Como é voar classe econômica na Lufthansa: experiência de voo GRU–FRA no Boeing 747-400. 24



Como é voar classe econômica na Lufthansa: experiência de voo no Boeing 747-400

Na nossa última viagem internacional, experimentamos o voo na classe econômica da Lufthansa, fazendo o trecho São Paulo (Guarulhos) a Frankfurt, na Alemanha. Eu já tinha criado boas expectativas com relação à experiência de voo, uma vez que voaríamos com o Boeing 747-400, o famoso Jumbo. Eu adoro aviões grandes, pois como morro de medo de qualquer turbulência, quando o avião é maior a gente sente menos Smiley piscando.

Posso dizer que o voo foi excelente, zero sinal de apertar sintos (ufa!), e muita simpatia e eficiência da equipe de comissários de bordo. Vale a pena eu contar que, como dificilmente eu durmo em voos, mesmo noturnos, eu não me senti desamparada. Os comissários passavam de 30 em 30 minutos para oferecer água aos passageiros que estavam acordados. E vale ressaltar que eu ganhei uma barra de chocolate Milka (daquelas grandes, nada de pobreza hahaha), apenas como gentileza! Eu nem pedi, apenas o comissário disse algo assim quando fui pegar um copo de água: “um chocolate para deixar seu voo mais doce e feliz” hahaha não lembro exatamente porque ele falou em inglês com sotaque alemão e meu listening também não é uma brastemp Smiley de boca aberta.

Como não dormi nas quase 11:30 h de voo até Frankfurt, assisti a alguns filmes e documentários. O sistema de entretenimento a bordo tinha muita variedade e não apresentou problemas nenhuma vez.

A configuração da classe econômica era 3-4-3, o que eu não curto muito. Neste ponto, como sempre viajo com meu marido, prefiro a configuração 2-5-2 dos A330. Mas tudo bem. Eu claro, vim no corredor. Apesar de ser baixinha (1,60 m) eu viro pra lá e pra cá, toda hora, não paro quieta. Gustavo é mais tranquilo e não levanta muitas vezes durante o voo. E além disso ele adora espiar a janelinha – coisa que eu particularmente não faço questão.

*Só peço desculpas pela qualidade das imagens já que elas foram feitas com iPhone, pois eu não estava com muita paciência de regular a máquina fotográfica Alegre.

iPhone5_1249_2

iPhone5_1252_2

iPhone5_1254_2

iPhone5_1259_2

As refeições foram bem satisfatórias, não tenho nada a reclamar (até porque não tenho tanta aversão a comida de avião, procuro não esquentar a cabeça com isso.) O que me chamou a atenção (positivamente) é que os talheres são de metal. Bem melhor Polegar para cima.

Uma foto do jantar:

Jantar na classe econômica da Lufthansa: experiência de voo no Boeing 747-400

Talheres de metal!

Talheres de Metal! Jantar na classe econômica da Lufthansa: experiência de voo no Boeing 747-400

e uma do café da manhã:

Café da manhã na classe econômica da Lufthansa: experiência de voo no Boeing 747-400

algumas considerações:

*Apesar da tarifa um pouco mais alta, recomendo a Lufthansa para voar à Europa. Particularmente prefiro o Boeing 747 aos 777 que a Tam utiliza em suas rotas intercontinentais.

*O voo avaliado foi o LH 507, do dia 25/10/2013, codeshare com o voo JJ8250 da TAM.

Até a próxima trip!


Seguro Viagem - Segurança fundamental para sua viagem ao Exterior
Vai viajar para alguma ilha paradisíaca do Caribe? Vai fazer algum safári na África? Ou visitar algum templo na Ásia? Não se esqueça do SEGURO VIAGEM, pois ele é fundamental para pronto atendimento e serviços médicos durante sua viagem ao exterior.
Compare diversas seguradoras e tipos de cobertura (inclusive Covid-19) na SEGUROS PROMO, nossa parceira aqui no blog - acesse pelo link e use nosso CUPOM DE DESCONTO: PROXIMATRIP15, para conseguir um preço ainda mais baixo!
Você ainda pode consultar se há algum cupom de desconto ainda maior no próprio site da Seguros Promo antes de finalizar sua compra!
Conheça as principais vantagens:
  • O Melhor preço garantido! Seguros Promo cobre qualquer oferta de seguro viagem.
  • Mais barato do que comprar em seguradoras.
  • Atendimento 24hs e em português!
  • 12x sem juros no cartão ou 5% de desconto no boleto.
  • Assistencia médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem e muito mais.
Comprando através do nosso blog, pelo link ou clicando na imagem acima, você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda nosso site a continuar produzindo matérias de viagens 100% independentes! Muito obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

24 pensamentos em “Como é voar classe econômica na Lufthansa: experiência de voo GRU–FRA no Boeing 747-400.

  • Juliana

    Oi, Erika!
    Adorei seu relato sobre o Boeing 747-400! Voarei nele em Março do ano que vem e já estou ansiosa!
    Tinha ouvido falar que ele não tinha tv’s individuais para a programação on demand, mas então tem, né?
    Teve muita turbulência?
    Bjs e parabéns pelo blog!
    Juliana.

    • Erika Autor do post

      Olá Juliana 🙂

      Esse voo da Lufthansa foi excelente. Das companhias européias é a que prefiro. As refeições estavam ótimas, atendimento muito eficiente dos comissários e ótima programação na tv. Eu MORRO de MEDo de avião, todas as vezes que viajo eu sofro, mas este voo foi bem sossegado, nenhum apertar cintos!

      Agora em novembro vou viajar de Lufthansa novamente.

      ótima viagem pra vc! volte sempre aqui no blog para uma visita!

        • Erika Autor do post

          Oi Juliana, pode deixar, tudo será contado aqui no blog!

          Desta vez, farei outra rota, será GRU-MUC, então será num A340, na classe econômica (infelizmente rsrsrsrs). Desta vez tive que pagar até pra escolher o assento 😛

          até mais!

  • Alvaro

    Olá, boa tarde!

    Eu penso em voar com a LH em abril e há duas possibilidades, uma seria voar no 747-400 que sai do Rio de Janeiro ou no 747-800 que parte de Guarulhos. Gostaria de saber se você achou muito curto o espaço entre um assento e outro. Eu tenho 1,70m. Desde já, obrigado.

    • Erika Autor do post

      É… classe econômica é duro mesmo, mas meu marido é mais alto que vc e não sofre tanto. Já eu sou baixinha e fico me revirando a viagem toda… mas no geral achei bom viajar com esse 747-400. Quanto à diferença com o outro modelo não sei dizer, mas certamente escolher qualquer um destes é melhor que voar nos 777 que a Tam está usando nas rotas internacionais. Piores trechos ever! Boa viagem!

  • Naomi marques

    Ola Erika vendo seu Prost me senti tranquila saber que os aviões da lhe são ótimos assim como VC sofro de medo de avião e daqui uma semana estarei ondo a europa,depois de 20 anos!!!! Motivo medo,mas vendo seu relato me acalmei mais…voarei em um Airbus.. Obrigada pelo post

    • Erika Autor do post

      Oi Mariana, voei algumas vezes com a Lufthansa nos últimos meses e cada vez foi algo diferente, mas percebi uma piora.
      Voei sempre de econômica, e cheguei a receber um kit com uma bolsinha de veludo com o símbolo da companhia bordado, com escova e creme dental, meias, bala, protetor labial, bem completo, e da última vez foi um saquinho plástico sem logotipo, apenas com meias, um pente fino horroroso e creme dental com escova. Espero ter ajudado!

      • tito

        Olá Erika, bom dia.
        Estou programando minha primeira viagem `a Europa, e assim que nem vc, tenho mega receio de fortes turbulencias ainda mais numa viagem tao longa assim. Como outros, estou mais calmo ao ler seu relato. So lamento pela queda de qualidade do serviço da LH no trecho. Estava optando em ir pela Swiss, mas as aeronaves são velhas demais, porém dizem que o serviço é satisfatório. E vc já voou pela SW? Um abraço de Salvado 🙂

        • Erika Autor do post

          Oi tito

          Eu ultimamente tenho viajado muito com a Swiss – recomendo muito. Ainda nao deu para eu colocar os flight reviews, mas em breve eu posto aqui no site.

          Devo ter viajado uns 10 trechos com Swiss nos ultimos 2 anos, economica e executiva, voos internos na Europa e o trecho GRU – ZRH.

          Apesar de as aeronaves serem mais antigas, nao significa menos seguras, e este trecho que sai de SP para Zurique é com o airbus A340 enorme que gosto muito.
          O entretenimento de bordo é bom, com flight map e varios filmes novos. A comida é semelhante a da Lufthansa, tb com talheres de metal e ainda servem chocolate suíço em todos os voos!!
          🙂

          Vá de Swiss tranquilo!

          Obrigada pela visita ao blog!

  • Leticia Gregoletto

    Olá Erika, obrigada por compartilhar conosco estas informações. Queria fazer uma pergunta rs. Nunca andei de avião e estou programando uma viagem para Paris em junho de 2017. A principio iria de Lufthansa, porém, como fiz alteração no dia de saída, a agência de viagens esta me sugerindo a LATAM. Gostaria de saber se já voou com esta companhia e o que achou em comparativo com a Lufthansa. Obrigada.

    • Erika Autor do post

      Oi Leticia,
      Para ser sincera eu sempre prefiro Lufthansa ou Swiss para ir para a Europa. Ja fui de Tam (atual Latam) algumas vezes mas definitivamente é sempre minha última opção. Claro que em termos de segurança qualquer uma que escolher está ok, mas nos detalhes e tipo de aeronave e serviço/atendimento, tenho preferido as outras. Boa viagem!

  • Daniela

    Oi, Erika!

    Adorei saber mais sobre a Lufthansa e sobre o serviço oferecido, estarei voando com esta companhia em fevereiro 2017, farei uma escala em Frankfurt e seguirei para Turquia.
    Sabe me dizer como funciona o sistema de imigração, por estar fazendo apenas uma escala preciso de alguma carta ou seguro do acordo de schengen?
    Da ultima vez que estive na Turquia voei direto com a TurkshiAirlines, será minha primeira viagem com escala

    Desde já obrigada pela atenção.

    • Erika Autor do post

      Oi Daniela, como é uma conexão, não precisa se preocupar muito, pois vai ter o bilhete aéreo para comprovar que vai ter outro país como destino. Se não me engano a Turquia não faz parte do espaço Schengen, mas isso também não teria influência de qualquer maneira. Agora, se quiser aproveitar suas horas de conexão de voo em Frankfurt para aproveitar um pouco da cidade, além do bilhete aéreo pode ser que exijam ver documentos como o seguro viagem e perguntarem quanto de dinheiro carrega com você, esse tipo de coisa. Boa viagem e se quiser deixar suas dicas de voo por aqui após sua viagem, fique à vontade!

  • Fernanda

    Boa noite Erika,

    Estou prestes a comprar minha passagem para Malta com escala em Frankfurt pela Lufthansa. Gostei muito de ler seus relatos, tb tenho medo de avião e nunca atravessei o oceano…rs! então ler realtos positivos ajuda… Tem dicas do que fazer em Frankfurt no caso de longa escala?

    • Erika Autor do post

      Oi Fernanda, vai dar tudo certo, a gente passa medo mas uma hora o avião pousa 😂
      Para uma longa escala em frankfurt, pegue o trem do aeroporto para a estacao central HBF (dá 15 minutos o trecho) e de lá caminhe pelo centro comercial e histórico (Römer) e a catedral Dom. Dá para fazer tudo em poucas horas. No blog tem alguns posts de Frankfurt você pode se basear por eles! Boa viagem!

  • Maria Madalena

    Olá Erika, boa tarde. Irei para Bilbao Espanha, com escala em Frankfurt de 5 horas . Gostaria de saber de você sobre o aeroporto. Se bem sinalizado, não falo nada de Inglês. E de alemão do sei a palavra Heineken e os 7 X1 aqui em BH(risos). Vou agora dia 19/09/17. Tô adorando suas dicas. Beijos e desculpe a brincadeira. Tô um pouco ansiosa.