Fizemos um roteiro de 1 dia para conhecer as atrações principais de Praia do Forte. Foi bem corrido e puxado, não recomendamos se seu grupo de viagem incluir crianças e idosos. Pegamos um voo de madrugada de São Paulo para chegar a Salvador às 6:00h da manhã. Alugamos um carro na Hertz do aeroporto e então pegamos a estrada. Mas o dia foi escolhido a dedo, apenas alguns dias antes, baseado na previsão do tempo. Sabíamos que o dia seria de sol, calor e céu azul – perfeito para os passeios e para as fotos.
Do aeroporto de Salvador é super fácil chegar à Praia do Forte – a estrada estava em perfeito estado e é praticamente uma reta só, e para quem não conhece a região, utilizar GPS ou Google Maps facilita ainda mais.
O centrinho turístico de Praia do Forte: muito bonito, charmoso e agradável de se caminhar. A infraestrutura do local é excelente, com agências para passeios locais, lojas de marcas conhecidas e lojas menores, com artesanatos e produtos da região, restaurantes, bares, sorveterias.
Praticamente todos os estabelecimentos, inclusive o Projeto Tamar, aceitam cartões de crédito, mas se você precisar há também caixas eletrônicos e uma agência do Banco do Brasil, que ficam no início da avenida que vai dar acesso à vila e à praia.
Nossa dica de local para almoço: comida simples e saborosa – Espaço Forte Bar e Restaurante. Os preços estavam bem razoáveis, levando em consideração o local e o que é servido. Mas há ofertas para todos os paladares e bolsos – as opções gastronômicas são boas e variadas! A dica é andar pelas ruazinhas e bater o olho nos menus expostos na porta de cada restaurante!
Projeto Tamar: achei muito legal, bem instrutivo e educativo. Bom para crianças e adultos. Ainda melhor se você der sorte no dia de sua visita e puder acompanhar a abertura de ninhos das tartarugas ou a soltura dos filhotes no mar, essas atividades são feitas pelos funcionários do local, vinculados ao IBAMA. Há uma loja de souvenirs muito legal do Projeto Tamar, mas os preços não são nada convidativos.
Em horário estabelecido (para saber se no dia de sua visita vai ter alguma atividade agendada, basta olhar na placa de atividades do dia, logo na entrada, depois da compra dos ingressos) houve a retirada dos ovos e das tartaruguinhas que estavam nos ninhos demarcados no espaço do projeto, eram ninhos que estavam em áreas de risco e que foram transferidos para esse local.
Nesse momento, todo mundo quer ficar bem perto dos filhotinhos, mas tudo é feito de maneira organizada para que todo mundo possa ver de perto, mas com o bicho devidamente protegido (porque tem muito turista sem noção, infelizmente).
Felizmente no dia da nossa visita pudemos acompanhar esse processo de “nascimento” das tartarugas, mas a soltura, outro evento que eu gostaria de ter presenciado, ficou para uma próxima trip. Infelizmente o mar estava muito bravo naquela tarde…
A simpática igrejinha e a praça bem ao lado: lugar muito bonito e fotogênico, e cartão postal da Praia do Forte!
Um bom lugar para uma sombra e ficar admirando a beleza do mar, mesmo com o banco torto e quebrado!!!
A praia é linda, fotogênica – mas achei mais legal de fotografá-la mesmo, não me animei muito para entrar no mar. Pessoalmente, não achei esse trecho da praia muito bom para banho. Mas adorei para fazer uma boa caminhada!
Visitamos também o Castelo Garcia D’Ávila, construído entre 1551 e 1624. A Casa da Torre foi a primeira grande construção portuguesa no Brasil (segundo a informação fornecida no parque histórico). É o único castelo feudal das Américas e sede do maior latifúndio do mundo (800 mil km²).
Só achei que pela importância histórica e turística do local, o castelo está bem descuidado. Sujeira, lixo, falta de fiscalização e mau estado de preservação em geral – itens que banalizam o local e ainda corroboram a fama de má gestão e abandono de monumentos Brasil afora pelos órgãos competentes, uma pena. Gostei bastante da Praia do Forte e dos locais que visitei, claro que tenho minhas críticas – mas com certeza seria um local que gostaria de voltar. Há muitos bons hotéis, pousadas e resorts na região, e a beleza do lugar é inegável.
Para procurar os melhores preços de hotéis e reservar, pesquise em nosso parceiro, Booking.com:
Booking.comAté a próxima trip!