Desde 2008 as cidades de Madri e Barcelona estão conectadas por uma linha de trem de alta velocidade. Nela circulam os trens rápidos AVE, que significa Alta Velocidad Española. Nós pegamos este trem e vamos contar aqui no site os detalhes de como é esta viagem e de como comprar a passagem do trem bala espanhol.
Como comprar passagens de trem de alta velocidade na Espanha
Os trens de alta velocidade na Espanha são operados pela Renfe, a operadora nacional de trens espanhola. As passagens podem ser compradas diretamente no site da Renfe. É necessário cartão de crédito devidamente habilitado para uso no exterior para efetuar o pagamento. Abaixo, capturei uma tela típica do site, simulando a compra de uma passagem de trem entre Madri e Barcelona:
Dica: preste atenção no tipo do trem, apenas aqueles identificados como AVE são alta velocidade. E mesmo entre os AVE existe diferença em tempo, alguns fazem a viagem em 2h 30min ou 3h, dependendo da quantidades de paradas. Os preços variam entre 50 e 100 euros, dependendo do tipo de tarifa, dia e horário.
Nós compramos um trem AVE com tempo de viagem de 2h e 30min, o mais rápido deles. É possível reservar o assento (limite de bagagens: 3 malas totalizando no máximo 25kg por passageiro). Após finalizar a compra, você deve imprimir o bilhete e guarda-lo consigo até o término da viagem, pois um fiscal irá solicitá-lo a você durante a viagem. No bilhete também sai impresso um código de barras, para quem tem iPhone, é só escanea-lo que o bilhete eletrônico vai para o passbook / Wallet do seu iPhone. Abaixo, o nosso bilhete:
Como é a viagem de trem bala entre Madri e Barcelona
O embarque / desembarque é feito nas estações Puerta de Atocha (em Madri) e Sants (em Barcelona), ambas com conexão de Metrô, portanto com total acesso pelo transporte público destas cidades.
Diferente dos aeroportos, o embarque nas estações de trem costuma ser muito rápido, pois a checagem dos bilhetes acontece dentro do trem. Nós costumamos chegar com 30 a 40min de antecedência. Abaixo, o trem rápido AVE que pegamos entre Madri e Barcelona:
Cada vagão do trem vem identificado com seu número. O nosso no caso era o no.5 do trem AVE 3112, igualzinho ao nosso bilhete lá de cima:
Os assentos são relativamente confortáveis e espaçosos, quando comparados aos cubículos da classe econômica da aviação:
Tem uma telinha no teto para assistir a um filme:
Registramos no GPS do nosso celular a velocidade de 292 km/h!!
A vista da janela do trem:
Viajando a 292km/h e divididos entre a telinha do filme e nossa janelona panorâmica, as 2h e 30min de viagem passaram super rápido! E você, já viajou de trem bala pela Espanha? Deixe aqui sua dica / comentário.
Para procurar os melhores preços de hotéis e reservar, pesquise em nosso parceiro, Booking.com:
Até a próxima trip!
Adorei o post. Parabéns!!! Me vi na minha última viagem a Espanha. O AVE é mesmo maravilhoso, bem silencioso, confortável, mesmo na classe turista e uma mão na roda para quem quer economizar tempo. Há pontos negativos como preço salgado e não ter opção de viagens noturnas. Paguei €94,00 para ir de Barcelona a Sevilha, levando apenas 05:30, porém perdi uma manhã inteira. Se o mesmo trajeto fosse feito de ônibus noturno, levaria até 10 horas e teria pago a metade do preço, mas, provavelmente, chegaria “quebrada” ao destino. Então, avaliar antes as melhores opções é sempre importante.
Obrigada pela visita ao blog e por seu relato Mariana, volte sempre!
Olá !! O preço citado para viagem Madri / Barcelona de 50 a 100 euros diz respeito à passagem de ida e volta ou somente de ida ??
Lilian, repare na tela capturada com os preços: é somente ida, para preços atualizados consulte o site da Renfe.
Viagem maravilhosa!
Avião? Nunca mais!
O “trem bala” supera em conforto, segurança e atratividade (no caso, a natureza que desfila em cada janela).
A comida não agradou muito. Ainda assim, supera o avião, pois não servem nada em vôos domésticos.
Sempre que houver disponibilidade de “trem bala” em seu roteiro, não duvide: “Vá de trem rápido”.