Roteiro de 1 dia na Praia do Forte – Bahia



Fizemos um roteiro de 1 dia para conhecer as atrações principais de Praia do Forte. Claro que se você estiver com crianças esse roteiro não é para você, pois foi bem punk. Pegamos um voo de madrugada de São Paulo para chegar a Salvador às 6:00h da manhã. Alugamos um carro na Hertz do aeroporto e então pegamos a estrada. Mas o dia foi escolhido a dedo, apenas alguns dias antes, baseado na previsão do tempo. Sabíamos que o dia seria de sol, calor e céu azul – perfeito para os passeios e para as fotos.

Barcos de pesca e arrecifes da Praia do Forte - Bahia

Do aeroporto é super fácil…a estrada estava em bom estado e é praticamente uma reta só, com GPS facilita ainda mais.

rodovia até Praia do Forte - Bahia

O centrinho turístico de Praia do Forte: muito bonito, charmoso e agradável de se caminhar. A infraestrutura do local é excelente, com agências para passeios locais, lojas de marcas conhecidas e lojas menores, com artesanatos e produtos da região, restaurantes, bares, sorveterias.

Praticamente todos os estabelecimentos, inclusive o Projeto Tamar, aceitam cartões de crédito, mas se você precisar há também caixas eletrônicos e uma agência do Banco do Brasil, que ficam no início da avenida que vai dar acesso à vila e à praia.

O centro turístico da Praia do Forte

Nossa dica de local para almoço: comida simples e saborosa – Espaço Forte Bar e Restaurante. Os preços estavam bem razoáveis, levando em consideração o local e o que é servido. Mas esse assunto de comida é bem relativo – depende muito do “nível gastronômico” em que você está, assim como depende do nível de cash disponível no momento! A dica é andar pelas ruazinhas e bater o olho nos menus expostos na porta de cada restaurante!

prato do restaurante Espaço forte - Praia do Forte - Bahia

Projeto Tamar: achei muito legal, bem instrutivo e educativo. Bom para crianças e adultos. Ainda melhor se você der sorte no dia de sua visita e puder acompanhar a abertura de ninhos das tartarugas ou a soltura dos filhotes no mar, essas atividades são feitas pelos funcionários do local, vinculados ao IBAMA. Há uma loja de souvenirs muito legal do Projeto Tamar, mas os preços não são nada convidativos.

Projeto Tamar e arrecifes da Praia do Forte (ao fundo) - Bahia

Em horário estabelecido (para saber se no dia de sua visita vai ter alguma atividade agendada, basta olhar na placa de atividades do dia, logo na entrada, depois da compra dos ingressos) houve a retirada dos ovos e das tartaruguinhas que estavam nos ninhos demarcados no espaço do projeto, eram ninhos que estavam em áreas de risco e que foram transferidos para esse local.

Retirada dos ovos e tartaruguinhas dos ninhos protegidos - Projeto Tamar da Praia do Forte - Bahia

Nesse momento, todo mundo quer ficar bem perto dos filhotinhos, mas tudo é feito de maneira organizada para que todo mundo possa ver de perto, mas com o bicho devidamente protegido (porque tem muito turista sem noção, infelizmente).

Retirada dos ovos e tartaruguinhas dos ninhos protegidos - Projeto Tamar da Praia do Forte - Bahia

Felizmente no dia da nossa visita pudemos acompanhar esse processo  de “nascimento” das tartarugas, mas a soltura, outro evento que eu gostaria de ter presenciado, ficou para uma próxima trip. Infelizmente o mar estava muito bravo naquela tarde…

tartaruguinha recem nascida indo para o mar - Projeto Tamar da Praia do Forte - Bahia

A simpática igrejinha e a praça bem ao lado: lugar muito bonito e fotogênico!

Igreja e praça da Praia do Forte - Bahia

Um bom lugar para uma sombra e ficar admirando a beleza do mar!

Praia do Forte - Bahia - roteiro de um dia

A praia é linda, fotogênica – mas achei mais legal de fotografá-la mesmo, não me animei para entrar no mar. Pessoalmente, não achei esse trecho da praia muito bom para banho. Mas adorei para fazer uma caminhada!

Praia do Forte na maré baixa (roteiro de um dia)

Barcos de pesca e arrecifes da Praia do Forte (maré baixa) - Bahia

Visitamos também o Castelo Garcia D’Ávila, construído entre 1551 e 1624. A Casa da Torre foi a primeira grande construção portuguesa no Brasil (segundo a informação fornecida no parque histórico). É o único castelo feudal das Américas e sede do maior latifúndio do mundo (800 mil km²).

Castelo Garcia D’Ávila - roteiro de um dia na Praia do Forte - Bahia

Castelo Garcia D’Ávila - Praia do Forte - Bahia

Só achei que pela importância histórica e turística do local, o castelo está bem descuidado. Sujeira, lixo, falta de fiscalização e mau estado de preservação em geral – itens que banalizam o local e ainda corroboram a fama de má gestão e abandono de monumentos Brasil afora pelos órgãos competentes, uma pena. Gostei bastante da Praia do Forte e dos locais que visitei, claro que tenho minhas críticas – mas com certeza seria um local que gostaria de voltar. Há muitos bons hotéis, pousadas e resorts na região, e a beleza do lugar é inegável.

Para procurar os melhores preços de hotéis e reservar, pesquise em nosso parceiro, Booking.com:

Booking.com

Até a próxima trip!


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *