Passeio de Barco em Piaçabuçu – Alagoas: visita à Foz do Rio São Francisco 11



Passeio de Barco pela foz do Rio São Francisco

Em nossa trip pelo litoral de Alagoas, um dos lugares que eu queria muito conhecer era a foz do Rio São Francisco – depois de nascer na Serra da Canastra em  Minas Gerais e percorrer mais de 2800 km, ele “termina” bem nessa pequenina cidade do litoral sul alagoano, onde encontra o Oceano Atlântico. Foi para ver esse local que contratamos um passeio de barco na cidade de Piaçabuçu.

Não foi fácil. Chegamos em um dia durante a semana, fora de temporada (tudo bem que era verão…mas meados de fevereiro já não há tantos turistas…). Encontramos uma cidade minúscula, simples e sem nenhum apelo turístico. Estacionamos o carro e andamos por algumas ruas…não vimos nenhuma agência local aberta (fomos até lá de forma independente, já que alugamos um carro e viemos dirigindo desde Maceió, já que a idéia era fazer um bate-volta).

Até que… rodando mais um pouco de carro….. vimos essa agência da foto abaixo (Farol da Foz Ecoturismo):

IMG_6497

Entramos lá e fomos checar os preços e opções de passeio. O atendimento foi bom, mas eles claramente queriam nos vender os passeios deles próprios (como lancha rápida ou bugue). Explico: vendendo o passeio de barco, o valor vai para o barqueiro, e eles ganham apenas uma comissão. Mas queríamos algo mais simples, mais roots mesmo… pois o local e o passeio não combinam, em minha opinião, com lanchas e bugues.

Seguimos com nossos “vouchers” do passeio de barco até a Secretaria Municipal de Turismo, vide foto abaixo:

IMG_6437

Ao lado, os pequenos barcos que levam às dunas e à Foz do Rio São Francisco.

IMG_6435

IMG_3162

Só tinha 5 pessoas no nosso barco. Era pequeno, como esses da foto acima. O barqueiro, eu, meu marido e mais um casal.

IMG_3165

Piaçabuçu vista do Rio…

IMG_3300

Durante os 40-50 minutos de navegação pelo rio, o barqueiro fica contando histórias e tudo mais…um grande feito para a cidade foi a filmagem do filme Deus é Brasileiro, com Antonio Fagundes e Wagner Moura. Nosso barqueiro mostrou um álbum de fotos da população com os atores e equipes de filmagem. O filme funcionou como certa publicidade para a região. Finalmente chegamos ao local onde pararia o barco, e tivemos o tempo de 1 hora livre para caminhar pelas dunas e explorar o local… conseguimos avistar tanto o rio como o mar.

Abaixo, o mapa com a localização de onde sai o passeio de barco em Piaçabuçu.  A navegação segue pelo caminho assinalado em laranja no mapa. Ao fim te esperam belíssimas dunas, na foz do Rio São Francisco.

As dunas:

IMG_6456

IMG_3208

IMG_6442

IMG_6451

IMG_6459

Meu marido em “miniatura”, no topo da maior duna por ali…

IMG_6463

IMG_3230

Apesar da confusão inicial, da falta de informação e falta de infraestrutura turística, o passeio foi sensacional. Adoramos o local e sua natureza exuberante.

Para conseguir as melhores tarifas nos hotéis, reserve através de nosso parceiro, Booking.com:

Booking.com

Até a próxima trip!


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 pensamentos em “Passeio de Barco em Piaçabuçu – Alagoas: visita à Foz do Rio São Francisco

  • Lilian rimAmo

    Agradeço a idéia de ter documentado com fotos e ter dado dicas, vou pra lá com a minha família, já que minha mãe com 84 anos, quer rever onde morava, uma ilha, chamada ilha do cajueiro. Ela disse que temos que ir até Piaçabuçu pra pegarmos um barco, rs, e seja o que Deus quiser, rs. Vou guardar o nome do local para o agendamento do barco. Obrigada, já não vou tão no escuro…

  • Luiz Carlos G.F. Tiago

    Eu recomendo os passeios com o pessoal da Farol da Foz ecoturismo. Fiz dois passeios com êles. Um de superbuggy pela praia do Peba indo pela praia até o Pontal do Peba, onde é o encontro doVelho Chico com o mar e outro às dunas douradas de Piaçabuçu de buggy e a pé.
    Já tinha ido à foz do velho Chico de catamarã pela Nozes Tour de Aracaju, saindo de van microônibus de Aracaju até Brejo Grande em SE na beira do Rio e depois de catamarã até a foz com almoço a bordo. Também recomendo.

    • Robério Góes

      Obrigado Luiz Carlos por indicar nosso trabalho.
      Continuaremos a concentrar esforços no sentido de tornar nosso trabalho cada vez mais interessante e interativo, permitindo que de fato as pessoas que nos dão a honra da escolha recebam o que realmente contratam ou mais.

      Agradecemos também ao Proximatrip pela indicação.

      Sucesso e forte abraço.

      Atenciosamente.

      Robério Góes

  • Elaine

    Oi Erika,
    Boa noite. Vou para Maceió e estou pesquisando passeios para fazer com minha família. Tenho dois filhos pequenos, um com cinco e outro com nove anos e queria saber se este passeio ao velho Chico é recomendável para crianças. Você viu famílias com crianças nos barcos? Estou com um pouco de receio de ser cansativo para eles. Aguardo tuas dicas.
    Obrigada e um abraço!

    • Erika Autor do post

      Olá Elaine!

      Havia crianças sim quando fizemos esse passeio. É um passeio bonito, mas não achei monótono. No entanto, você é a pessoa mais indicada para reconhecer a personalidade das crianças e pensar se elas se encaixam no perfil para este passeio. Apenas lembre-se de levar bonés, óculos escuros, água e protetor solar, para proteger seus filhos do sole calor. Para além disso, se eles gostam de natureza, mar, rio e dunas de areia, vão se divertir.

      boa trip.

  • PAULO CHAGAS

    Estou indo para Macieio/Barra de São Miguel agora em julho/14 e vou tentar fazer esse passeio, já que ainda não conheço. Vc recomenda esse barqueiro que levou voces?Pergunto porque vi o numero do telefone dele nas fotos do barco, estou pensando em ligar para ele e já deixar marcado um passeio. o que vcs acham. parabens pelo site.