Trem rápido entre Madri e Barcelona (Renfe-Ave) 5



Desde 2008 as cidades de Madri e Barcelona estão conectadas por uma linha de trem de alta velocidade. Nela circulam os trens rápidos AVE, que significa Alta Velocidad Española. Nós pegamos este trem e vamos contar aqui no site os detalhes de como é esta viagem e de como comprar a passagem do trem bala espanhol.

IMG_4236

Como comprar passagens de trem de alta velocidade na Espanha

Os trens de alta velocidade na Espanha são operados pela Renfe, a operadora nacional de trens espanhola. As passagens podem ser compradas diretamente no site da Renfe. É necessário cartão de crédito devidamente habilitado para uso no exterior para efetuar o pagamento. Abaixo, capturei uma tela típica do site, simulando a compra de uma passagem de trem entre Madri e Barcelona:

trem-bala-AVE-alta-velocidade-madri-barcelona

Dica: preste atenção no tipo do trem, apenas aqueles identificados como AVE são alta velocidade. E mesmo entre os AVE existe diferença em tempo, alguns fazem a viagem em 2h 30min ou 3h, dependendo da quantidades de paradas. Os preços variam entre 50 e 100 euros, dependendo do tipo de tarifa, dia e horário.

Nós compramos um trem AVE com tempo de viagem de 2h e 30min, o mais rápido deles. É possível reservar o assento (limite de bagagens: 3 malas totalizando no máximo 25kg por passageiro). Após finalizar a compra, você deve imprimir o bilhete e guarda-lo consigo até o término da viagem, pois um fiscal irá solicitá-lo a você durante a viagem. No bilhete também sai impresso um código de barras, para quem tem iPhone, é só escanea-lo que o bilhete eletrônico vai para o passbook / Wallet  do seu iPhone. Abaixo, o nosso bilhete:

bilhete

Como é a viagem de trem bala entre Madri e Barcelona

O embarque / desembarque é feito nas estações Puerta de Atocha (em Madri) e Sants (em Barcelona), ambas com conexão de Metrô, portanto com total acesso pelo transporte público destas cidades.

Diferente dos aeroportos, o embarque nas estações de trem costuma ser muito rápido, pois a checagem dos bilhetes acontece dentro do trem. Nós costumamos chegar com 30 a 40min de antecedência. Abaixo, o trem rápido AVE que pegamos entre Madri e Barcelona:

IMG_4265

Cada vagão do trem vem identificado com seu número. O nosso no caso era o no.5 do trem AVE 3112, igualzinho ao nosso bilhete lá de cima:

IMG_4240

Os assentos são relativamente confortáveis e espaçosos, quando comparados aos cubículos da classe econômica da aviação:

GOPR1228

IMG_4241

IMG_4242

Tem uma telinha no teto para assistir a um filme:

IMG_7267

IMG_4243

Registramos no GPS do nosso celular a velocidade de 292 km/h!!

IMG_4244

A vista da janela do trem:

IMG_4249

IMG_4245

Viajando a 292km/h e divididos entre a telinha do filme e nossa janelona panorâmica, as 2h e 30min de viagem passaram super rápido! E você, já viajou de trem bala pela Espanha? Deixe aqui sua dica / comentário.

Para procurar os melhores preços de hotéis e reservar, pesquise em nosso parceiro, Booking.com:

Booking.com
Booking.com

Até a próxima trip!


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 pensamentos em “Trem rápido entre Madri e Barcelona (Renfe-Ave)

  • Mariana Santos

    Adorei o post. Parabéns!!! Me vi na minha última viagem a Espanha. O AVE é mesmo maravilhoso, bem silencioso, confortável, mesmo na classe turista e uma mão na roda para quem quer economizar tempo. Há pontos negativos como preço salgado e não ter opção de viagens noturnas. Paguei €94,00 para ir de Barcelona a Sevilha, levando apenas 05:30, porém perdi uma manhã inteira. Se o mesmo trajeto fosse feito de ônibus noturno, levaria até 10 horas e teria pago a metade do preço, mas, provavelmente, chegaria “quebrada” ao destino. Então, avaliar antes as melhores opções é sempre importante.

  • Luiz Carvalho

    Viagem maravilhosa!
    Avião? Nunca mais!
    O “trem bala” supera em conforto, segurança e atratividade (no caso, a natureza que desfila em cada janela).
    A comida não agradou muito. Ainda assim, supera o avião, pois não servem nada em vôos domésticos.
    Sempre que houver disponibilidade de “trem bala” em seu roteiro, não duvide: “Vá de trem rápido”.