio em viagem às Maldivas.

TODO MUNDO (NO HOTEL) FALA INGLÊS

Em todos os hotéis os funcionários vão se comunicar em inglês, é uma grande facilidade, visto que o país vive praticamente para o turismo.

QUANTO TEMPO FICAR NAS MALDIVAS

Pela distância, se você for somente às Maldivas, acho que no mínimo 6 noites. Se estiver encaixando as Maldivas com outros destinos mais próximos, ao menos 4 noites. Nós ficamos 5 noites/ 6 dias, chegando às 11h no hotel no dia da chegada e saindo às 21:30h no dia do check-out. Foi um tempo bem aproveitado, mas gostei tanto das Maldivas que ficaria muito mais dias ❤️

IMG 5839

RELIGIÃO E COSTUMES

A religião das Maldivas é o Islamismo, portanto eles são conservadores no que tange aos costumes, seguindo os princípios da religião. Itens como bebidas alcóolicas são proibidos, mas nos hotéis não há problema. No nosso hotel, notei que os funcionários homens eram 90% da força de trabalho, e as poucas mulheres não eram de lá, e sim européias. Com relação aos homens, eram todos das Maldivas, inclusive o gerente.

No formulário da imigração, há uma lista de itens que não podem ser importados, como álcool, materiais pornográficos, produtos de porco, dentre outros. Li em um blog (não me recordo qual) em que os viajantes tiveram confiscadas suas garrafas de bebida alcoólica no aeroporto, sendo devolvidas somente na saída do país.

No entanto, nos hotéis não há nenhum tipo de restrição. Claro que topless (comum na Europa) eu não vi ninguém fazendo, mas tudo que você faz na praia aqui no Brasil, nas Maldivas pode fazer.

DRONES: levamos nosso drone Mavic, mas infelizmente depois de algumas poucas fotos e um pequeno vídeo que ficou de lembrança, um funcionário veio nos avisar que era proibido em nosso hotel, o Baros Maldives Resort. Pelas leis atuais das Maldivas, é permitido voar de modo recreativo/lazer, mas por causa da questão da “privacidade” dos hóspedes, alguns hotéis aboliram o uso. Se você quiser levar o seu, mande um e-mail antes para o hotel para saber se é permitido. Ficou essa foto de lembrança e esse pequeno teaser:

DJI 0017

O que fazer nas Maldivas?

Assistir ao pôr do sol

Um dos momentos mágicos do dia, ainda mais estando nas Maldivas!

192FDA90 4BB0 41A4 9D54 940CC3B96E1E 2FL0 2F001

Comer muito bem

Fomos muito felizes na escolha do hotel Baros Maldives com relação à gastronomia. Nós gostamos bastante, ainda mais com restaurante com vista para o mar e beirando a piscina de borda infinita, ambientes super charmosos seja para o breakfast, para um drink ou um jantar.

FullSizeRender 13

IMG 5789

Aproveitar a praia (e a piscina)

A coisa mais óbvia das Maldivas…passar o dia entre mergulhos no mar e a cadeira de sol! ôhhh vida dura!

IMG 6131

A minha maior dúvida era escolher ficar no mar, na piscina do bangalô ou na piscina do hotel 😂

D091CAEF 279F 4D5B A64E 2F44FD540CCC 2FL0 2F001

Ou ainda quem sabe nessa convidativa rede com vista para o mar?

3ACE516F D98C 4909 9192 744BC956C860 2FL0 2F001

A praia tem vários tons de azul e verde, surreal, lindo de morrer. Tantos adjetivos que só quando você está lá vendo com seus próprios olhos pode entender 😍

FullSizeRender 41

Contemplar a rica vida marinha – Snorkeling & Mergulho

Vimos vários peixes lindos, coloridos e diferentes, tubarões, lulas, a rica vida marinha das Maldivas e seus corais fazem deste um dos destinos mais desejados do mundo! Meu marido ficou horas fazendo snorkeling, nadando com pequenos tubarões e viu peixes como o nemo (peixe palhaço), peixe anjo, zanclus, peixe cirurgião, dentre outros.

GOPR1539

Desfrutar de seu bangalô

O meu tão sonhado bangalô com um gazebo super charmoso e uma piscina de borda infinita de frente para aquele mar sobre as águas! O quarto ainda tinha uma banheira linda com vista para o mar, era super confortável, cama macia, excelentes amenities. Perfect!

IMG 8243

Mais confortável que minha casa 😂

IMG 5770

À noite, eu e meu marido ficávamos conversando na parte externa e observando a lua e o céu, cheio de estrelas. A piscina tinha pequenas luzes de led que mudavam de cor.

IMG 5765

Demais atividades que seu hotel/resort oferecer

De cadeiras e espreguiçadeiras na praia a piscinas maravilhosas, de caiaque a passeio de dhoni, o barco típico das Maldivas. Aproveite tudo que seu hotel oferece, geralmente há várias atividades!

IMG 6134

Nós ficávamos em dúvida do que fazer….era tudo tão legal e diferente que ficamos um pouco no caiaque, depois fomos tirar fotos, ficamos em um canto da praia, depois em outro…isso que é rotina 😂

GOPR1474

Beleza para os olhos e para a alma 😍

IMG 5808

Qual a melhor época para visitar as Maldivas?

A melhor época para viajar para as Ilhas Maldivas vai de novembro a abril, meses em que a ocorrência de chuvas é mínima. No entanto, pelo seu clima de sol e altas temperaturas o ano todo (média de 28ºC), em qualquer mês do ano é possível realizar a viagem. Note que a alta temporada vai de dezembro a fevereiro, quando os hotéis e passagens aéreas encarecem bastante. Nossa viagem foi em fevereiro/2017, ficamos 6 dias inteiros e 5 noites e pegamos muito sol e calor, e nos últimos 2 dias bastante vento. Escolhi o mês a dedo, por causa do baixíssimo histórico de chuvas no mês. A viagem foi perfeita, não vejo a hora de voltar ❤️

Como chegar nas Maldivas? Quais Companhias Aéreas voam para as Maldivas?

Há várias opções de voos e combinações de voos para chegar nas Maldivas. Nós, por exemplo, encaixamos as Maldivas entre Cingapura e Dubai, então voamos de Silk Air (uma empresa do grupo Singapore Airlines) de Singapura até Malé (capital e cidade onde está o aeroporto das Maldivas) em um voo de 4:50h. Na volta,pegamos um voo de Malé para Dubai com a Emirates, em um voo de 5:50h de duração.

FullSizeRender 42

Partindo do Brasil, você pode vir com a Emirates via Dubai, com a Qatar via Doha, com a Swiss (codeshare com Edelweiss) via Zurich, com a British Airways via Londres, etc. É uma boa chance de conhecer algum outro destino na mesma viagem.

Dica preciosa: se você está montando seu roteiro não exclusivamente para as Maldivas, e sim tentando encaixá-la no meio de uma viagem mais longa, que foi exatamente nosso caso, consulte no Google “direct flights from Male” e aparecerá uma lista com as cidades que possuem voos diretos para as Maldivas…dentre algumas opções, além das que eu listei acima, que tal conjugar Maldivas e Bangkok, na Tailândia, Frankfurt na Alemanha ou Xangai, na China? São apenas algumas das opções!

IMG 5889

Como escolher seu hotel nas Maldivas?

Essa é a parte mais difícil do planejamento de uma viagem para as Maldivas, acredite. É uma decisão importante que vai implicar no sucesso ou não da sua viagem. Afinal, uma vez escolhido o hotel, é no atol onde ele está, os restaurantes de lá e as atividades que o hotel propõe é que vão moldar seu dia a dia. Para mim, o que deve ser considerado para a escolha são os seguintes critérios:

Você deseja hotéis mais distantes ou mais próximos da capital Malé? Para os hotéis mais próximos, você fará o transfer do aeroporto de barco/lancha ao hotel (geralmente trajetos de até 30 minutos). Para os mais afastados, será necessário pegar um hidroavião (voos de até 1 hora), com a vantagem de ter a vista linda das ilhas e com a desvantagem do preço – bem mais caro do que fazer o traslado de barco.

4FC6BC64 9603 445C BF77 F00E33BE72AA 2FL0 2F001

Nós fizemos o translado com uma mega lancha só para nós 2, e dali do píer próximo ao aeroporto a água do mar já era um deslumbre! Em 20 minutos chegamos ao Baros Resort!

GOPR1288

– Você quer se hospedar em hotéis mais exclusivos ou mais genéricos? O tamanho do hotel deve ir de encontro com suas expectativas. Tente pesquisar o perfil dos hóspedes. Por exemplo, há hotéis que são mais family-friendly, ou seja, você vai ver crianças, o que talvez não esteja a fim se a idéia é uma viagem de casal. Alguns hotéis tem 30 bangalôs…outros tem 80… Alguns oferecem passeio de jet-ski, tem muito mais gente e fica no esquema resortão, o que geralmente não é o que as pessoas procuram nas Maldivas, então o tamanho também faz diferença.

GOPR1339

Você topa se hospedar em qualquer tipo de quarto, ou faz questão de que seja um bangalô? Quanto mais peculiaridades e exigências você fizer, mais você vai pagar. Há hotéis que tem quartos que são pé na areia, mas muita gente quer ir para as Maldivas e ficar no bangalô sobre as águas. Eu pesquisei vários hotéis, no fim fiquei em dúvida entre 3 ou 4 e bati o martelo no Baros, porque eu queria um bangalô com piscina de borda infinita – que era o quarto mais caro do hotel $$$. Além disso também queria que o hotel tivesse uma piscina de borda infinita (amo infinity pools!) Mas valeu cada centavo, foi o quarto que sonhei para minha viagem.

GOPR1311

– Você espera fazer certos tipos de atividades, ter acesso à gastronomia de qualidade?Pesquise antes o que seu hotel oferece em termos de infraestrutura e o que você espera encontrar, a chance de dar certo é melhor assim. Veja se tem aquele passeio de barco que você deseja, aquela piscina dos sonhos, se eles oferecem aquele jantar especial na praia ou mesmo se tem academia que você não fica sem! Com relação aos restaurantes, eu entrei nos hotéis e vi as especialidades e menus disponíveis, geralmente os melhores hotéis tem pelo menos 3 restaurantes nas suas dependências, fica mais fácil agradar a todo tipo de paladar. Nossa experiência foi ótima, o Baros tinha uma comida deliciosa, comemos carnes, peixes, massas, além de uma variedade e qualidade no café da manhã.

FullSizeRender 25

No fim, para escolher o hotel, tenha em mente – quanto mais luxo e exclusividade, mais caro vai custar.

IMG 5941

Se quiser conhecer melhor o hotel que nos hospedamos, temos um review completo aqui no blog:

Realizamos a viagem por conta própria. É um destino muito fácil de programar uma viagem. Compramos o aéreo e reservamos o hotel pela internet. Fim. Se você também gosta de organizar suas viagens de forma independente, consulte o Box de Ofertas abaixo e realize sua reserva com as melhores tarifas através do nosso parceiro Booking, assim podemos manter nosso blog sempre atualizado e você não paga nada a mais por isso.

Booking.com

Até a próxima trip!


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *