Série Pantanal – Fazenda San Francisco 2



Nos hospedamos na fazenda San Francisco por 3 noites, e lá fizemos os seguintes passeios (descreverei cada um deles detalhadamente ao longo deste post):

  • Focagem noturna (essa fizemos 3 vezes, porque queríamos ver a onça!);
  • Passeio de chalana;
  • Safari fotográfico (fizemos 2 vezes);
  • Caminhada na trilha da vazante até o mirante;
  • Canoagem;

Focagem Noturna

A focagem noturna na San Francisco é realizada numa caminhonete adaptada para isso. Os bancos foram posicionados no carro como num cinema. Com isso sua visão não fica obstruída com o cabeção sentado a sua frente.

caminhonete adaptada para focagem noturna no pantanal - Fazenda San Francisco

Como podem ver, você vai sentado ao ar livre, e recebe o vento direto no rosto. Então duas dicas:

Light bulb leve uma blusa extra (um moletom serve), porque o vento fica gelado a noite. Com o carro em movimento faz frio, acredite!

Light bulbuse os óculos de proteção que eles oferecem, ou se você tem um, leve! Na primeira focagem noturna eu não usei, resultado: fiquei lacrimejando metade do passeio por causa do vento gelado, e no final do passeio tomei uma mosquitada no olho! Não faça essa burrice!

O grupo é pequeno – cabem 9 pessoas fora da caminhonete e mais uma dentro, ao lado do motorista. Quanto ao tempo, a focagem noturna dura pouco mais de uma hora. Então, não fique enrolando para jantar, por dois motivos: a comida é deliciosa, coma logo antes que acabe (!) e segundo, o passeio começa por volta das 20h, e você não vai querer perdê-lo.

Esse foi o passeio que eu e minha esposa mais gostamos. Em uma das noites o pessoal da fazenda queria nos fazer para assistir um vídeo sobre o Pantanal. Eu e minha esposa ficamos enfezados – poxa, não tínhamos ido até lá para assistir a um DVD Steaming mad … bom, protestamos civilizadamente, e no fim acabamos em cima da caminhonete pela terceira vez, para nossa alegria Smile.

Agora, alguns dos bichos que vimos. Primeiro, o tamanduá bandeira. Reparem na foto da direita: é uma tamanduá fêmea com um filhote agarrado a suas costas!!

tamanduá bandeira fotografado em focagem noturna no pantanal - Fazenda San Francisco   Filhete de tamabduá bandeira nas costas da mãe - visto na Focagem Noturna da Fazenda San Francisco - Pantanal - foto1

 

Abaixo e a esquerda, um lobinho – também conhecido como cachorro do mato. Acho que ele tinha acabado de escapar de algum predador ou então apanhou de alguém… olha só as costas dele! Na foto da direita, um veado catingueiro:

Lobinho no Pantanal - visto na Focagem Noturna da Fazenda San Francisco - foto2   Veado catingueiro - visto na Focagem Noturna da Fazenda San Francisco - Pantanal - foto1

Um Guaxinim, também conhecido como Mão Pelada e uma coruja:

Guaxinim ou Mão Pelada - visto na Focagem Noturna da Fazenda San Francisco - Pantanal - foto3   coruja - fogagem noturna no pantanal

Uma capivara e um jacaré…

Capivara vista em focagem noturna no Pantanal   Jacaré - visto na Focagem Noturna da Fazenda San Francisco - Pantanal - foto1

Um casal de antas se refrescando numa represa:

Anta no Pantanal - vista na Focagem Noturna da Fazenda San Francisco   Anta no Pantanal - vista na Focagem Noturna da Fazenda San Francisco - foto2

E duas jaguatiricas!

Jaguatirica no Pantanal - vista na Focagem Noturna da Fazenda San Francisco - foto1   Jaguatirica no Pantanal - vista na Focagem Noturna da Fazenda San Francisco - foto2

Mas e a onça? ahh, essa só ouvimos o esturro – tipo um “rugido”. Esse bicho foi tão caçado pelos fazendeiros que é difícil ver um. Apesar disso, um levantamento estatístico feito pela San Francisco em 2007 mostra que ela foi vista em 31% das focagens noturnas, enquanto que a anta que fotografamos apareceu em apenas em 17%! Ehh, não foi dessa vez que vimos a onça… fica para uma próxima trip!

Ainda com relação à observação de onças, a San Francisco tem um passeio específico. Você vai a campo com o biólogo que as monitora e acompanha o trabalho dele. Pode ver, como não ver, mas vai ficar o dia todo por conta disso (esse não fizemos).

Passeio de chalana

A chalana da San Francisco é uma espécie de balsa de dois andares. O passeio é realizado num braço do rio Miranda – o corixo São Domingos.  Na foto abaixo, a Erika contemplando a natureza…

Passeio de Chalana na Fazenda San Francisco - Pantanal

Ao longo do percurso, o guia vai descrevendo a fauna local. Por vezes interagimos com ela, como durante a pescaria, quero dizer, tentativa de pescaria, porque com esse jacaré aí do lado tava difícil…

Pesca no passeio de Chalana na Fazenda San Francisco - Pantanal

Pescamos alguns poucos peixes, que o guia ia oferecendo aos animais da região, dentre jacarés (agora já sabemos porque ele estava ali!), gaviões e a garça da foto abaixo. Reparem que ela usou o bico como uma espécie de lança para capturá-lo:

  pesca de piranha para turistas - pantanal  Garça com peixe espetado no bico - passeio de Chalana na Fazenda San Francisco - Pantanal

Em certo momento, o guia pega alguns dos peixes que pescamos e os oferece aos jacarés. Esse aí subia até escada para pegar a piranha.

Jacaré subindo escada atrás da piranha! Proximatrip no Pantanal, fomos na Fazenda San Francisco

Esse outro, mais preguiçoso, queria o peixe na boca…

jacaré preguiçoso quer piranha no boca! Proximatrip no Pantanal, fomos na Fazenda San Francisco

Nosso passeio começou por volta das 15h e terminou às 18h. Gostei bastante, pela proximidade com os animais, mas com respeito e mantendo-os em seu ambiente natural, ao invés de uma jaula no zoológico. Aprovado Thumbs up.

Safari Fotográfico

Esse passeio fizemos de manhã, num caminhãozinho adaptado. Olha ele aí:

caminhão do Safari fotográfico - Proximatrip no Pantanal na Faz. San Francisco

Enquanto ele percorre as plantações de arroz da fazenda San Francisco, você vai fotografando as aves e bichos que encontra pelo caminho:

campos de plantação de aroz da fazenda san francisco - pantanal

Um tuiuiú, também conhecido como jaburu:

Jaburu - visto na Fazenda San Francisco - Proximatrip no Pantanal

E aqui meus parabéns a Erika! Ela tirou essas belas fotos de Capivaras:

Casal de capivaras visto na Fazenda San Francisco - Proximatrip no Pantanal

Essa outra se coçando…

capivara coçando o nariz - Pantanal

Essa também é da Erika: um gavião descansando nesse lindo ipê rosa, todo florido:

Ipe rosa e gavião - visto na Fazenda San Francisco - Proximatrip no Pantanal

Um cervo pantaneiro, desconfiado com o barulho do caminhão…

Cervo fotogranado no safari fotográfico da Fazenda San Francisco - Pantanal

Esse passeio durou três horas. No fim, quem quiser pode fazer uma caminhada de 20 minutos na trilha do Carandá. Nós fizemos, mas não vimos muita coisa (a exceção de algumas poucas aves), porque a trilha – apesar de suspensa – é por dentro da mata ciliar do rio Miranda. A visibilidade é melhor na trilha da vazante.

Trilha da Vazante

Essa é uma longa trilha de madeira, com quase 1 km de comprimento, por sobre uma área de vazante,  afetada pelo regime de cheias do pantanal: pode estar seca ou inundada, dependendo da época do ano. Como fomos em agosto, a região estava seca.

Caminhada ecológica na trilha da vazante - Fazenda San Francisco - Pantanal

No final há um mirante de 10 metros de altura, com uma bela vista da trilha:

Mirador trilha da vazente - Fazenda San Francisco - Proximatrip no Pantanal

Esse passeio durou por volta de duas horas. Leve:  Light bulb água, protetor solar e um chapéu ou boné.

Canoagem

É realizada no corixo São Domingos, o mesmo do passeio de Chalana. Nesse passeio, além de aves, vimos muitos macacos pulando de árvore em árvore. E jacarés, muitos jacarés! Adivinha se eu não tentei chegar mais perto deles? … mas tive que parar, não por medo dos jacarés – porque eles fogem se você se aproxima demais, mas por medo da minha esposa, que estava me ameaçando com o remo!

Canoagem na Fazenda San Francisco - Proximatrip no Pantanal

Fizemos esse passeio de manhã, e durou por volta de duas horas.  Leve: Light bulb protetor solar e um chapéu ou boné. O colete salva vidas eles mesmo fornecem.

A fazenda San Francisco e seus arredores

Depois de mostrar os passeios, quero mostrar agora um pouco da Fazenda. Olha eu aí tirando um cochilo depois do almoço:

08-05 053

O motivo do cochilo:

 sobremesa pantaneira

Nosso quarto:

apartamentos da Fazenda San Francisco - Proximatrip no Pantanal

Alguns bichos que vimos por alí mesmo… uma tucano, uma arara…

Tucano - Fazenda San Francisco - Pantanal  Arara Canindé - Fazenda San Francisco - Pantnal

Vimos também um casal de emas. Elas são mantidas pelos fazendeiros nas proximidades da sede porque comem cobras. Na verdade, tudo o que brilha no chão elas bicam… então, se você deixar cair um brinco ou coisa do tipo, e a ema achar, para recuperá-lo só procurando nas fezes do bicho! Outro inconveniente é que as emas são um pouco agressivas… olha só o macho tentando nos intimidar… e devo dizer que ele conseguiu!  Mas entre prós e contras, eu prefiro tomar uma bicada de ema do que uma picada de cobra…

Ema enfezada da Fazenda San Francisco - Proximatrip no Pantanal

E para terminar, uma sequência de fotos de pôr do sol no pantanal.

Na primeira, uma revoada de patos.

Pôr do sol na Faz. San Francisco - Proximatrip no Pantanal - Foto1

Eu, maravilhado…

Pôr do sol na Faz. San Francisco - Proximatrip no Pantanal - Foto2

Mais uma foto…

Pôr do sol na Fazenda San Francisco - Proximatrip no Pantanal - Foto3

Simplesmente fantástico…

Pôr do sol vermelho na Faz. San Francisco - Proximatrip no Pantanal - Foto4

Espero que tenham gostado. No próximo post desta série, a pousada Pequi. Até lá!!

Abaixo um mapa com localização da Fazenda San Francisco e o caminho que fizemos para chegar lá:


O mapa do google acima é interativo. Você pode clicar nos símbolos, dar zoom, etc.


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 pensamentos em “Série Pantanal – Fazenda San Francisco

  • daniele

    Olá, vamos à Bonito e estamos programando 2 noites no Pantanal Sul. Vi que se hospedaram nas duas: Passo do Lontra e San Francisco. Como só temos este período, temos que escolher entre uma delas… qual você sugere? Obrigada!!

    • Erika

      Olá Daniele, o Passo do Lontra tem passarelas ao redor do hotel que deixam os hóspedes muito próximos das capivaras e jacarés, especialmente a noite. A San Francisco não tem isso, mas em compensação tem safaris noturnos inesquecídeis. Em termos de opções de passeios, a San Francisco tem mais opções. Consulte nossos posts especícicos para estes destinos e boa trip!