Botucatu, Pardinho e Bofete – Passeio de carro e a pé pelas cuestas da região. 6



As regiões de Botucatu, Pardinho e Bofete tem um relevo muito interessante. Suas formações rochosas são denominadas cuestas –  uma espécie de montanha com um dos lados em suave declive – quase plano,  e o outro em forma de escarpa. Elas podem ser observadas das estradas que cortam a região. Uma dessas aí recebeu de nós uma atenção especial, porque, dependendo de onde é observada, forma a silhueta de um “gigante adormecido”:

Cuestas de Botucatu formam silhueta de "gigante adormecido"

Acima, a Erika olhando o gulliver  dorminhoco com binóculos. Tirei essa foto uma das estradas de terra que liga Pardinho a Bofete. Para “ver” o gigante, imagine a silhueta de um homem deitado. Agora, olhe no horizonte: bem a direita está sua cabeça. No centro sua barriga e bem a esquerda seus pés!

Abaixo, a formação rochosa das Três Pedras  – elas fazem parte dos pés do gigante adormecido.

Três Pedras vistas em estrada entre Pardinho e Bofete

As estradas entre Pardinho e Bofete são todas de terra, com pouco cascalho, e em um estado de conservação não muito bom.  Então, um carro 4×4 é muito bem vindo. A paisagem é totalmente rural – e ao redor vimos praticamente só pastagens com gado de corte. Abaixo, alguns bezerros já crescidos…

Bezerros na estrada entre Pardinho e Bofete

As três Pedras novamente, um pouco mais próximas:

Três Pedras - passeio de carro entre Pardinho e Bofete

Fizemos também uma caminhada até a base das Três Pedras, nas terras de uma das fazendas da região. O dono da fazenda cobra uma taxa para você poder caminhar por ali, afinal você estará entrando dentro da propriedade dele.

O curioso é que nós pagamos a taxa, mas no caminho acabamos nos desviando da trilha e entramos em outra propriedade, sem saber! Bem que vimos que a trilha estava um pouco complicada, com pasto um pouco alto… mas chegamos lá, sem tropeçar em nenhuma cobra pelo caminho!

Vamos as fotos:

Abaixo, a Erika pensando… “ummm, tá longe pra caramba…”

Trilha pelo pasto até Três Pedras - Pardinho / Bofete / Botucatu

Depois de caminhar um pouco… continuava longe…

Trilha pelo pasto até Três Pedras - Pardinho / Bofete / Botucatu (2)

… mas depois de algumas horas, chegamos lá!

DSC01012

Agora, pior do que chegar até aí foi voltar para o carro. Caminhamos… caminhamos… e ele nunca chegava. Olha, esse dia ficamos cansados!

Já de volta na fazenda, conversamos um pouco com um dos filhos do dono, muito atencioso. Ele nos contou que algumas pessoas costumam reclamar da taxa que eles cobram, mas eu acho mais do que justa. Se cobrando as pessoas não respeitam a natureza, jogam lixo no chão, sem cobrar então…   E o problema não é apenas de conservação, envolve o negócio deles: se um boi engole um saco plástico abandonado por um turista, morre asfixiado.

Abaixo, o cachorro deles, fazendo uma careta:

DSC01035

Bom, sobre as Três Pedras, é isso!

Também visitamos duas cachoeiras da região. A da esquerda fica no Parque Ecológico da Pavuna. A da direita é a cachoeira da Marta.

Cachoeira - Parque Ecológico da Pavuna    Cachoeira da Marta - Botucatu

Placa: Parque Natural Municipal Cachoeira da Marta

Esses são alguns dos passeios que se pode fazer na região de Pardinho, Bofete e Botucatú.

Para procurar os melhores preços de hotéis e reservar, pesquise em nosso parceiro, Booking.com:

Booking.com

Até uma próxima trip!


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 pensamentos em “Botucatu, Pardinho e Bofete – Passeio de carro e a pé pelas cuestas da região.

    • Erika

      Pamela, não há placas, mapas ou qualquer orientação turística na cidade. Também ficamos “batendo cabeça” para poder fazer esse passeio, Ficamos rodando um bom tempo pelas estradas de terra da região, parando carros que passavam, perguntando a moradores, paramos até num bar na beira da estrada para descobrir informações. Acabou fazendo parte da aventura!
      Nesse caso, infelizmente não temos como ajudar com maiores informações.
      boa sorte!