Canyon Itaimbezinho: Trilha do Cotovelo no Parque Nacional de Aparados da Serra – RS



Os paredões dos canyons do Parque Nacional de Aparados da Serra impressionam logo de cara. Adicionam-se mirantes, cachoeiras e uma trilha bem plana e para todas as idades, um lugar ideal para fotos, e temos um passeio perfeito. Na verdade falta mais um item: fique de olho no tempo! Certifique-se de que você vai ter sol em boa parte do dia. Seu passeio pelo Cânion do Itaimbezinho e Trilha do Cotovelo vai ficar ainda mais bonito.

Canyon Itaimbezinho - Parque Nacional Aparados da Serra

Foto: canyon Itaimbezinho – o principal do parque

Para chegar lá, uma estradinha bem ruizinha de terra, com zero de sinalização (isso porque estamos nos dirigindo a um parque nacional!!!) – fomos com 4×4 e por esse motivo foi um pouco mais tranquilo. Na entrada do parque há a cobrança do ingresso e a gente larga o carro ali perto mesmo, logo depois de passar a guarita e a cancela.

Cânions do sul do Brasil - PN Aparados da Serra - como chegar

entrada do Parque Nacional Aparados da Serra - como chegar

Existe um centro de informação ao turista em uma área coberta, com maquetes, uns bancos para descanso, e uma pequena lanchonete. Lá você pega algumas informações, e folders.

Fomos direto para a trilha do cotovelo, auto-guiada, total de 6 km, que vai margeando os cânions e é MUITO fotogênica. Também pode ser feita de bike.

É bem tranquilo, vimos muitas famílias, inclusive com bebês (em seus carrinhos, é claro) pois a trilha é toda plana, e cada um vai no seu ritmo.

Parque Nacional Aparados da Serra - Trilha do cotovelo - placa com informações sobre tempo, distância...

No caminho há avisos para evitar que o povo saia da trilha…

IMG_6267

Os mirantes são incríveis e conseguimos ver todas a fenda que separa os paredões rochosos e o Rio que passa lá embaixo.

Parque Nacional Aparados da Serra - mirante da Trilha do cotovelo

Canyons…você já conhecia esse tipo de paisagem aqui no Brasil?

Canoins no Parque Nacional Aparados da Serra

Canoins no Parque Nacional Aparados da Serra

Na hora de ir embora tomamos uma mega chuva! Ficamos encharcados na volta da trilha, mas entramos no carro de alma lavada pelo bonito passeio. Pegamos muita chuva na estrada de volta à Canela, a 100 km de distância, onde estávamos hospedados. Deu medo, pois a visibilidade estava péssima!

IMG_6363

Há também a possibilidade de ficar em locais mais simples em Cambará do Sul (cidade mais próxima do parque) ou para quem tem um pouquinho de $ para investir num local mais aconchegante tem o Parador Casa da Montanha, que faz parte do Roteiros de Charme.

Um motivo a mais para a visita é que o local está protegido (ainda) do turismo de massa. Isto é bom pela tranquilidade de passear por um local em meio à natureza sem muita muvuca ou tirar fotos sem ter mil cabeças poluindo a sua imagem. Por outro lado, é uma pena que muita gente ainda não conheça locais lindos como esse em seu próprio país! Com certeza não havia nem 50 pessoas no parque no dia da nossa visita.

No próximo post, mostro a caminhada que fizemos pelos Parque Nacional da Serra Geral – mais cânions e paisagens de tirar o fôlego!!!

Abaixo, o mapa de como chegar e a localização do Parque Nacional Aparados da Serra:


O mapa do google é interativo. Você pode clicar nos símbolos, dar zoom, etc.

Até a próxima trip!


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *