A visita ao Residenz já estava certa mesmo antes de pisarmos na Alemanha. Já estava na minha lista “must see” de Munique. Eu tinha visto fotos na internet e em guias de viagem e tinha achado tudo muito bonito. Por isso indico a visita a esse palácio / museu.
O Residenz foi sendo ampliado ao longo dos séculos e hoje ocupa um grande espaço próximo ao Hofgarten e à Odeonplatz; A foto abaixo tem a explicação original de sua contrução, uso e ampliações…
Logo na entrada, tem uma mapa para você ver o tamanho do museu-palácio e suas principais atrações.
Como o lugar é enorme e estava com alguns trechos em reforma, ficamos andando até achar a entrada. Aí embaixo a Residenzstrasse, rua cheia de restaurantes, lojas, enfim, uma opção para antes ou depois da visita ao Residenz…
Residenz e um trecho de sua fachada externa…
Como é a visita ao Residenz em Munique?
Bom, depois de tirar fotos no jardim e da fachada externa, você vai entrar e logo vai ver a bilheteria – que divide o espaço com uma loja de souvenirs. Quando fomos comprar o ticket havia várias opções – só o Residenz museu, ou tickets combinados com o “Tesouro” ou com o Teatro. Optamos pelo primeiro por falta de tempo, pois já vi em fotos que tanto as peças do Tesouro como o Teatro Cuvilliés são muito bonitos – fica para a próxima trip para Munique.
Você também pode pegar folders com mais informações e mapa do local em diversos idiomas, bem como audioguides. A visita tem toda uma sequência lógica, os funcionários vão te orientando por onde você deve seguir. Acho que ficamos umas boas 3 horas no Residenz, isso porque pegamos a opção mais enxuta de visita, que era só o museu.
Gostei muito, mais até do que da visita ao Palácio de Versalhes em Paris, talvez porque tivesse bem menos turistas. Mas não achei que esse palácio tivesse menos glamour que seu congênere francês não! Os jardins (pequenos e sem atrativos), no entanto, perdem para o de Versalhes de lavada.
Algumas imagens do acervo do museu:
Esse povo guardava uns ossinhos (!!) nesses potinhos bem chiques – credo!
A enorme mesa de jantar:
Havia uma também uma capela dentro do palácio:
Achei o Antiquarium lindo! Muito fotogênico! Talvez seja o lugar mais fotografado e famoso do museu, é a foto que consta em guias e revistas de viagem!
Os quartos e aposentos não são menos impressionantes:
e a sua visita termina aqui, na exuberante Ancestral Gallery – com mais de 100 retratos de membros da família Wittelsbach…
E você já visitou este Palácio/ Museu em Munique? Tem mais dicas da cidade? Deixe nas caixas de comentários!
Até a próxima trip!