Roteiro de 2 dias em Milão: o que fazer, onde comer e onde ficar 2



Esta é uma sugestão de roteiro das principais atrações turísticas de Milão para quem visita a cidade pela primeira vez e quer o basicão express! Ficamos 2 dias e meio na cidade, e seguimos nosso itinerário conforme vou mostrar no post. Apenas algumas sugestões de onde ficar, o que fazer e onde comer por lá, pois muitos visitam a cidade apenas rapidamente, já que a Itália tem outros destinos mais atraentes e/ou interessantes na percepção do viajante. Eu sinceramente gostei de Milão, foi um tempo super bem aproveitado. Fizemos nossa visita no fim do verão, mês de setembro, e pegamos muito calor e céu azul!

IMG_5230

Onde Ficar em Milão

Fomos para Milão de trem a partir de Paris, por comodidade nos hospedamos perto da estação central de trem (Milano Centrale) no ótimo Hotel Berna (4 estrelas) – pegamos um quarto enorme e confortável a 387 EUR a diária, com café da manhã super completo incluído, conteúdo do frigobar à vontade, além dos presentes que ganhamos –  chinelinhos personalizados, biscoitos feitos na região, necessaire, etc. Mas o entorno da estação tem muita gente estranha e à noite não acho legal a região não. Lembre-se que Milão é uma cidade cara, e a hospedagem por pior localizada que seja e mesmo sendo um moquifo, vai sair cara. Atualmente, o hotel Berna ocupa a posição 13º de 431 hotéis na cidade, então acho um bom custo x benefício.

IMG_5170

IMG_5181

O que fazer em Milão

Para os passeios vi na internet e blogs alguns locais, para uns planejei visita, outros eu iria se desse… nosso roteiro foi sendo montado de acordo com nosso humor, e tudo visitado a pé ou utilizando o metrô, já que a cidade é bem plana.

IMG_1273

Começamos pelos clássicos, os cartões postais Galleria Vittorio Emanuele e Duomo:

IMG_5229

IMG_1380

Detalhes na arquitetura do Duomo em Milão, mesmo para quem não tem um objetivo religioso na visita, vale muito a pena, a catedral é uma verdadeira obra de arte!

IMG_1521

Como um plus no passeio, nós subimos até o terraço da Catedral para admirar a vista de Milão do alto. Tem como subir de elevador ou de escada. Nós encaramos os degraus!

IMG_5294

IMG_1372

A paisagem é bem bonita e adoramos visitar porque temos um panorama de toda região!

IMG_5276

IMG_1376

A visita interna também vale a pena, pois os vitrais são muito bonitos. Apenas tenha um pouco de paciência na hora de encarar a fila para entrar na catedral e não se esqueça de que podem impedir mulheres de entrar se estiverem usando saias e shorts muito curtos (vimos uma pequena confusão com 2 adolescentes) e decotes muito “exagerados”.

IMG_1299

Vale conferir o Duomo à noite também, todo iluminado! Só tome cuidado com os pickpockets que ficam ali na espreita!

IMG_5427

Depois andamos um pouquinho na região, paramos em um local que vendia cd’s e LP’s, tipo sebo, paramos para tomar um gelato (isso fizemos muito com o calor que estava!) e seguimos até nossa próxima parada, o Castelo Sforzesco, que é mais bonito por fora do que por dentro!

IMG_5303

Um autêntico gelato italiano!

IMG_5491

O Castelo Sforzesco é do século XV, e funciona diariamente das 7h às 19:30h. Separe no seu roteiro de 45 minutos a 1 hora para conhecer o local.

IMG_1400

Um local que descobrimos por acaso e que adorei foi um parque de bairro, o Giardini Pubblici Indro Montanelli, pois é frequentado por moradores. Nas viagens, acho muito interessante observar a vida cotidiana do lugar que estamos visitando.

IMG_5206

Os cachorros se refrescando no calor de Milão!

IMG_5204

Quando as pernas cansarem, use e abuse do metrô! O símbolo deste transporte é um M vermelho, e fica fácil identificar as entradas e saídas nas ruas da cidade. Usamos pouco, mas os trens eram limpos e relativamente novos, assim como as estações. Bem mais agradável do que estações m Paris e em algumas cidades da Alemanha, por exemplo.

IMG_1479

 

IMG_5297

 

 

Com certeza a mais famosa e disputada é a Igreja Santa Maria delle Grazie, que abriga a obra Última Ceia, de Leonardo da Vinci – para fazer essa visita, é necessário comprar e agendar com antecedência, pelo telefone ou internet, que foi nossa opção. Pagamos com cartão de crédito e deu tudo certo. Comparecemos no dia e horário e nossos tickets estavam confirmados.

—> Compre neste site: http://www.vivaticket.it/

IMG_1488

[crédito da imagem: wikipedia via scan by http://www.haltadefinizione.com/ in collaboration with the Italian Min. of culture] Não temos fotos próprias pois era PROIBIDO tirar fotos, não sei se isso mudou desde a data de nossa visita.

Um dos lugares que descobrimos na própria cidade pois não tinha visto em nenhum site era a Torre Branca, que fica no Parco Sempione, outro parque bem agradável em Milão. Muitos bancos, lagos, enorme área verde, um lugar muito legal para passear e fazer um piquenique durante o verão.

IMG_5353

Quanto à Torre branca, era a chance de ver Milão de um observatório. Valeu a pena, pois o dia estava com céu limpo e boa visibilidade, além do fato de eu adorar vistas panorâmicas e o ticket ser bem baratinho!

IMG_5360

Milão, na Itália, vista do alto!!

IMG_5366

IMG_5367

Ainda nas dicas do que fazer na cidade, gostei muito de um jardim pequenino chamado Giardino della Guastalla!

IMG_1502

E como alternativas para compra de souvenir, tem lojas da Ferrari (mais italiano, impossível) e do Milan, time da cidade.

IMG_5494

IMG_5492

Onde comer

Na verdade não consegui testar bons restaurantes da cidade, por isso economizamos bastante nessa parte. Comemos em locais simples próximos do hotel, nas redondezas da estação central de trens, por módicos 12 EUR, você escolhia lasanha ou nhoque e um copão de cerveja.

IMG_5187

IMG_5185

Outra dica boa é comer o Panzerotti Luini, que fica na Via S. Radegonda, próximo ao Duomo. Está sempre lotado e o povo come na rua, em pé, enfim, é uma massa frita que parece um pastel..tem vários recheios, é barato e junk, e muito bom!

IMG_5478

A cereja do bolo foi nossa refeição na região do Canal de Navigli, onde há vários bares e restaurantes e é um lugar muito fotogênico. Eu comi uma carne com batatas e meu marido um nhoque à bolonhesa. De sobremesa, tiramissu. Preço com serviço 40 EUR, justo.

IMG_5382

IMG_1450

IMG_5393

IMG_5394

IMG_5397

O lindo Canal de Navigli com o sol se pondo:

 

Última dica: Se precisar de transporte de/para aeroporto, em vez de táxi pode usar o excelente Malpensa Express, trem expresso que liga o centro da cidade ao aeroporto e vice-versa. O trem sai da estação de metrô Stazionne Cadorna. Compra o ticket na hora mesmo, e tem várias saídas ao longo do dia.

IMG_5513

Quer mais dicas e roteiros na Itália? Veja todos as nossas matérias clicando aqui.

Até a próxima trip!

Para conseguir as melhores tarifas nos hotéis, reserve através de nosso parceiro, Booking.com:

Booking.com
Seguro Viagem - Segurança obrigatória para sua viagem à Europa
Vai viajar para à Europa? Não se esqueça do SEGURO VIAGEM, pois ele é OBRIGATÓRIO no continente europeu.
Compare diversas seguradoras e tipos de cobertura (inclusive Covid-19) na SEGUROS PROMO, nossa parceira aqui no blog - acesse pelo link e use nosso CUPOM DE DESCONTO: PROXIMATRIP15, para conseguir um preço ainda mais baixo!
Você ainda pode consultar se há algum cupom de desconto ainda maior no próprio site da Seguros Promo antes de finalizar sua compra!
Conheça as principais vantagens:
  • O Melhor preço garantido! Seguros Promo cobre qualquer oferta de seguro viagem.
  • Mais barato do que comprar em seguradoras.
  • Atendimento 24hs e em português!
  • 12x sem juros no cartão ou 5% de desconto no boleto.
  • Assistencia médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem e muito mais.
Comprando através do nosso blog, pelo link ou clicando na imagem acima, você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda nosso site a continuar produzindo matérias de viagens 100% independentes! Muito obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

2 pensamentos em “Roteiro de 2 dias em Milão: o que fazer, onde comer e onde ficar