Parque Estadual do Caracol e Parque da Ferradura: natureza exuberante em Canela-RS



Canela é uma cidade pacata e amistosa na serra gaúcha. Pode não oferecer o mesmo glamour ou ter a mesma fama de sua vizinha Gramado, mas na minha opinião, tem bem mais a oferecer em quantidade de passeios, principalmente em meio à natureza. Um dos passeios imperdíveis para fazer em Canela é visitar o Parque Estadual do Caracol e o Parque da Ferradura, lá estão a famosa cachoeira do Caracol e belo mirante da Ferradura. Fomos lá conferir, e vamos mostrar aqui como é a visita a estes belíssimos parques em Canela e como chegar lá!

Eu recomendo que você alugue um carro em sua estadia em Canela, pois assim você fará seu próprio cronograma, definindo dias, passeios e horários. Além de visitar o Parque Estadual do Caracol e Ferradura, há muito o que explorar na região: Tours de Uva e Vinho, Alpen Park, Cafés Coloniais, ou explorar as cidades próximas como Gramado, Bento Gonçalves e Nova Petrópolis, apenas para citar algumas.

Como Visitar o Parque Estadual do Caracol

Por serem muito próximos, o ideal é conjugar a visita ao Parque Estadual do Caracol e Parque da Ferradura no mesmo dia. Nós fizemos assim, mas saiba que você vai andar bastante dentro dos parques, e se quiser descer até o pé da Cachoeira do Caracol, vai descer e subir centenas de degraus – então vá preparado, de preferência com um calçado confortável!

Cachoeira do Caracol - Canela - RS

Vista da Cachoeira do Caracol – Canela – RS

Assim que você compra os tickets de entrada, vai caminhar uns 5 minutos, passar por várias lojinhas e chegar ao mirante da Cachoeira do Caracol, esse aí de onde tiramos a foto acima. É acessível para pessoas de todas as idades.

Se quiser algo mais intenso, existe um passeio que 9 em cada 10 turistas saem de fininho: descer as escadaria de 927 degraus, que leva até a base da cachoeira do Caracol! Nós fomos lá conferir, mas vá preparado, pois além de muita perna, vai precisar de uma blusa impermeável ou capa de chuva, se não quiser voltar todo molhado do passeio!

Antes de iniciar a descida da escadaria da Cachoeira do Caracol, Leia as instruções abaixo:

Como visitar o Parque estadual do Caracol - Escadaria da cachoeira

Devido à umidade, no trecho inicial da trilha vimos alguns sapos (para pavor da Erika!). Mas depois de começarem os degraus, ele somem. Abaixo. o trecho final da Escadaria da Cachoeira do Caracol:

Cachoeira do Caracol - últimos degraus

Muito legal o passeio! O duro é subir tudo de volta… haja pernas!

Outros passeios que pode fazer por lá:

  • TELEFÉRICO: Se quiser passear de teleférico, há um bem próximo e que também oferece vista da cachoeira (no entanto mais distante, pois as vistas mais próximas são as que mostramos nas fotos acima). É necessário ir de carro, o acesso fica há 1km do Parque Estadual do Caracol, marcamos a localização no mapa que deixamos ao final desta matéria. Para preços e horários, consulte o site oficial do Parques da Serra, que opera o teleférico.
  • TRILHAS ECOLÓGICAS: Há outras trilhas e caminhadas no parque. Para mais informações e mapa das trilhas, consulte o site oficial do Parque Estadual do Caracol.

Como Visitar o Parque da Ferradura

Depois de visitar o Parque Estadual do Caracol, siga para o Parque da Ferradura, fica há 15 minutos de carro, apenas 7km de distância. Vale muito a pena a visita, em especial pelos mirantes, são pelo menos 3 em que oferece vistas sensacionais! Vamos dar uma olhadinha?

Parque da Ferradura

Mirante amplo, com uma vista espetacular da ferradura!

Se der sorte, poderá avistar alguns animais selvagens, como este enorme lagarto, conhecido como teiú:

Teiu no Parque da Ferradura

No final da tarde, uma pausa para contemplação da natureza:

Parque da Ferradura

É um passeio bem tranquilo de fazer, fácil de chegar e com uma vista recompensadora! Fica aí a dica, não deixe de visitar o Parque da Ferradura!!

Como chegar ao Parque Estadual do Caracol e Parque da Ferradura

Confira no mapa: marcamos o Parque Estadual do Caracol com a letra (B) e o Parque da Ferradura com a letra (C). A cidade de Canela fica na letra (A). Para chegar Parque Estadual do Caracol, são apenas 10 km (15 minutos de carro) desde Canela, bem pertinho. Partindo de Gramado, são 20 min de carro.

Do Parque Estadual do Caracol até o Parque da Ferradura são mais 15 minutos (7km).

E você, já visitou alguns destes parques? Gostou do passeio? Deixe aqui suas dicas e comentários, podem ser úteis a outros viajantes!

Até a próxima trip!


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *