Rota Ecológica – Alagoas : uma viagem contemplativa



Em nossa viagem pelo litoral de Alagoas, passamos por lugares conhecidos como a capital Maceió e as praias de Maragogi. Quando estávamos no fim de nossa viagem, resolvemos fazer o trecho Maragogi-Maceió não pela AL-101, que vem cortando pelo interior, mas pela chamada Rota Ecológica, um trecho ainda preservado e protegido do turismo de massa.

Foi assim então que surgiu a viagem contemplativa de 1 dia por essa região de praias quase desertas e cidadezinhas minúsculas, lugar que pretendemos voltar um dia com mais calma. Só soube da existência dessa região através de informações do Ricardo Freire, do site Viaje na Viagem, que tem ótimas dicas de como explorar a região e conhece todas as pousadas de charme do lugar.

Começamos então nosso passeio por Japaratinga…

Início da Rota Ecológica - Alagoas

…com uma pausa na estrada de terra para uma bela foto do trecho conhecido como Barreira do Boqueirão… note que a maré estava baixíssima…

Barreira do Boqueirão - Rota Ecológica Alagoas

Nosso Palio alugado…

nosso pálio alugado - Rota Ecológica - Alagoas

Fomos seguindo então até o ponto em que pegamos a Balsa para Porto de Pedras, no rio Manguaba… compramos uma garrafinha de água gelada e um sorvete sem marca, pois o calor e o sol estavam matando… nem lembro quanto pagamos na balsa, mas não custou mais que 20 reais, certeza… a travessia é bem rápida, uns 20 minutos.

Balsa para Porto de Pedras, no rio Manguaba - Rota ecológica em Alagoas

pelo menos o GPS estava acertando…

nosso GPS Garmin Nuvi 3790t

Porto de Pedras tem ruazinhas e construções muito simpáticas, com cara de interior mesmo…

Porto de Pedras - rota ecológica Alagoas

Porto de Pedras - Rota ecológica Alagoas

tranquilidade…

Praia vazia em Porto de Pedras - rota ecológica Alagoas

Fomos seguindo então rumo a São Miguel dos Milagres, quando nos deparamos com crianças encenando o Bumba meu boi no meio da estrada. Óbvio que eles queriam dinheiro. Como até que ficou legal o teatrinho, e as crianças ali são visivelmente simples, não achamos ruim de pagar o “pedágio”.

Bumba meu boi na rota ecológica de Alagoas

Mais igrejinha….

igrejinha - rota ecológica Alagoas

e artesanatos à venda no caminho…

IMG_6355

Depois de passar por São Miguel dos Milagres, continuamos pela estrada principal até que vimos uma estrada asfaltada que ia em direção ao mar. Era o acesso para a praia do Marceneiro…

acesso à Praia do Marceneiro - rota ecológica Alagoas

A praia estava deserta, até ficaríamos ali um pouco para descansar, mas chegou um carro com um uma família de farofeiros, abriram o porta-malas e ligaram as caixas de som potentes do carro com uma música horrível e em um volume ensurdecedor, quebrando todo o clima. Absurdo e desrespeito. Com a natureza do lugar e com as outras pessoas presentes (no caso, nós).

Praia do Marceneiro - rota ecológica Alagoas, logo após São Miguel dos Milagres

Praia do Marceneiro - rota ecológica Alagoas

Costa dos Corais

Seguimos então até Barra do Camaragibe, onde estacionamos em um restaurante à beira-mar, compramos mais água e conferimos a natureza do local. Nessa região, há o encontro do Rio Camaragibe com o mar…

IMG_6363

Encontro do Rio Camaragibe com o Mar - Rota ecológica Alagoas

Voltaremos com certeza!!!

Até a próxima trip!

Mapa com nosso trajeto pela rota ecológica de Alagoas  e pontos turísticos descritos neste post:

O mapa acima é interativo. Você pode clicar nos símbolos, dar zoom, etc.


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *