Ciclovia Marginal Pinheiros – passeio saudável em São Paulo



A “ciclovia da Marginal” como é conhecida na cidade, foi inaugurada em fevereiro de 2010, e pode ser uma ótima opção para um sábado ou domingo de tempo bom na capital.

Para quem mora em São Paulo e tem sua própria bike, basta dirigir-se a uma das estações de trem da linha 9-esmeralda da CPTM que possuam acesso à ciclovia.

Para os turistas e/ou moradores da cidade quem não tenham bicicleta, o ideal é alugar uma em bicicletários de alguma estação de metrô que tenha o serviço (a da Vila Madalena, por exemplo) pegar o metrô com a bike (verificar os dias e os horários no site do metrô www.metro.sp.gov.br) e fazer conexão com a linha de trem, seguindo então para a ciclovia.

ciclovia marginal - passeio as margens do rio pinheiros em São Paulo

Outra opção – que já usei algumas vezes – é alugar bicicletas no Parque Vila Lobos, e de lá seguir de bike pelo bairro (uns 10 minutos de trajeto) até o acesso à ciclovia pela estação de trem ao lado da ponte da cidade universitária.

placa de atenção Capivaras - ciclovia marginal Pinheiros

No meu caso, levamos as bikes no carro, estacionamos ao lado da estação cidade universitária e iniciamos nosso passeio daquele ponto.

ciclovia marginal Pinheiros

O trajeto: É muito legal ter uma vista da cidade de uma forma mais “slow motion”, já que na correria de segunda a sexta a gente pega busão, carro, fica no meio do trânsito e não dá bola para o skyline da cidade. O percurso é plano, então mesmo para pessoas sedentárias é um passeio bem agradável. Como você vai e volta pelo mesmo caminho, pode decidir quantos km quer andar. O total do percurso é de 21 km.

Os detalhes: Os prédios da Berrini, os hotéis caros (Hyatt e Hilton), o shopping chique Cidade Jardim, o trem da CPTM passando,  a Ponte Estaiada. E capivaras. Muitas capivaras. Esse será o cenário da sua pedalada.

Alguns filhotes de capivara vistos entre as estações vila Olímpia e Berrini:

Filhotes de capivara pastando na marginal do rio pinheiros - São Paulo

Esta outra capivara, um pouco mais crescidinha, estava próxima à ponte estaida:

capivara na ciclovia marginal Pinheiros - próximo à ponte estaiada

Essas aí de baixo são adultas:

Capivaras adultas pastando na marginal do rio Pinheiros - São Paulo

Esta família de capivaras vimos entre as pontes cidade universitária e do Jaguaré:

Ciclovia marginal pinheiros capivaras pontes Cidade Universitária Jaguaré

O lado ruim: Veja bem, o cheiro não é realmente dos mais agradáveis. Entretanto, das vezes em que eu fui, deu pra suportar. E o lixo…

É triste olhar estas imagens … milhares de garrafas pet, troncos de árvores, pedaços de brinquedos, restos de móveis, sofás, peças de carros, materiais de construção, tem de tudo nesse lixo… e o principal, que a gente não vê mas está presente nestas fotos: a falta de consciência de quem descarta tudo isso dessa forma!

Outra coisa que não gostei: os acessos… Minha opinião é de que todas as estações de trem deveriam ter acesso à ciclovia. Talvez esse seja um projeto do governo do Estado. Vamos aguardar. Por enquanto, os pontos de acesso a ciclovia são:

– Ponte Cidade Universitária (foto abaixo, a esquerda)
– Passarela EMAE, ao lado da estação Vila Olímpia (foto abaixo, a direita)
– Estação Santo Amaro
– Estação Jurubatuba
– Av. Miguel Yunes (entre Jurubatuba e Autódromo)
maiores informações: CPTM;   regulamento da ciclovia aqui.

   Passarela de acesso ao lado da estação Vila Olímpia - Ciclovia da marginal pinheiros

De acordo com a CPTM, frequentam a ciclovia por volta de 4500 pessoas por semana. Funciona todos os dias – inclusive sábados, domingos e feriados – das 06 às 18:15h. Durante o horário de verão, a ciclovia fica aberta das 05:30 até as 19:15h.

Não podem circular na ciclovia: patins, skates, triciclos, mobiletes, patinetes, monociclos, motonetas e motocicletas. E fique atento quando estiver pedalando, pois carros da polícia ou autorizados da CPTM circulam ao lado da ciclovia, na faixa reservada a eles.

  

Para terminar, o mapa da ciclovia da Marginal:

ciclovia da marginal pinheiros - MAPA

** AVISO IMPORTANTE – INTERDIÇÃO PARCIAL DA CICLOVIA DA MARGINAL:

A partir do dia 07/10/2013 a ciclovia da marginal Pinheiros será interditada parcialmente – entre  Vila Olímpia e Granja Julieta – para obras de construção do monotrilho (linha 17 ouro) do Metrô. A duração prevista da obra é de 2 anos:

No entanto, foi construído uma escada que dá acesso a uma nova ciclovia do outro lado do rio pinheiros. O acesso é pela ponte cidade jardim, conforme mostra a imagem abaixo:

Ciclovia Marginal Pinheiros - acesso temporário na ponte cidade jardim

E aproximadamente a 200 metros desse acesso há também um outro acesso – esse permanente – ao parque do povo:

Ciclovia marginal pinheiros - ponte de acesso ao parque do povo

Apesar dos problemas e por vezes mal cheiro, gostamos do passeio, e sempre que podemos, vamos pedalar por lá!

Até a próxima trip!!


Seguro Viagem - Tranquilidade para sua viagem pelo Brasil
Vai viajar pelo Brasil? Não se esqueça do SEGURO VIAGEM, pois ele é fundamental para pronto atendimento e serviços médicos durante sua viagem!
Compare diversas seguradoras e tipos de cobertura (inclusive Covid-19) na SEGUROS PROMO, nossa parceira aqui no blog - acesse pelo link e use nosso CUPOM DE DESCONTO: PROXIMATRIP15, para conseguir um preço ainda mais baixo!
Você ainda pode consultar se há algum cupom de desconto ainda maior no próprio site da Seguros Promo antes de finalizar sua compra!
Conheça as principais vantagens:
  • O Melhor preço garantido! Seguros Promo cobre qualquer oferta de seguro viagem.
  • Mais barato do que comprar em seguradoras.
  • Atendimento 24hs e em português!
  • 12x sem juros no cartão ou 5% de desconto no boleto.
  • Assistencia médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem e muito mais.
Comprando através do nosso blog, pelo link ou clicando na imagem acima, você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda nosso site a continuar produzindo matérias de viagens 100% independentes! Muito obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.