Bonito – Flutuação no Recanto Ecológico Rio da Prata 2



Quando fomos a Bonito, fizemos a flutuação no Recanto Ecológico Rio da Prata. Ver todos aqueles peixes tão próximos e debaixo d’água, peixes que só havia visto fora dela e fisgados em meu anzol (eu adorava pescar quando moleque!), foi uma experiência fantástica. Minha esposa também gostou bastante, e olha que ela não sabe nadar direito. Mas isso não a atrapalhou em nada, porque o uso do colete salva vidas é obrigatório, e te fará flutuar durante todo o passeio.

Após vestirmos a roupa de neoprene, fomos levados por um veículo até as proximidades do local. Inicia-se aí uma trilha por dentro da mata. Caminhamos nela até da nascente do rio Olho d’água – ponto de início da flutuação. Neste percurso a pé, se você der sorte poderá observar aves e animais nativos da região. Quando fomos, vimos alguns passarinhos. Chegando a nascente, o instrutor – que acompanhará seu grupo  – te passará todas as dicas e informações de como fazer a flutuação.

Flutuação no Recanto Ecológico Rio da Prata 01

Acima, o início da flutuação. Abaixo, a trilha que te leva ao início da flutuação e a vestimenta/equipamentos necessários: roupa de neoprene, snorkel, máscara e colete salva vidas, tudo isso é fornecido pelo Recanto Ecológico Rio da Prata.

 Trilha no Recanto Ecológico Rio da Prata 01  Flutuação no Recanto Ecológico Rio da Prata - colocando a máscara de mergulho

Se você não tem máquina fotográfica adaptada para fotos submersas, recomendo que solicite o aluguel de uma quando estiver contratando o passeio. As águas são realmente cristalinas, e as fotografias ficam excelentes, mesmo que não haja sol – caso da foto abaixo.

Flutuação no Recanto Ecológico Rio da Prata 02

A flutuação no rio da prata é bem tranquila – a correnteza é suave e a profundidade pequena na maior parte do percurso. Em alguns trechos, deve-se tomar cuidado para não encostar os pés no fundo do rio. Caso você toque o leito, uma “poeira” se levantará e irá turvar a água.

Mas em poucos minutos, a “nuvem” voltará a se depositar. Como as rochas da região são calcárias, o cálcio liberado faz com que as partículas em suspensão se aglutinem, calcificando-as. O grãozinho formado fica pesado demais e se precipita no fundo do rio. O solo é portanto o grande responsável da transparência dessas águas!

Bom, chega dessa conversa de nerd! Vamos as fotos dos peixes que encontramos por lá.  Um piau (a esquerda) e uma curimbatá(a direita):

Peixe Piau - Flutuação no Recanto Ecológico Rio da Prata - Bonito  Peixe curimbatá visto na flutuação Recanto Ecológico Rio da Prata

Um cardume de piraputangas (a esquerda) e um pacu (a direita).

Cardume de piraputangas visto na flutuação Recanto Ecológico Rio da Prata  Pacú visto na flutuação Recanto Ecológico Rio da Prata

Um dourado bem de perto!

Peixe dourado visto bem de perto na flutuação Recanto Ecológico Rio da Prata

Também vimos uma sucuri Surprised smile, que o guia nos mostrou de longe, mas essa não tive coragem para chegar mais perto e fotografar! Quanto a lontras e jacarés, neste dia esses bichos não cruzaram nosso caminho.

Depois de flutuar por quase 2 kilômetros, o passeio termina num deck. Nos trocamos, e depois fomos almoçar no próprio Recanto Ecológico do Rio da Prata (o almoço está incluso no passeio).

Terminado o almoço, descansamos um pouco e seguimos – por volta das 15 horas – para o buraco das araras, outro atrativo que fica a poucos quilômetros dali. Eu recomendo que você faça o passeio do buraco das araras depois da flutuação, porque é no final da tarde as aves se reúnem ali. Portanto, você estará no horário certo!

Abaixo deixo um mapa com a localização e caminho que fizemos de Bonito até o Recanto Ecológico Rio da Prata:


O mapa do google é interativo. Você pode clicar nos símbolos, dar zoom, etc…

Até o próximo post!!


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 pensamentos em “Bonito – Flutuação no Recanto Ecológico Rio da Prata

  • Leandro

    Umas informações, por favor: você fez o passeio a Bonito de excursão ou por conta própria? O que vale mais a pena? Quanto tempo é necessário passar em Bonito para ver todas as atrações da região?

    Obrigado.

    • Gustavo Autor do post

      Fomos a Bonito por conta própria, de carro desde São Paulo. Os passeios locais geralmente são prioridade das agencias de turismo da cidade, o que dificulta fazê-los por conta própria. O que neste caso nâo é exatamente um problema, pois tudo é muito organizado. Estando na cidade, basta procurar uma destas agências na avenida principal da cidade e agendar seus passeios. Foi o que fizemos.
      Nos próximos dias publicaremos os posts de outros passeios que fizemos na cidade, se lhe interessar.
      Ficamos 3 dias e meio em Bonito, e vimos o essencial.