Série Pantanal – Fazenda Xaraés



Próxima Trip na Fazenda Xaraés - Pantanal Sul

Ficamos hospedados na Fazenda Xaraés por apenas 1 noite. A infraestrutura da fazenda é muito boa, e o ambiente bem tranquilo. Há internet, e os quartos são bem grandes. Quando fomos, havia muitos estrangeiros hospedados alí. A partir da BR, são 20 Km de estrada parque (trecho sul) mais 10 km de estrada local até a sede da fazenda.

Assim que saímos de nosso quarto, uma macaca veio dar as boas vindas! Seu nome era Xica, ela havia sido salva filhote, trataram dela na fazenda e por lá resolveu ficar.

Fazenda Xaraés - a macaca Xica, uma bugio super mansa e amável, adotada desde filhote

A Xica era bem tranquila. Mas se você não fizesse um agrado, ela não sossegava até conseguir um!

Fazenda Xaraés - macaca Xica, uma bugio muito simpática e amável, tirando um cochilo no meu colo - Pantanal  Fazenda Xaraés - Pantanal - a macaca bugio Xica pedindo um agrado!

Fizemos na Xaraés dois passeios. O primeiro foi de barco, no final da tarde em que chegamos, com focagem noturna de animais na volta. Nos acompanharam o piloto do barco e uma bióloga, que foi explicando os hábitos e características de cada animal observado. Vimos aves e jacarés nesse passeio. Porém, o passeio em si – pela tranquilidade do lugar e a imersão na natureza que ele proporciona – foi o que mais me agradou.

Passeio de barco na fazenda Xaraés - Pantanal  aves vistas no passeio de barco da fazenda Xaraés - Pantanal

jacaré visto no passeio de barco da fazenda Xaraés - Pantanal  focagem noturna de jacarés - passeio de barco da fazenda Xaraés - Pantanal

O segundo passeio – a cavalo, fiz na manhã do dia seguinte. Consiste em uma cavalgada pelo pantanal, observando a fauna e flora local. Minha esposa não é muito fã de cavalos, olhou-o umas 10 vezes… e desconfiada ela montou:

passeio a cavalo feito na fazenda Xaraés - Pantanal

O cavalo era mansinho, mas não teve jeito, ela não estava a vontade ali em cima, e esse passeio eu fiz sem ela Sad smile.  No geral vê-se mais aves, dentre papagaios, araras e tuiuiús. Aqui também vale o que disse do passeio anterior. Faça o passeio pelo passeio, não tanto pela observação dos animais.

Ninho de jaburu visto na fazenda Xaraés - Pantanal

Vi também uma vaca que tinha parido um bezerro morto.

Cena triste, creio que ela também iria morrer, estava muito fraca…

Vaca que pariu um bezerro morto - Pantanal

Depois, eu e minha esposa fizemos uma caminhada nos arredores da fazenda Xaraés.

caminhada nos arredores da fazenda Xaraés - Pantanal

Mas resolvemos voltar quando avistamos dois búfalos mal encarados Surprised smile. Esses animais tem fama de ser um pouco agressivos Devil

Búfalos no pantanal

Voltamos para a fazenda. Já estava na hora do almoço, e que almoço! A comida pantaneira é simplesmente deliciosa!!

Almoço Pantaneiro

Bem, nossa estadia na fazenda Xaraés foi curta. Com relação aos passeios, vimos mais animais nas outras fazendas que ficamos. Apesar disso, a Xaraés tem também seu charme: é um excelente lugar para você ficar hospedado e descansar. Desfrutar o contato com a natureza. Comer então, nem se fala! De barriga cheia, seguimos para nosso próximo destino: Passo do Lontra, o assunto do próximo Post.

Até lá!!

porteira na estrada de terra/areia até fazenda Xaraés - Pantanal

Abaixo deixo o caminho que fizemos de carro e a localização da Fazenda Xaraés. Para acessar o site deles, clique aqui.


O mapa do google acima é interativo. Você pode diminuir o zoom, clicar nos símbolos, etc.


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *