O post de hoje mostra o roteiro de 1 dia que fizemos pelos principais cartões postais de Salvador, as atrações turísticas mais conhecidas da capital baiana. Como pegamos um dia lindo de sol, calor e céu azul, as fotos ficaram bem legais.
A minha única constatação – já esperada – é que o turismo no Brasil ainda é amador. Não há estrutura nos atrativos turísticos e quando existe, é precária, deficiente. Digo isso não para difamar a cidade ou nosso país, já que isso muito me entristece pois estou no mesmo barco, e gostaria de ter vontade de passar minhas férias viajando pelo país – coisa que não faço tem uns bons anos e permaneço sem nenhum incentivo para isso.
O que fazer em Salvador? Roteiro de 1 dia na cidade com atrações turísticas:
Bom, voltando ao roteiro…como estávamos hospedados no bairro do Rio Vermelho, e estávamos com carro alugado, saímos pela manhã após um lanche para fazer esse percurso, que se encaixa perfeitamente para 1 dia. Há também a opção de transporte público (que eu não me animaria nada de fazer…), táxis (que sairia mais caro do que com carro alugado, já que as distâncias são grandes) e também o ônibus turístico de Salvador, daqueles de 2 andares tipo sightseeing. Como não cheguei a vê-los, não sei sequer se estão operando…
A primeira parada foi na Av. Oceânica (estacionamos na própria avenida), num morro onde há um mirante para a praia da Barra e para o Farol da Barra. Nem preciso dizer que o mirante estava cheio de resto de lixo e com um insuportável cheiro de urina… lamentável. Um vista linda dessas, um mar azul e convidativo… e eu mal podendo respirar.
De lá paramos no Farol da Barra em si, cujo entorno é infernal e para estacionar o carro foi uma luta… e lá vem “guardadores” de carro arrancar alguns reais seus… fazer o que… é assim em todo lugar do Brasil.
Lá no Farol funciona o Museu Náutico da Bahia, que não entramos. Então demos somente uma volta ao redor do farol… a vista é bem bonita e panorâmica.
De lá então seguimos para o Pelourinho – uma coisa notável em suas ladeiras foi a quantidade de policiais e viaturas… acho que é porque ali tem muito turista gringo…me senti segura andando por lá.
Detalhe que quando estávamos chegando veio um monte de molecada em cima do carro, indicando locais para estacionamento, resolvemos seguir um desses meninos, estávamos um pouco apreensivos, mas ele nos guiou ( nós dentro do carro e ele correndo ao lado do carro) até um estacionamento super bem localizado, na rua das Laranjeiras, no coração do Pelourinho. Demos um “gorjeta”de R$ 5 pra ele, fora o custo que tivemos depois com o estacionamento.
Mas a localização foi ótima… em poucos minutos estávamos fotografando esse verdadeiro patrimônio nacional… é bem agradável ( e cansativo) andar pelas ladeiras, olhar as lojas, artesanatos… essa parte da cidade é bem conservada e bonita.
Tiramos muitas fotos “clássicas” nos locais mais famosos do Pelourinho, cujas casas coloridas são super fotogênicas e históricas. Curiosidade: o centro histórico de Salvador é Patrimônio Mundial da Unesco desde 1985.
Estávamos com uma mapa fornecido pelo hotel, mas o mapa do próprio Centro histórico é mais didático e nos ajudou na localização dos pontos de interesse.
Um local muito bonito, mas que a conservação, pela importância histórica, deixa muito a desejar é a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco. Tem um acervo enorme de azulejos portugueses. Mas acho que fica tudo muito exposto sem segurança, vimos crianças sem noção batendo suas bonecas e carrinhos contra a parede, bem nos azulejos! A funcionária que nos vendeu o ticket de entrada era totalmente alheia, sem treinamento nem boa vontade.
Apesar do aviso, ninguém obedece…e ninguém fiscaliza…
Bom … depois da visita bateu a fome… e vimos muitos restaurantes bacaninhas por ali… paramos para comer em um chamado Mama Bahia. O pão de alho deles é ótimo, e tem música ao vivo.
Depois caminhamos mais um pouco pelas ruas do centro histórico e resolvemos atravessar a praça da Sé, rumo ao Elevador Lacerda.
A vista é linda… pena que tem muita gente esquisita ali, mendigos e o cheiro de urina durante o percurso todo e também no local onde se tira essa foto clássica do elevador…
Resolvemos pagar a módica (acho que foi R$ 0,30) quantia para descer o elevador e seguir para uma rápida visita ao Mercado Modelo. O elevador parece uma sauna, é velho e está em péssimo estado. É necessária uma reforma drástica nesse lugar, por se tratar de lugar histórico e turístico.
Depois da descida, uma rua onde tem um ponto de ônibus, pessoas indo e vindo do trabalho e alguns bem mal encarados ficaram de olho nas nossas máquinas fotográficas. Ficamos um pouco apreensivos. Não me senti segura.
O Elevador Lacerda visto a partir do Mercado Modelo!
O Mercado Modelo é muito cheio… muita gente, turistas e barraquinhas vendendo artesanato e produtos. Achei as coisas meio caras pela qualidade. Fora que o local é muito abafado, sem ventilação decente e uma bagunça. É bem voltado aos turistas, mas não achamos a estrutura boa.
Ao lado do Mercado Modelo está o Centro Náutico. De lá saem barcos e lanchas para ilhas da região. Procuramos pelo passeio ao Forte de São Marcelo, mas ele estava fechado para visitação. Abaixo tem algumas fotos dele. Tiramos a partir do terraço do Cinema Espaço Unibanco (Itaú). Ele fica na Pça Castro Alves, s/n – Centro. Tem estacionamento em frente e é um ótimo local para terminar esse tour de 1 dia. No local há uma pequena livraria, um café e obviamente o cinema.
Para procurar os melhores preços de hotéis e reservar, pesquise em nosso parceiro, Booking.com:
Booking.comAté a próxima trip!
Obrigado pelas informações
Tive que deixar meu comentário. Vocês mais reclamam do curtem o local, melhor ficar em casa ! kkkkkk
Obrigada por dar audiência ao site! E quanto a aproveitar as viagens, aproveito muito bem, pena que no Brasil existam locais que precisam de mais estrutura e também de pessoas com mais educação e cultura, usando você como exemplo.
Concordo com o Jai. Genteeee qto desanimo…vixi! Relato pouco animador… cadê a energia vital da viagem? hahahah
A cidade tem muitos locais históricos e interessantes, mas algumas coisas eu não curti mesmo, não foi desânimo, apenas não gostei!
Ótimos comentários.
Obrigado.
Se você curtisse mais ao invés de reclamar… teria ido a vários lugares durante esse 1 dia.
#SemMais
Renan, teria ido não, eu fui a vários lugares durante esse 1 dia e realmente fui sincera com o que vi. Afinal eu que pago minhas viagens e avalio o custo x benefício dos lugares. O blog existe para isso, eu dar minha opinião. #SemMais
Procurei em vários locais roteiros de um dia, e o seu disparado é o mais mau humorado. Só reclama… ai que preguiça de gente assim!
Não sou obrigada a gostar dos lugares que visito. Esse blog é de turismo, as pessoas procuram lugares para gastar seu suado dinheiro em viagens de férias e feriados e tem lugares onde vale a pena e outros que não valem. Cada um tem sua opinião, muito simples.
Não entendo essas pessoas criticando seu relato. Hoje, o que mais vemos são blogueiras pagas pelo hotel em que se hospedam, pelo restaurante que comem, pela agência de passeios etc. Dessa forma, lemos trocentas dicas e indicações que não são sinceras e sim fruto de permutas.
Então vemos um relato honesto, que diz sobre a experiência daquela pessoa, e aí os leitores reclamam.
É por essas e outras que o mundo está cada vez mais fake!
Vivian, obrigada pela visita ao blog. Realmente também não entendo certas coisas…
Aceitamos críticas obviamente, mas em alguns casos as pessoas ficam bravas porque não gostamos de algum lugar, sendo que nós pagamos, vivemos aquilo e estamos relatando apenas a NOSSA experiência. Cada um que viaje para onde quer não é mesmo!? Pois para criticar está cheio de gente por aí, mas para pagar nossos boletos rsrsrs
Boas viagens para você!
Sem querer ofender, mas para tanta reclamação, para que foi em Salvador ?? Deveria supor as carências dessa terra, não é Edimburgo !!!
Olá Ruben, obviamente que Salvador não é Edimburgo, já visitei ambas e são diferentes mas cada uma com suas características, boas e ruins.
Acho que você não entendeu o propósito do relato. Eu fui, paguei minha viagem, visitei e gostei de algumas coisas e não gostei de outras. A questão não é reclamar ou não, e sim dar a minha impressão, pessoal. Quer um artigo mostrando somente os pontos turísticos sem dar opinião e falando só do lado bom? então tem dezenas de revistas de viagens que já fazem isso.
Viajar não é “supor” coisas. Viajar é se programar, pagar a viagem e simplesmente ir e ver no que vai dar, seja o resultado positivo ou negativo.
Quanto vc pagou pelo estacionamento ? É por hora … vale apena alugar um carro por um dia ? Vou descer no porto de Salvador de um Cruzeiro que vai ficar por 12 há em salvador
Oi Giovani, como já tem um tempo pode ter subido de preço. Mas como tem também o valor cobrado por “guardadores” de carro, além de eventuais taxas de estacionamento, dependendo dos locais onde pretente visitar eu separaria de 50 a 70 reais pelo dia . Se quiser evitar a burocracia de retirada/devolução do carro, pode combinar com um taxista para te levar aos locais que deseja e pagar um valor fixo pelo período das 12h, talvez saia valor semelhante. Boa viagem
Olha, já li nos comentários que seu argumento é “paguei pela minha viagem e posso relatar o que eu quiser” e isso de fato é uma verdade. Mas queria dizer que muitas tantas outras cidades lá fora, como Veneza por exemplo, tbm tem cheiro de mijo, esgoto a céu aberto, um inferno de gente e por ser Europa é endeuzada.
Há de se convir que, em se tratando se cidade grande, seja em qualquer lugar do mundo, infelizmente não há como fugir de alguns pontos, mas a quantidade de colocações negativas no seu post e o jeito que elas foram colocadas desanima qualquer ser humano de conhecer a cidade, mesmo ela tendo o Pelourinho como Patrimônio da Unesco.
Não digo para mentir e dizer que tudo o foi lindo, mas a economia de muitas cidades depende do turismo.
Sugiro ma releitura e colocações de outras formas para os pontos negativos.
Ps: Você poderia ter escolhido pontos turísticos fora da rota pois estariam menos cheios, não os “cartões postais” como bem citou, afinal, sempre vão ser os locais mais procurados. Há uma riqueza cultural gigante em Salvador, e não vi nenhum desses pontos cidados aqui.
Olá Helida, obrigada por seu comentário!
É verdade sim que a cidade tem uma riqueza cultural enorme, e realmente gostamos do Centro histórico e mencionamos isso no texto, não à toa que é patrimônio da Unesco.
Viajamos bastante e nas minhas outras matérias de outros locais também faço críticas do que não gostamos ou achamos que poderia ser de outra maneira.
A Europa é “endeusada“ por aqueles que só leem matérias falando que tudo é uma maravilha, para chegar lá e dar com burros n’ água em muitos lugares. Seja Veneza, Bratislava, diversas cidades da França e Alemanha, na Ásia então nem se fala…. paraísos lindos estragados pela ação do homem.
E quanto a escolher pontos fora da rota, é sempre uma boa escolha, mas no caso a matéria era sobre um roteiro básico, para quem vai uma primeira vez na cidade.
Não escrevi o texto para animar ou desanimar ninguém, afinal não sou uma Revista de Turismo ou jornal voltado para o tema, para isso tem os blogueiros profissionais ou jornalistas que sao convidados por secretarias de turismo principalmente para falar bem dos lugares… os blogs independentes tem por característica descrever opiniões pessoais, apenas. Quando viajo, leio vários blogs para me planejar e não me deixo influenciar pelo que falam, sempre gosto de ir para ter minha própria opinião. Às vezes acontece de realmente a pessoa ter criticado e eu também não gostar do local, já outras vezes tive uma opinião diferente… enfim é uma longa discussão.
Obrigada pela visita ao site!