O Zugspitze é a montanha mais alta da Alemanha com 2960m. É um passeio bem interessante para que curte montanhas, paisagens e teleféricos. Hoje conto aqui no blog como foi nossa visita em um bate-volta de Munique. Fomos de transporte público, admiramos a paisagem e recomendo este passeio que não é tão conhecido pelos viajantes brasileiros.
Como é o passeio? O que visitar e fazer? Quando visitar?
O passeio pode ser feito em qualquer época do ano, mas tenha em mente que o passeio muda conforme a época. No verão e primavera, espere dias mais quentes ou temperaturas amenas, montanhas sem neve, mas lagos e árvores em pleno esplendor de cores. Para quem quer fazer trilhas (caminhada ou bike), é um prato cheio. Visitar no inverno é para quem quer ver neve ou mesmo esquiar.
Nós visitamos no final do verão (mês de setembro) e os picos estavam sem neve, em compensação estava um vento que congelava até os ossos. Pegamos um dia com poucas nuvens, e brincamos até mesmo de trenózinho em um lugar que tinha um restinho de neve.
É um passeio mesmo para quem não gosta tanto de se aventurar ou andar, pois há as plataformas de observação/mirantes. Explorar o local é por conta de cada um. Há diferentes montanhas e passeios de teleféricos, mas nós escolhemos o Zugspitze por ser o mais famoso e também pelo fato de ser o pico mais alto da Alemanha. As vistas são lindas, sou suspeita para falar pois adoro montanhas e paisagens.
Lá do alto, é possível ver o mar de montanhas. Tanto do lado alemão quanto do austríaco. Note que você tem acesso ao local por ambos os países, e o Zugspitze fica em uma região de fronteira entre os dois – Alemanha e Áustria.
A vista panorâmica do Lago – Eibsee – paisagem espetacular:
Lá no alto, toda a estrutura necessária para receber os visitantes – restaurante, lanchonete (comemos uma torta de chocolate muito boa!), um tiozinho vende linguiças alemãs no pão, tem banheiros, lojinha de souvenir, ah e para quem gosta de carimbos no passaporte, lá no alto é possível obter um!! Fica uma carimbeira em uma mesinha, não paguei nada (e ninguém veio cobrar! rsrsrs) junto de um local onde estão cartões postais.
Como chegar? Como fazer o bate-volta de Munique para Zugspitze?
Para chegar no topo da Alemanha (literalmente rs!) você vai precisar pegar um trem regional de Munique para a cidade de Garmisch-Partenkirchen. Uma viagem de menos de 1:30h! Dá para ir de carro também, mas nós fomos de transporte público. Consulte o post super completo que meu marido escreveu sobre o transporte público de Munique clicando aqui.
Chegando lá, compre seu ingresso para o passeio nas bilheterias. Então você irá embarcar no trem do complexo, ele tem algumas paradas (para os outros teleféricos e montanhas, como mencionei acima) mas você vai desembarcar somente no alto da montanha (é um trem cremalheira), na última estação. Desfrute da paisagem pelo caminho! No final é uma parte de túnel, meio tediosa por ser dentro da montanha, mas vai rapidinho!
Na volta, descemos de teleférico, dá um medinho, porque é alto pra caramba. Mas é Alemanha, tudo bem seguro. Descemos até a estação do lago Eibsee e pegamos o trem de volta para Garmisch-Partenkirchen de onde pegaríamos o trem de volta para Munique.
Bom, esse passeio é top, recomendo a todos que estiverem em Munique ou forem fazer a Rota Romântica. E você já visitou? Deixe suas dicas e perrengues nos comentários!
Para consultar todas as nossas matérias com dicas de Munique e sugestões de bate-volta a partir da cidade, clique aqui.
Até a próxima trip!
Foi legal ver o comentário estamos indo em abril pra Alemanha esta incluso esse passeio, obrigada pela dica.
Ivanir
Obrigada pela visita ao blog, boa viagem!
Olá!
Muito bacana o blog.
Estou indo pra lá no final de Outubro e você me animou! Queria muito dormir na cidade ao lado (na Alemanha) pra ver o nascer do sol no Zugspitze. Alguma dica extra ou sabe de alguém que fez algo parecido?
Oi Murilo, talvez seja possível, mas por trilhas. Não sei se o trem começa a operar antes do nascer do sol. Quanto a dormir nas cidade ao lado, com certeza deve ter opções (verifique no Booking) mesmo que nao sejam hotéis deve ter bons bed & breakfast na área!
Adorei a dica ! Farei o passeio da rota romantica em maio/2018 e seria uma otima opcao para desfrutar no final da rota !
Quanto tempo em media dura o passeio ? Daria tempo fazer o passeio todo das 10 as 15 ?
Oi Diana, legal sua viagem! Acho que para aproveitar o local de 3 a 4 horas está de bom tamanho, para tomar a cremalheira, andar de teleférico e ir ao mirante, tirar fotos , etc. Não está nesse tempo o período de deslocamento…que vai depender do seu ponto de partida/chegada.
Olá !! Em qual mês vcs foram ao Zugspitze
pretendo ir agora inicio de junho, to tentando saber se ainda vai existir um tantinho de neve para apreciar nos picos:)
abraço.
Oi Viviane! Foi começo de setembro!
Olá parabéns pelo blog! Vou para Munique em agosto e de lá vou fazer a rota romântica. Mas vendo algumas dicas na região dos Alpes estou mto interessanda em fazer esse passeio. Como vou estar de carro e no verão com dias longos você acha que é possível fazer o Zugspiteze e depois passar no palacio linderhof e seguir para dormir em Fussen?
Obrigada!
Oi Marília, acho que depende de onde você vai sair para conhecer o Zugspitze… se for de Munique, acho que é muito tempo na estrada… mas é possível sim porque vai no verão e os dias são longos, mas para o meu estilo de viagem, com mais calma, eu faria um dia o Palácio de Lindenhof e no outro Zugspitze. Tudo depende do seu ritmo, interesses, estilo de viagem. Também estarei em algumas cidades da rota romântica agora em junho (Würzburg e Rothenburg ob der Tauber) . Se quiser, acompanhe nossa trip pelo instagram @proximatrip!
Boa viagem 🙂
Mto obrigada pelo retorno! Vou acompanhar sim… Também vamos passar nessas cidades vai ser ótimo poder acompanhar! Bjos
Bom dia, adorei as informações. Parabens pelo blog. Uma dúvida, essa parada na estação Eibsee gera algum custo ou as paradas no trajeto são incluidas no passe? Obrigado
Leonardo, é possível descer em todas as paradas do complexo sim. Boa viagem!
Olá,
esse passeio pode ser feito de carro também? Ou somente é possível chegar ao lago e a montanha nesse trem? Obrigada
Oi Laíra, para chegar ao topo só com o trem cremalheira e teleférico. Boa viagem.