A “ciclovia da Marginal” como é conhecida na cidade, foi inaugurada em fevereiro de 2010, e pode ser uma ótima opção para um sábado ou domingo de tempo bom na capital.
Para quem mora em São Paulo e tem sua própria bike, basta dirigir-se a uma das estações de trem da linha 9-esmeralda da CPTM que possuam acesso à ciclovia.
Para os turistas e/ou moradores da cidade quem não tenham bicicleta, o ideal é alugar uma em bicicletários de alguma estação de metrô que tenha o serviço (a da Vila Madalena, por exemplo) pegar o metrô com a bike (verificar os dias e os horários no site do metrô www.metro.sp.gov.br) e fazer conexão com a linha de trem, seguindo então para a ciclovia.
Outra opção – que já usei algumas vezes – é alugar bicicletas no Parque Vila Lobos, e de lá seguir de bike pelo bairro (uns 10 minutos de trajeto) até o acesso à ciclovia pela estação de trem ao lado da ponte da cidade universitária.
No meu caso, levamos as bikes no carro, estacionamos ao lado da estação cidade universitária e iniciamos nosso passeio daquele ponto.
O trajeto: É muito legal ter uma vista da cidade de uma forma mais “slow motion”, já que na correria de segunda a sexta a gente pega busão, carro, fica no meio do trânsito e não dá bola para o skyline da cidade. O percurso é plano, então mesmo para pessoas sedentárias é um passeio bem agradável. Como você vai e volta pelo mesmo caminho, pode decidir quantos km quer andar. O total do percurso é de 21 km.
Os detalhes: Os prédios da Berrini, os hotéis caros (Hyatt e Hilton), o shopping chique Cidade Jardim, o trem da CPTM passando, a Ponte Estaiada. E capivaras. Muitas capivaras. Esse será o cenário da sua pedalada.
Alguns filhotes de capivara vistos entre as estações vila Olímpia e Berrini:
Esta outra capivara, um pouco mais crescidinha, estava próxima à ponte estaida:
Essas aí de baixo são adultas:
Esta família de capivaras vimos entre as pontes cidade universitária e do Jaguaré:
O lado ruim: Veja bem, o cheiro não é realmente dos mais agradáveis. Entretanto, das vezes em que eu fui, deu pra suportar. E o lixo…
É triste olhar estas imagens … milhares de garrafas pet, troncos de árvores, pedaços de brinquedos, restos de móveis, sofás, peças de carros, materiais de construção, tem de tudo nesse lixo… e o principal, que a gente não vê mas está presente nestas fotos: a falta de consciência de quem descarta tudo isso dessa forma!
Outra coisa que não gostei: os acessos… Minha opinião é de que todas as estações de trem deveriam ter acesso à ciclovia. Talvez esse seja um projeto do governo do Estado. Vamos aguardar. Por enquanto, os pontos de acesso a ciclovia são:
– Ponte Cidade Universitária (foto abaixo, a esquerda)
– Passarela EMAE, ao lado da estação Vila Olímpia (foto abaixo, a direita)
– Estação Santo Amaro
– Estação Jurubatuba
– Av. Miguel Yunes (entre Jurubatuba e Autódromo)
maiores informações: CPTM; regulamento da ciclovia aqui.
De acordo com a CPTM, frequentam a ciclovia por volta de 4500 pessoas por semana. Funciona todos os dias – inclusive sábados, domingos e feriados – das 06 às 18:15h. Durante o horário de verão, a ciclovia fica aberta das 05:30 até as 19:15h.
Não podem circular na ciclovia: patins, skates, triciclos, mobiletes, patinetes, monociclos, motonetas e motocicletas. E fique atento quando estiver pedalando, pois carros da polícia ou autorizados da CPTM circulam ao lado da ciclovia, na faixa reservada a eles.
Para terminar, o mapa da ciclovia da Marginal:
** AVISO IMPORTANTE – INTERDIÇÃO PARCIAL DA CICLOVIA DA MARGINAL:
A partir do dia 07/10/2013 a ciclovia da marginal Pinheiros será interditada parcialmente – entre Vila Olímpia e Granja Julieta – para obras de construção do monotrilho (linha 17 ouro) do Metrô. A duração prevista da obra é de 2 anos:
No entanto, foi construído uma escada que dá acesso a uma nova ciclovia do outro lado do rio pinheiros. O acesso é pela ponte cidade jardim, conforme mostra a imagem abaixo:
E aproximadamente a 200 metros desse acesso há também um outro acesso – esse permanente – ao parque do povo:
Apesar dos problemas e por vezes mal cheiro, gostamos do passeio, e sempre que podemos, vamos pedalar por lá!
Até a próxima trip!!