Roteiro básico de 1 dia em Salvador : Os cartões postais da cidade 14



O post de hoje mostra o roteiro de 1 dia que fizemos pelos principais cartões postais de Salvador, as atrações turísticas mais conhecidas da capital baiana. Como pegamos um dia lindo de sol, calor e céu azul, as fotos ficaram bem legais.

 praia Barra Salvador Bahia

A minha única constatação – já esperada –  é que o turismo no Brasil ainda é amador. Não há estrutura nos atrativos turísticos e quando existe, é precária, deficiente. Digo isso não para difamar a cidade ou nosso país, já que isso muito me entristece pois estou no mesmo barco, e gostaria de ter vontade de passar minhas férias viajando pelo país – coisa que não faço tem uns bons anos e permaneço sem nenhum incentivo para isso.

O que fazer em Salvador? Roteiro de 1 dia na cidade com atrações turísticas:

Bom, voltando ao roteiro…como estávamos hospedados no bairro do Rio Vermelho, e estávamos com carro alugado, saímos pela manhã após um lanche para fazer esse percurso, que se encaixa perfeitamente para 1 dia. Há também a opção de transporte público (que eu não me animaria nada de fazer…), táxis (que sairia mais caro do que com carro alugado, já que as distâncias são grandes) e também o ônibus turístico de Salvador, daqueles de 2 andares tipo sightseeing. Como não cheguei a vê-los, não sei sequer se estão operando…

A primeira parada foi na Av. Oceânica (estacionamos na própria avenida), num morro onde há um mirante para a praia da Barra e para  o Farol da Barra. Nem preciso dizer que o mirante estava cheio de resto de lixo e com um insuportável cheiro de urina… lamentável. Um vista linda dessas, um mar azul e convidativo… e eu mal podendo respirar.

Farol da Barra - Salvador - Bahia

De lá paramos no Farol da Barra em si, cujo entorno é infernal e para estacionar o carro foi uma luta… e lá vem “guardadores” de carro arrancar alguns reais seus… fazer o que… é assim em todo lugar do Brasil.

Vista da praia da barra aos pés do Farol - Salvador - Bahia

Lá no Farol funciona o Museu Náutico da Bahia, que não entramos. Então demos somente uma volta ao redor do farol… a vista é bem bonita e panorâmica.

O Farol da Barra - Salvador - Bahia

De lá então seguimos para o Pelourinho – uma coisa notável em suas ladeiras foi a quantidade de policiais e viaturas… acho que é porque ali tem muito turista gringo…me senti segura andando por lá.

Detalhe que quando estávamos chegando veio um monte de molecada em cima do carro, indicando locais para estacionamento, resolvemos seguir um desses meninos, estávamos um pouco apreensivos, mas ele nos guiou ( nós dentro do carro e ele correndo ao lado do carro) até um estacionamento super bem localizado, na rua das Laranjeiras, no coração do Pelourinho. Demos um “gorjeta”de R$ 5 pra ele, fora o custo que tivemos depois com o estacionamento.

Mas a localização foi ótima… em poucos minutos estávamos fotografando esse verdadeiro patrimônio nacional… é bem agradável ( e cansativo) andar pelas ladeiras, olhar as lojas, artesanatos… essa parte da cidade é bem conservada e bonita.

IMG_6606

Tiramos muitas fotos “clássicas” nos locais mais famosos do Pelourinho, cujas casas coloridas são super fotogênicas e históricas. Curiosidade: o centro histórico de Salvador é Patrimônio Mundial da Unesco desde 1985.

caminhada pelo Centro Histórico - Salvador - Bahia

Estávamos com uma mapa fornecido pelo hotel, mas o mapa do próprio Centro histórico é mais didático e nos ajudou na localização dos pontos de interesse.

Mapa oficial Centro Histórico Pelourinho Salvador Bahia

Um local muito bonito, mas que a conservação, pela importância histórica, deixa muito a desejar é a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco. Tem um acervo enorme de azulejos portugueses. Mas acho que fica tudo muito exposto sem segurança, vimos crianças sem noção batendo suas bonecas e carrinhos contra a parede, bem nos azulejos! A funcionária que nos vendeu o ticket de entrada era totalmente alheia, sem treinamento nem boa vontade.

Igreja da Ordem Terceira de São Francisco

Apesar do aviso, ninguém obedece…e ninguém fiscaliza…

Azulejos Portugueses - Igreja da Ordem Terceira de São Francisco

Azulejos Portugueses - Igreja da Ordem Terceira de São Francisco

IMG_3451

Bom … depois da visita bateu a fome… e vimos muitos restaurantes bacaninhas por ali… paramos para comer em um chamado Mama Bahia. O pão de alho deles é ótimo, e tem música ao vivo.

IMG_6619

Depois caminhamos mais um pouco pelas ruas do centro histórico e resolvemos atravessar a praça da Sé, rumo ao Elevador Lacerda.

IMG_6620

IMG_6635

A vista é linda… pena que tem muita gente esquisita ali, mendigos e o cheiro de urina durante o percurso todo e também no local onde se tira essa foto clássica do elevador…

Elevador Lacerda - Salvador - Bahia

Resolvemos pagar a módica (acho que foi R$ 0,30) quantia para descer o elevador e seguir para uma rápida visita ao Mercado Modelo. O elevador parece uma sauna, é velho e está em péssimo estado. É necessária uma reforma drástica nesse lugar, por se tratar de lugar histórico e turístico.

Depois da descida, uma rua onde tem um ponto de ônibus, pessoas indo e vindo do trabalho e alguns bem mal encarados ficaram de olho nas nossas máquinas fotográficas. Ficamos um pouco apreensivos. Não me senti segura.

Mercado Modelo - Salvador - Bahia

O Elevador Lacerda visto a partir do Mercado Modelo!

Elevador Lacerda - Salvador - Bahia

O Mercado Modelo é muito cheio… muita gente, turistas e barraquinhas vendendo artesanato e produtos. Achei as coisas meio caras pela qualidade. Fora que o local é muito abafado, sem ventilação decente e uma bagunça. É bem voltado aos turistas, mas não achamos a estrutura boa.

Mercado Modelo visto por dentro - Salvador - Bahia

Ao lado do Mercado Modelo está o Centro Náutico. De lá saem barcos e lanchas para ilhas da região. Procuramos pelo passeio ao Forte de São Marcelo, mas ele estava fechado para visitação. Abaixo tem algumas fotos dele. Tiramos a partir do terraço do Cinema Espaço Unibanco (Itaú). Ele fica na Pça Castro Alves, s/n – Centro. Tem estacionamento em frente e é um ótimo local para terminar esse tour de 1 dia. No local há uma pequena livraria, um café e obviamente o cinema.

Forte de São Marcelo - Salvador - Bahia

Para procurar os melhores preços de hotéis e reservar, pesquise em nosso parceiro, Booking.com:

Booking.com

Até a próxima trip!


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 pensamentos em “Roteiro básico de 1 dia em Salvador : Os cartões postais da cidade

    • Erika Autor do post

      Renan, teria ido não, eu fui a vários lugares durante esse 1 dia e realmente fui sincera com o que vi. Afinal eu que pago minhas viagens e avalio o custo x benefício dos lugares. O blog existe para isso, eu dar minha opinião. #SemMais

    • Erika Autor do post

      Não sou obrigada a gostar dos lugares que visito. Esse blog é de turismo, as pessoas procuram lugares para gastar seu suado dinheiro em viagens de férias e feriados e tem lugares onde vale a pena e outros que não valem. Cada um tem sua opinião, muito simples.

    • Vivian

      Não entendo essas pessoas criticando seu relato. Hoje, o que mais vemos são blogueiras pagas pelo hotel em que se hospedam, pelo restaurante que comem, pela agência de passeios etc. Dessa forma, lemos trocentas dicas e indicações que não são sinceras e sim fruto de permutas.
      Então vemos um relato honesto, que diz sobre a experiência daquela pessoa, e aí os leitores reclamam.
      É por essas e outras que o mundo está cada vez mais fake!

      • Erika Autor do post

        Vivian, obrigada pela visita ao blog. Realmente também não entendo certas coisas…
        Aceitamos críticas obviamente, mas em alguns casos as pessoas ficam bravas porque não gostamos de algum lugar, sendo que nós pagamos, vivemos aquilo e estamos relatando apenas a NOSSA experiência. Cada um que viaje para onde quer não é mesmo!? Pois para criticar está cheio de gente por aí, mas para pagar nossos boletos rsrsrs

        Boas viagens para você!

  • Ruben Dario Aguero

    Sem querer ofender, mas para tanta reclamação, para que foi em Salvador ?? Deveria supor as carências dessa terra, não é Edimburgo !!!

    • Erika Autor do post

      Olá Ruben, obviamente que Salvador não é Edimburgo, já visitei ambas e são diferentes mas cada uma com suas características, boas e ruins.
      Acho que você não entendeu o propósito do relato. Eu fui, paguei minha viagem, visitei e gostei de algumas coisas e não gostei de outras. A questão não é reclamar ou não, e sim dar a minha impressão, pessoal. Quer um artigo mostrando somente os pontos turísticos sem dar opinião e falando só do lado bom? então tem dezenas de revistas de viagens que já fazem isso.
      Viajar não é “supor” coisas. Viajar é se programar, pagar a viagem e simplesmente ir e ver no que vai dar, seja o resultado positivo ou negativo.