O que fazer em Huaraz: principais atrações em 7 passeios imperdíveis


Que saber o que fazer em Huaraz, no Peru? No post de hoje mostro 7 passeios imperdíveis para você fazer por lá. Huaraz é a cidade base para se explorar a Cordillera Blanca e o Parque Nacional Huascarán, com seus inúmeros picos nevados e lagunas azul turquesa. De Huaraz saem todos os passeios para as principais atrações turísticas desta belíssima região. Nós ficamos ao todo 9 dias na cidade, então deu para conhecer bem o lugar.  A ideia aqui é apresentar cada um desses passeios, para você montar seu próprio roteiro com 3, 4 ou mais dias, adequado ao tempo que você tem disponível e com os passeios que mais lhe agradem. Vamos lá!

IMG_0252

1) Lagunas Llanganuco

Talvez esse seja o passeio “mais clássico” de Huaraz, fica a 2,5 horas (80km) de carro da cidade. Como quase todos os passeios pela Cordilheira  Blanca, por conta das grandes distâncias, eles consomem o dia todo.

São duas as lagunas, a mais bonita delas é Llanganuco Chinancocha (foto abaixo). No passeio há uma parada intermediária no campo de Yungay, local que foi totalmente destruído pelo forte terremoto de 1970, seguido de avalanche que devastou a região.

Huaraz: Laguna Chinancocha

Contratamos esse passeio em uma agência de turismo em Huaraz, escolhemos um tour coletivo com várias pessoas, mas é possível também fazê-lo particular. Independente disto, gostamos bastante.

2) Laguna Llaca

Mais uma linda laguna para conhecer no Parque Nacional Huascarán. Apesar da distância mais próxima de Huaraz  – são 22km, demoramos duas horas de carro até lá. Contratamos um tour privado na mesma agência de turismo em Huaraz. Essa lagoa não tem aquela cor azul turquesa impressionante das lagunas Llanganuco – ou da Paron e 69, falo delas adiante –  mas mesmo assim é um passeio muito bonito – o cenário das montanhas e a trilha ao redor da laguna são recompensadores, nós gostamos bastante. Fica a 4.474 metros de altitude.

IMG_8262

3) Laguna Paron

Esta é uma das atrações turísticas mais distantes, fica a 100km de Huaraz, 2:45h de carro. Mas a coloração da laguna Paron, de um azul turquesa impressionante, e a montanha em formato de pirâmide ao fundo – a pirâmide de Garcilaso com seus 5.885m de altitude -fazem compensar o tempo que gastou para chegar lá! A laguna em si está a 4170 metros de altitude. Como na laguna Llaca, nós contratamos aqui um tour particular com guia, e fizemos um mini trekking (que é opcional) em volta da laguna.

Laguna Paron Huaraz

4) Glaciar Pastoruri

O passeio ao nevado Pastoruri é bastante popular em Huaraz. São 70km até lá, a maior parte asfaltada, demoramos 1:30h para chegar. Dessa vez optamos pelo tour coletivo, pois achamos que não haveria muita diferença em relação a um particular. E de fato não há, pois chegando lá todos fazem uma trilha demarcada (todo mundo sobe e desce por ela) até o glaciar.

IMG_0313

Diferente dos demais que você fica livre para explorar os arredores, hoje no Pastoruri não se pode mais subir em cima do glaciar. Isto porque ele está “morrendo” 🙁 a previsão é que desapareça em 2030. Se quiser conhecê-lo, não demore. É um passeio para o dia todo, e vale muito a pena, não só pela linda paisagem do Parque Nacional de Huascáran e imponência do nevado (mesmo com o global warming ele ainda é enooorme!), mas também pela sensação única – e desgastante –  que é caminhar a 5.400 metros de altitude.

5) Laguna 69

A laguna 69 é mais uma das lindas lagunas da Cordillera Blanca com aquela coloração azul turquesa impressionante. De todas as lagunas que mostrei aqui neste post, a laguna 69 é a que tem a trilha de acesso mais difícil: são 3,5 horas de caminhada em subida, partindo dos 3.900m até chegar nos 4600m de altitude. Infelizmente no dia que íamos fazer esse passeio estávamos com febre forte por conta de uma infecção alimentar, então tivemos que repousar e cancelar o passeio.

laguna
Foto: wikipedia.org

6) Ruínas de Chavín de Huantar

Chavín foi uma civilização pré-inca, de 800-200 antes de cristo, e que influenciou as civilizações posteriores de Paracas, Nazca e Inca. O sítio arqueológico está em processo de escavação até hoje, e fica a 2:30h (100km) de Huaraz. Gostamos bastante das galerias subterrâneas, é permitido entrar dentro delas. Pela antiguidade desse povo, vale a visita. É um passeio para o dia todo, e no caminho há uma parada na Laguna Querococha, muito bonita.

Sítio arqueológico Ruínas Chavin de Huantar - Série Peru Desconhecido

7) Trekking Cordillera Blanca – Quebrada de Llanganuco – Mirador de Portachuelo – Yanapqcha- Cebollapampa

Esse foi uma das trilhas de montanha mais bonitas que fizemos em Huaraz. Dura o dia todo. São duas horas de carro até o início da trilha, a 4.600 metros de altitude. Daí você começa a descer até quase as lagunas Llanganuco, a caminhada dura por volta de 4 horas.

IMG_0375

A paisagem pelo caminho é deslumbrante… se tiver tempo, faça, vale muito a pena!

IMG_8129

Mapa das atrações turísticas

Se tiver 7 dias em Huaraz, essas são as atrações turísticas que considero imperdíveis para fazer na cidade. Se tiver menos tempo, terá que escolher entre elas, pois são todas sem exceção passeios para um dia inteiro. São facilmente contratáveis nas agencias de turismo da cidade.

Um passeio rápido em Huaraz, que dá para fazer em menos de meio dia, é a visita ao mirador Rataquenua e ruínas pré-incas de Willcawain.

Se ainda não reservou o seu hotel, consiga as melhores tarifas através do box de pesquisa abaixo, do nosso parceiro Booking:

Booking.com

E você, já visitou Huaraz? Tem dicas de passeios por lá? Deixe seus comentários aqui no blog!

Até a próxima trip!!


29 comentários em “O que fazer em Huaraz: principais atrações em 7 passeios imperdíveis”

  1. Simplesmente demais … li todo o relato de vcs entrei em cada detalhe …um lugar fantástico… um sonho
    Esse ano vou fazer trekking na Patagonia mas ano que vem Huaraz está na minha lista.
    Eu conheci o Peru mas só Cusco..Vale Sagrado… Machu Picchu e Puno… ano que vem quero explorar esse outro lado … parece um sonho
    Suas fotos ficaram fantásticas… qual câmera usou ??
    Viu outra coisa vcs tem os valores dos passeios ou pelo menos uma média de quanto gastaram no total com os passeios ?? Eu gostei muito da ideia de fazer uns passeios privados pq acho que aproveita mais …
    Aguardo respostas … muito obrigada

    Responder
    • Analy, as fotos foram tiradas com uma canon A640, é um modelo antigo (atualmente temos uma canon T4i). Quanto aos preços dos passeios, lembro-me que foram baratos, mas os valores exatos não me lembro – entre en contato com a agencia que contratamos pelo site deles, assim terá os valores exatos e atualizados. Obrigado pela visita e na volta passe aqui para contar como foi sua trip! Boa sorte!

      Responder
  2. Olá, tudo bem? excelentes relatos, estou planejando ficar mais ou menos 5 dias em huaraz, mas estou achando poucos relatos sobre os valores dos passeios, você saberia me dizer em média quanto sai cada um desses passeios?

    Muito obrigado!!

    Responder
    • Oi Ricardo, gastamos bem pouco em nossa estadia em Huaraz, é bem mais em conta de comparado ao resto do Peru, mas já faz um certo tempo, então mesmo que tivéssemos o preço estaria desatualizado.
      Nos posts deixamos o contato da agência local onde contratamos o passeio, pode entrar em contato com eles e fazer uma cotação para saber quanto vai gastar.

      Responder
  3. Adorei seu post… estou planejando minha viagem a Huarez, porém eu não tenho condicionamento físico preparado para subir a cordilheira. Eu estou pensando em ficar 3 a 4 dias em Huarez, quais passeios você indicaria?

    Responder
    • Daniela, nos passeios que fizemos a subida até a cordilheira foi feita de carro ou ônibus, e ao chegar na atração fazíamos uma caminhada exploratória, as vezes maior, as vezes menor… recomendo a leitura de nossas matérias específicas de cada passeio, nelas você terá mais detalhes de como é o passeio, qual deles você prefere e se está adequado à sua condição física. Boa sorte!

      Responder
  4. Olá! vocês pegaram um onibus de lima para huaraz? vale a pena fazer o primeiro passeio ja no dia de chegada? (na hipotese de o onibus chegar 6 da manhã) ou voces acham melhor no dia seguinte, por conta da aclimatação?
    obrigada!

    Responder
    • Oi Natalia, fizemos lima-huaraz de onibus noturno, foi bem cansativo, horas e horas de viagem, em uma estrada cheia de curvas rs. Chegamos cedo na cidade e fizemos passeios próximos, nenhum passeio de trilha porque queríamos aclimatar primeiro. Dá uma olhada tem várias matérias no blog do que fizemos por lá, sugerimos alguns passeios para fazer no 1° dia!

      Responder
  5. Parabéns pelo excelente post! Estou indo de carro para Huaraz, e pelo que vi nas fotos as estradas são boas. Gostaria de saber se estas visitas às lagunas podem ser feitos com veiculo próprio?
    .

    Responder
    • Olá Gustavo parabéns ao relato . Eduardo fez a rota de carro? Pretendo fazer em breve de carro via fronteira Acre já fui ano passado até Cusco agora prtendo vir até huaráz alguma dica?

      Responder
  6. Olá!
    Eu havia lido que não era necessário caminhada na Glaciar Pastoruri.
    Vou passar 4 dias lá e tinha escolhido 3 passeios baseado nisso (porque meu preparo físico é zero hahah): Laguna Paron, Vale LLangonuco e a Glaciar Pastoruri.
    Tem alguma parte dela que dá pra acessar de carro e ficar por lá mesmo?
    Obrigada!

    Responder
    • Oi Vitoria, quando nós fomos, do estacionamento do Pastoruri já se avistava o glaciar. No entanto, com o aquecimento global, o glaciar vem diminuindo de tamanho a cada ano, então atualmente não sei se ainda dá para vê-lo daí. A caminhada até ele é curta, o que dificulta é a altitude… mas é só ir andando bem devagarzinho que você chega lá. Boa sorte e boa viagem!

      Responder
  7. Nossa, adorei as DICAS. Irei para Huaraz em Abril de 2018 e estou reservando os hotéis e fiquei com uma dúvida. Quanto tempo levamos do hotel até os parques? E como fazemos isso? De ônibus é simples ou precisa ser por agência? Precisamos pagar para entrar no parque? Desculpem tantas peguntas mas é que vi em um post que eram 3 horas para chegar no parque indo do centro que o ideal seria nos hospedarmos dentro do parque que não pagaríamos entrada, ônibus e não perderíamos 3 horas para ir e pra voltar. O que vocês acham? Muito obrigada e adorei o relato!!

    Responder
    • Oi Juliana, por conta própria em Huaraz não recomendo. É tudo muito longe mesmo e o transporte público sofrível. Feche os passeios com alguma agência (dê preferência para grupos pequenos!) ou se vai com mais pessoas, a agencia mesmo ja reserva um taxi privativo para os passeios. Nesse caso, eles providenciam também os lanches e entradas do parque.

      Responder
  8. Seu relato está com dicas ótimas, e as fotos são lindas demais. Estamos querendo ir no próximo ano, mas a única data disponível, seria a primeira semana de Abril. Li em alguns lugares que o ideal seria após Maio, o que vc acha ?
    Muito obrigado e parabéns pelo blog.

    Responder
    • Oi Cléber, conforme comentamos em algumas matérias de Huaraz, a época ideal é entre maio e outubro, mas Abril é um bom mês para ir. Só evitaria mesmo os meses do inverno na montanha, época em que chove na região (de meados de dezembro a fevereiro). Boa viagem!

      Responder
  9. Olá, parabéns pelo site, relatos e fotos!
    Vocês acham que vale a pena alugar um carro em Lima, subir até Huaraz, fazer os passeios, e depois retornar à Lima para devolver o carro?
    Não me refiro ao custo em si (que é importante também), e sim a uma melhor experiência.
    Abraços

    Responder
    • Oi Francisco, achamos as estradas bem perigosas nesse trecho. Apesar de já ter alugado carro em vários países, não animamos de alugar no Peru, pois as distâncias são enormes e as estradas perigosas.
      Acho que é possível sim, mas não muito recomendável!

      Responder
    • Oi Lucas! Eu acho impossível aproveitar bem os 2 passeios em um único dia! Fora que fica longe de Huaraz, perdendo-se muito tempo no deslocamento. Além disso, para tentar algo do tipo você já teria que estar há alguns dias na cidade “aclimatado” por conta da altitude na região e ter um preparo físico bem acima da média. Espero ter ajudado! Boa viagem!

      Responder

Deixe um comentário