Bonito – Abismo Anhumas, Grutas do Lago Azul e São Miguel



Decidi agrupar os passeios do Abismo Anhumas, Gruta do Lago Azul e Gruta de São Miguel num único post por dois motivos. Primeiro, porque neles você irá ver as mesmas formações rochosas : estalactites, estalagmites, etc. Segundo, porque a maioria das fotos que tirei nestes lugares ficaram tremidas… o que é vergonhoso!

Se você leu o post da flutuação no Rio da Prata, deve-se lembrar que as águas em bonito são cristalinas devido à presença de cálcio no solo da região. Ora, esse mesmo componente é o responsável pela forma arquitetônica dessas grutas (informações mais detalhadas aqui). Mas a semelhança acaba por aí, porque cada um desses passeios tem sua peculiaridade.

Abismo Anhumas

O Abismo Anhumas não tem um acesso muito amigável não. A única entrada é uma fenda no chão. Depois de passar por esse buraco claustrofóbico, você desce verticalmente por uma corda até o fundo, 70 metros abaixo. Na foto, eu e o instrutor animado, as 9h da manhã, prontos para descer!

Fenda de entrada do Abismo Anhumas

Claro que, antes de ser pendurado nessa corda aí, você deve fazer um treinamento no escritório do abismo anhumas, em Bonito. O meu fiz no dia anterior, e lá você aprenderá as técnicas verticais de rapel necessárias para entrar no abismo, e o principal, sair dele! Porque terá que subir, sozinho, por 70 metros, amarrado nessa cordinha… e ninguém te puxa não, é você que deve fazer os movimentos com pernas e braços.

Uma dica: siga as instruções que recebeu no treinamento que a subida será tranquila. Não é força, é técnica. Tinha um cara bombado do meu lado, que se cansou no meio do caminho, e ficou pendurado lá um tempão, ofegante e se borrando de medo (são 70m de altura!) e ainda atrasando todo mundo, só porque quis subir usando só os braços, ao invés do cérebro! A força você aplica – moderadamente – nas pernas… e na boa, se você consegue subir 15 andares a pé, você consegue sair do abismo anhumas.

Dica: aproveite a descida e a subida, porque elas fazem parte do seu passeio. Se você nunca fez rapel, como eu, a sensação é única! E acredite, não é difícil como pode parecer. Tentei convencer minha esposa a vir comigo, mas não teve jeito! Tive que fazer o passeio sozinho… na verdade pior ainda, porque o bombado insuportável me acompanhou por metade da subida!!

Bom, quanto as fotos do interior do abismo, eu vergonhosamente Embarrassed smile não trouxe uma que prestasse (todas ficaram tremidas ). A foto abaixo é de propriedade do site abismo anhumas. O lugar realmente impressiona.

abisto anhumas (créditos da foto: site abismo anhumas)

Quanto ao passeio interno, fiz o de bote, para observação mais de perto das formações rochosas. Considerando que o tempo de subida é longo (cada pessoa demora cerca de 25 minutos para subir), o tempo que você passa no bote não é muito grande não.  Eu iniciei a descida ao abismo anhumas às 9h da manhã, e ao meio dia já estava de volta a superfície.

Há também a opção de mergulho no lago interno, se você tem carteirinha de mergulho. Somente 18 pessoas podem visitar o abismo por dia. Mergulho: somente 4 por dia. O transporte até a fenda do Abismo Anhumas não está incluso no passeio (ao fim desta página eu deixo um mapa com a localização da fenda e do escritório, e como chegar lá). Quanto aos preços, informe-se no  site do abismo anhumas.

Abaixo, uma foto da estrada de terra que te leva à fenda do Abismo Anhumas e gruta do Lago Azul:

estrada de terra até Abismo Anhumas e Gruta do Lago Azul

Gruta do Lago Azul

Bom, dessa aí eu consegui trazer uma foto mais ou menos Annoyed.

Bonito - gruta do lago azul

Agora, uma foto muito melhor que a minha e em 360 graus você encontra aqui!

A “coloração” azul dessa lagoa é muito bonita. E ela pode ficar mais ou menos azul dependendo do horário do dia. Isso porque os raios do sol incidem na lagoa dessa gruta em um horário específico para cada época do ano (mas esse horário é sempre de manhã cedo).

DICA: Informe-se sobre o melhor horário para visitação com quem você comprar o passeio em Bonito.

Durante a visitação, você recebe capacetes de proteção, e desce uma série de degraus entalhados na própria rocha do lugar. Tome cuidado para não escorregar. Nossa visita durou pouco mais de 1 hora. Não é permitido descer até as margens da lagoa.

Gruta de São Miguel

O atrativo desta gruta são suas formações internas (estalactites, estalagmites, etc). Do mesmo modo que em todos os passeios descritos aqui, recebemos um capacete e fomos explorar a gruta. Na de São Miguel, você caminha por dentro dela. Nosso passeio durou pouco mais de 1h. Além das formações, vimos alguns morcegos dormindo no lugar.

 Bonito - gruta de são miguel Bonito - gruta de são miguel - foto 2

Dos três passeios, o do abismo anhumas é o mais extenso. Quanto ao horário, Abismo Anhumas e Gruta do Lago Azul devem ser feitos de manhã cedo, devido ao belo efeito que os raios de sol provocam em suas respectivas lagoas.

Abaixo, deixo um mapa com a localização e o caminho que fizemos para chegar no Abismo Anhumas, Gruta do Lago Azul e Gruta de São Miguel:


O mapa do google acima é interativo. Você pode dar zoom, clicar nos símbolos, etc…


Seguro Viagem - Tranquilidade para sua viagem pelo Brasil
Vai viajar pelo Brasil? Não se esqueça do SEGURO VIAGEM, pois ele é fundamental para pronto atendimento e serviços médicos durante sua viagem!
Compare diversas seguradoras e tipos de cobertura (inclusive Covid-19) na SEGUROS PROMO, nossa parceira aqui no blog - acesse pelo link e use nosso CUPOM DE DESCONTO: PROXIMATRIP15, para conseguir um preço ainda mais baixo!
Você ainda pode consultar se há algum cupom de desconto ainda maior no próprio site da Seguros Promo antes de finalizar sua compra!
Conheça as principais vantagens:
  • O Melhor preço garantido! Seguros Promo cobre qualquer oferta de seguro viagem.
  • Mais barato do que comprar em seguradoras.
  • Atendimento 24hs e em português!
  • 12x sem juros no cartão ou 5% de desconto no boleto.
  • Assistencia médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem e muito mais.
Comprando através do nosso blog, pelo link ou clicando na imagem acima, você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda nosso site a continuar produzindo matérias de viagens 100% independentes! Muito obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.