Ficamos hospedados na Fazenda Xaraés por apenas 1 noite. A infraestrutura da fazenda é muito boa, e o ambiente bem tranquilo. Há internet, e os quartos são bem grandes. Quando fomos, havia muitos estrangeiros hospedados alí. A partir da BR, são 20 Km de estrada parque (trecho sul) mais 10 km de estrada local até a sede da fazenda.
Assim que saímos de nosso quarto, uma macaca veio dar as boas vindas! Seu nome era Xica, ela havia sido salva filhote, trataram dela na fazenda e por lá resolveu ficar.
A Xica era bem tranquila. Mas se você não fizesse um agrado, ela não sossegava até conseguir um!
Fizemos na Xaraés dois passeios. O primeiro foi de barco, no final da tarde em que chegamos, com focagem noturna de animais na volta. Nos acompanharam o piloto do barco e uma bióloga, que foi explicando os hábitos e características de cada animal observado. Vimos aves e jacarés nesse passeio. Porém, o passeio em si – pela tranquilidade do lugar e a imersão na natureza que ele proporciona – foi o que mais me agradou.
O segundo passeio – a cavalo, fiz na manhã do dia seguinte. Consiste em uma cavalgada pelo pantanal, observando a fauna e flora local. Minha esposa não é muito fã de cavalos, olhou-o umas 10 vezes… e desconfiada ela montou:
O cavalo era mansinho, mas não teve jeito, ela não estava a vontade ali em cima, e esse passeio eu fiz sem ela . No geral vê-se mais aves, dentre papagaios, araras e tuiuiús. Aqui também vale o que disse do passeio anterior. Faça o passeio pelo passeio, não tanto pela observação dos animais.
Vi também uma vaca que tinha parido um bezerro morto.
Cena triste, creio que ela também iria morrer, estava muito fraca…
Depois, eu e minha esposa fizemos uma caminhada nos arredores da fazenda Xaraés.
Mas resolvemos voltar quando avistamos dois búfalos mal encarados . Esses animais tem fama de ser um pouco agressivos
…
Voltamos para a fazenda. Já estava na hora do almoço, e que almoço! A comida pantaneira é simplesmente deliciosa!!
Bem, nossa estadia na fazenda Xaraés foi curta. Com relação aos passeios, vimos mais animais nas outras fazendas que ficamos. Apesar disso, a Xaraés tem também seu charme: é um excelente lugar para você ficar hospedado e descansar. Desfrutar o contato com a natureza. Comer então, nem se fala! De barriga cheia, seguimos para nosso próximo destino: Passo do Lontra, o assunto do próximo Post.
Até lá!!
Abaixo deixo o caminho que fizemos de carro e a localização da Fazenda Xaraés. Para acessar o site deles, clique aqui.
O mapa do google acima é interativo. Você pode diminuir o zoom, clicar nos símbolos, etc.