Nos hospedamos no Passo do Lontra Parque Hotel por uma noite. O hotel é conhecido por ser ponto de encontro de pescadores. Eles oferecem pacotes de pesca esportiva nos rios Miranda, Vermelho, Aquidauana e Touro Morto. Oferecem também alguns passeios ecológicos, tais como focagem noturna de jacarés, caminhadas ecológicas, passeios fluviais e de canoa canadense, etc. Consulte o site deles para maiores informações. Como tínhamos pouco tempo, não contratamos nenhum desses passeios.
O que é legal desse parque hotel é que, se você for ficar pouco tempo como nós, dá para fazer outras coisas além dos passeios “oficiais” que citei no parágrafo anterior. Nós chegamos no Passo do Lontra às 16:00h – estávamos vindo da Xaraés. Nos acomodados e logo fomos explorar um dos grandes atrativos desse lugar: as passarelas.
Há uma série delas que percorrem todo o entorno do hotel. O grupo de capivaras da foto abaixo estava apenas 3 metros abaixo de nós.
Este cervo do pantanal também fotografamos de cima de uma das passarelas… magnífico!
Um bando de periquitos e as passarelas ao fundo:
A pensão no Passo do Lontra é completa, com café da manhã, almoço e jantar inclusos na diária. A comida é boa, mas não chega a ser excelente como a que comemos na Xaraés ou na San Francisco. Ao fim da tarde, fomos queimar as gorduras (de nosso farto almoço na Xaraés!), correndo na estradinha que liga o hotel a estrada parque.
Um breve parada para recuperar o fôlego e fotografar o pôr do sol no Pantanal.
Agora, de noite, as passarelas do passo do Lontra são um espetáculo a parte! Leve uma lanterna bem forte, e faça uma caminhada noturna por essas passarelas, em especial a que liga o estacionamento ao hotel. Embaixo dela ficam dezenas de jacarés e capivaras. E você mesmo pode fazer sua própria focagem noturna! Eles ficam alguns metros abaixo dos seus pés… é bem seguro, mas dá um baita medo !!
Na manhã seguinte, arrumamos duas bicicletas no hotel e fomos pedalar na estrada parque.
As pontes são sempre uma atração a parte…
… porque há sempre a chance avistar por ali algum bicho, principalmente jacarés:
Agora um cervo do pantanal, visto em nosso passeio de bike pela estrada parque:
Bom, é isso aí. Se você não gosta de pescaria, há muitas outras coisas para se fazer neste parque hotel. Caso tenha feito algum dos passeios oferecidos pelo Passo do Lontra, e queira compartilhar sua experiência, ela é muito bem vinda. Deixe-a nos comentários ao fim desta página. Quanto à nós, voltamos para nosso apartamento …
… arrumamos nossas malas e seguimos para nosso próximo destino, a fazenda San Francisco.
Até lá!
Olá amigos! O meu velho e saudoso pai foi chefe de comitivas nos anos 40/50/60( e eu, ainda um garotinho o acompanhava em suas andanças), e por muito tempo conduzindo boiadas com destino ao Nabiléque, e ou à Estação Carandazal, a travesia era feita nesse lugar, e naquela época esse trecho do rio miranda era conhecido como PASSO DA LONTRA e não DO LONTRA como hoje é chamado. “a pionada perguntava ao chefe: onde vamos jogar a boiada n’agua? Lá no PASSO DA LONTRA, respondia o chefe.” Naquela época alí haviam muitas lontras, ariranhas, jacarés, e até onças pintadas…piranhas então, tinha de montão…as vezes havia até a necessidade de jogar uma carcaça rio abaixo, para poder atravessar a boiada…porque esse lugar hoje é chamado de PASSO DO LONTRA? Meu abração pantaneiro