Cidade do México: o que fazer em 1, 2 ou 3 dias | roteiro com 10 atrações principais


Nesta matéria mostro 10 atrações básicas para sua primeira visita à Cidade do México, para você saber o que fazer por lá e montar um roteiro de 1, 2 ou 3 dias, adaptado ao tamanho de sua viagem. Nós fizemos todos os passeios citados aqui – vamos contar em detalhes como chegar, como é cada um deles e o tempo que gastamos – muitas atrações podem ser combinados de 2 a 3 em um mesmo dia, sem correria. Para a maioria dos passeios temos posts específicos aqui no blog, com muitas dicas, fotos e informações, assim você avalia os pontos turísticos e de interesse com calma e monta um roteiro conforme seu gosto e disponibilidade de tempo. Nós não alugamos carro na Cidade do México, e para chegar até as atrações turísticas utilizamos taxi e metrô. Vamos lá!

1. Pirâmides de Teotihuacán

Teotihuacán é um enorme sítio arqueológico próximo a Cidade do México e que ficou famosa por suas pirâmides – a maior delas a pirâmide do Sol, com 65m de altura. É uma das principais atrações turísticas da cidade, foi declarada Patrimônio Mundial da Unesco em 1987 e  chegou a ser a maior cidade da América e a sexta maior cidade do mundo na América Pré Colombiana.

O sítio arqueológico tem excelente estrutura de visitação, permitindo ao turista caminhar e admirar as impressionantes construções. A área se estende para além das pirâmides, e tem mais de 80 km2.

IMG_8286

Sem dúvida a cereja do bolo no passeio é a pirâmides do Sol  (a maior delas, com 65m) e da Lua (45m). A vista é linda e panorâmica. A “avenida” que corta a cidade é chamada Rua dos mortos, era o eixo central da cidade e também centro cerimonial. Templos, palácios e as pirâmides espalhavam-se por toda sua extensão.

Em nosso passeio, no mês de maio, o céu estava azul e fazia um calor de 30ºC e com aquele clima seco típico da Cidade do México. Leve água, boné, protetor solar, calçados confortáveis e óculos escuros para encarar o passeio.

O sítio arqueológico está muito bem conservado, e como complemento para o melhor entendimento de como funcionava a cidade, recomendamos uma visita ao Museu de Antropologia da Cidade do México

Como chegar: Dá para ir de transporte público, taxi ou tour. Achamos que era perrengue chegar lá de transporte público e muito caro para ir de táxi. Optamos pelo tour, por ter custo acessível e ser super prático. O ônibus que fomos era confortável e com ar condicionado, demos sorte de pegar um grupo pequeno (apenas 8 pessoas – nós, um espanhol, um grupo de argentinos e 1 colombiano) e 1 guia para o passeio. Não me arrependo de ter pego este tour pois tivemos as explicações de um guia credenciado e ao mesmo tempo tivemos tempo livre para aproveitar e fotografar as pirâmides.

2. Murais do Palácio Nacional na Cidade do México

Os murais  Palácio Nacional ficam na sede do Poder Executivo federal, bem no coração da capital mexicana – o Zócalo. É um local de fácil acesso e com outras atrações interessantes ao redor.

O Palácio Nacional por fora é muito bonito e bem conservado, mas o que impressiona mesmo são murais/painéis em seu interior. Os painéis retratam a história do povo mexicano (A revolução mexicana, a chegada dos espanhóis, etc) – desde os maias e aztecas e também retrata alguns ícones nacionais como a pintora Frida Kahlo. Não é necessário nenhum tipo de agendamento para visitar o local.

Vimos muitos grupos de crianças em excursão escolar, deve ser algo “obrigatório” como é a visita ao museu do Ipiranga em SP para a criançada ficar mais por dentro da história nacional.

A entrada é gratuita. Tempo de passeio: 45min. Vale muito a pena, não deixe de visitar. Dica: combine com a visita ao Zócalo.

3. Bosque de Chapultepec e Museu Nacional de História

O Bosque de Chapultepec é o parque mais importante da Cidade do México. É a maior área verde da cidade, visitado por 18 milhões de pessoas todo ano e abriga 7 museus – por isso a região é conhecida como o coração cultural da Cidade do México.

É um passeio que vale muito a pena fazer porque você visita 4 atrações turísticas importantes na Cidade do México:

  • O Bosque de Chapultepec (o parque em si)
  • O Museu Nacional de Historia, que fica no alto de uma das colinas do parque;
  • O Castelo de Chapultepec (no alto da mesma colina e de onde se tem a vista acima);
  • O Museu Nacional de Antropologia.

O Castelo de Chapultepec está localizado no alto de um morro e no coração do Bosque de Chapultepec –  uma espécie de Parque do Ibirapuera da Cidade do México – e o Museu Nacional de Historia é vizinho do Castelo (sendo que o ingresso pago vale para os 2), tudo em uma extensa área verde que oferece ótimas vistas panorâmicas da cidade.

Castelo de Chapultepec - Cidade do México

Murais sensacionais em exposição… vários artistas do movimento conhecido como Muralismo Mexicano tem obras no Museu Nacional de História, como Orozco, Eduardo Solares e Gabriel Flores.

Lindo mural no Museu Nacional de História - Cidade do México

Recomendamos uma visita conjugada para o Museu Nacional, Castelo e o Bosque de Chapultepec.

Como chegar: Você pode pegar um táxi e descer no Bosque de Chapultepec ou pegar o metrô e descer na estação Chapultepec ou na estação Auditorio. Nossa caminhada começou na estação Auditorio (pois ficava bem próxima ao nosso hotel, no bairro de Polanco). Para mais informações e mapa do bosque, consulte o site oficial aqui.

Tempo de passeio: de 2 a 3hs sem o Museu de Nacional de Antropologia; Incluindo este museu, dura o dia todo.

4. Museu Nacional de Antropologia

Esse é simplesmente o melhor e mais importante museu de antropologia do Mundo! Peças enormes entralhadas pelas culturas Maias, Aztecas, Olmecas, estão expostas no museu.

entrada do Museu Nacional de Antropologia Cidade do México

Outro ponto especial para nós foi que, depois de visitar sítios arqueológicos como Chichén Itza, Tulum, Cobá, Teotihuacán, foi uma experiência enriquecedora ver no museu peças originas destes lugares, com explicações de sua história e cultura. Adoramos, vale muito a pena a visita.

Tempo de passeio: nós fizemos em 4hs, mas o ideal é um dia inteiro só para o museu.

5. Avenida Paseo de La Reforma

A Avenida Paseo de La Reforma é uma das mais importantes da Cidade do México, ela começa no castelo de Chapultepec e se estende por 12km na cidade. É uma espécie de Avenida Paulista da Cidade do México. Se você estiver a turismo na cidade, muitas das atrações estão na Avenida ou são acessíveis por ela.

Vai encontrar por lá hotéis de redes internacionais, sedes de grandes bancos, o Bosque de Chapultepec, Auditorio Nacional, Palacio de Bellas Artes, Torre Latinoamericana, enfim. Além disso, a Avenida Paseo de La Reforma cruza os principais bairros de interesse turístico, como Polanco, Zona Rosa e Centro. Nos finais de semana, toda a avenida ganha uma ciclofaixa, nos moldes da que temos em São Paulo.

Av. Paseo de La Reforma - Bairro de Polanco - Cidade do México

A avenida guarda diferentes características em sua extensão pois passa por bairros também distintos em sua personalidade. Caminhar por suas calçadas nos faz ver o povo mexicano em seu dia a dia, a correria e a bagunça do trânsito. Com todas as suas virtudes e defeitos é considerada uma das mais bonitas avenidas da América Latina.

6. Casa dos Azulejos

O prédio original foi construído no século XVI, mas a cobertura de azulejos veio 2 séculos depois, que é esta aí como vemos hoje:

fachada Casa dos azulejos centro histórico cidade México

No seu interior há cafés, restaurantes e o famoso mural “Omnisciencia”, pintado por Orozco em uma das escadarias da casa. Tempo de passeio: 30min. Dica: faça esse passeio junto com o Zócalo, Torre Latino Americana e Murais do Palácio Nacional.

7. Torre Latino Americana

Esta torre é o “Empire State” da Cidade do México. Muito legal por conta do mirante que fica no topo da torre, de onde se tem uma vista em 360 graus da cidade:

Vista da Torre Latinoamericana - por dentro - Cidade do México

O prédio não está muito bem conservado, mas as vistas panorâmicas valem a subida! O prédio é imponente mas internamente não chama tanta atenção – não espere a decoração, a limpeza, e os elevadores legais de observatórios, como nos EUA e Ásia.

Se a Torre fizer parte do seu passeio pelo centro histórico ou pelo palácio Bellas Artes, você pode vir a pé. Se vier de qualquer outro lugar, pegue um táxi ou metrô, e desça na estação Bellas Artes. Para saber os horários de visita e valor do ingresso, consulte o site oficial.

Abaixo um mapa de ruas da região – entre Bellas Artes e Zócalo, com a localização da torre Latinoamericana:

Tempo de passeio: 1h.

8. Palácio das Belas Artes

De fachada Art Nouveau e interior Art Déco, é uma das mais belas construções da capital mexicana. Em seu interior há murais de Orozco, Diego Rivera e Tamayo. No exterior, esculturas do colombiano Fernando Botero.

Palácio das Bellas Artes visto da Torre Latinoamericana - Cidade do México

Para mais informações e programação dos eventos, consulte o site oficial.

9. Museu Frida Kahlo

Quando a gente visita um país diferente, e deseja aprender um pouco sobre ele e sobre seu povo, nada melhor do que conhecer a vida de um ícone cultural. No caso deste post, trata-se de conhecer um pouco a história de Frida Kahlo, artista mexicana que é a cara do México. Ela e o marido, o também artista Diego Rivera, são praticamente ídolos pop no país.

Catrinas (caveiras mexicanas) - Museu Frida Kahlo - Cidade do México

Com uma história de vida – pessoal, sexual, artística, política, enfim – muito conturbada e polêmica, Frida ganhou um Museu só para ela na Cidade do México. E como atrai visitantes! Do mundo todo para Coyoacán, tranquilo bairro da capital mexicana onde está sua antiga casa – onde agora está o museu.

Como chegar no Museu Frida Kahlo? Pegue um táxi até o bairro de Coyoacán ou peguê o metrô e desça na estação Coyoacán (ou Viveros, um pouco mais longe). Você pode caminhar pelo bairro, que é bem tranquilo e quando chegar na altura da Calle Londres, rua onde fica o museu, você já vai ver uma movimentação de turistas. Daí é só seguir o fluxo. Você também pode dar uma esticada até o Museu León Trotsky (sim, o russo! Ele viveu seus últimos anos de vida no México, e morreu – foi assassinado – na casa onde agora fica o museu!).

Tempo do passeio: 2 a 3h. DICA: para passear e matar a fome no bairro, além de restaurantes há também um shopping center (o Centro Coyoacán)

10. Zócalo

O Centro da cidade é imperdível. A região do Zócalo, ou Plaza de la Constitución, é uma das maiores praças públicas do mundo. Ali estão a bandeira mexicana hasteada no centro da praça, a Catedral Metropolitana e o Palácio Nacional, que abriga o gabinete do presidente e conta com murais lindos de Diego Rivera.

IMG_3640

Para mais detalhes da região do Zócalo e dicas adicionais do que fazer na cidade do México, consulte nossa matéria:

  • O que visitar na Cidade do México: as atrações turísticas e nossas dicas

Sugestão de Roteiro

DIA 1: Pirâmides de Teotihuacan + Avenida Paseo de La Reforma;

DIA 2: Bosque e Castelo de Chapultepec + Museu Nacional de História + Museu Nacional de Antropologia (ou se tiver mais tempo, coloque o Museu de Antropologia para um dia inteiro e encaixe o bosque, castelo e museu nacional de história para uma manhã livre de outro dia)

DIA 3: Pela manhã explore a região central da cidade (Zócalo, Palácio Nacional, Casa dos Azulejos, Torre Latino Americana e Palácio Belas Artes) e a tarde o Museu Frida Khalo;

* Nós visitamos as 10 atrações em 3 dias inteiros na Cidade do México.

* O roteiro acima é apenas uma sugestão – use e abuse das nossas informações e encaixe os passeios conforme seu gosto e disponibilidade de tempo.

Mapa das atrações Turísticas:

Marquei no mapa abaixo a localização das 10 principais atrações turísticas que visitamos na Cidade do México:

Compras na Cidade do México

Claro que este item nunca pode faltar em uma matéria voltada para viajantes brasileiros. O shopping que achamos mais bacana foi o Antara Polanco, localizado no bairro de Polanco.

Trata-se de um shopping a céu aberto e que conta também com restaurantes e praça de alimentação. Tem várias das grandes marcas de roupas conhecidas dos brasileiros. Também tem lojas da Samsung, sony e uma loja autorizada da Apple.

Shopping Antara Polanco na Cidade do México
Shopping Antara Polanco, bom para um passeio de fim de tarde

Quando fomos compramos um Apple TV com preço similar ao preço praticado nos EUA, mas como pegamos a devolução de imposto TAX FREE, saiu mais barato que nos EUA! Fica aí a dica!! Junte as notas fiscais dos produtos e cópias do passaporte para pedir o reeembolso no aeroporto antes de voltar para o Brasil.

Transporte

A Cidade do México tem um trânsito caótico e um metrô que é uma mão na roda para os visitantes. Apesar de antigo, em compensação é muito barato (!) e leva a praticamente todas as regiões com atrações turísticas. Nós utilizamos metrô e táxi na cidade e foi a combinação perfeita.

IMG_5490

O trânsito faz parte do cotidiano da cidade…e o barulho incessante das buzinas também.

DICA: Ao utilizar o metrô para se deslocar até as atrações, tome sempre cuidado com seus pertences, mantenha sua bolsa sempre a vista e as mãos nos bolsos. Nós usamos bastante e não tivemos qualquer incidente.

Para quem já visitou a rua 25 de Março em São Paulo, vai se sentir em casa no metrô da Cidade do México: gente tocando música, vendendo celular, CDs, produtos de informática, alimentos e até mesmo galinhas dentro dos vagões!

IMG_3719

Contraste Social

Como nem tudo são flores, o contraste social e econômico é visível por aqui, e neste ponto nos lembrou muito a cidade de São Paulo, onde vivemos no Brasil. De um lado bairros com área verde, shoppings, restaurantes da moda, casas caras e arranha-céus. Do outro lado moradias simples da maior parte da população – que se assemelham às nossas favelas:

IMG_5500

Até o rosto das pessoas é diferente. Percebemos isto no dia a dia na cidade. Os rostos que vimos nos hotéis e restaurantes não eram os mesmos dos que pegavam metrô.

Como usar seu celular na Cidade do México

Quer usar seu celular na Cidade do México? É preciso comprar um chip de celular por lá. Temos uma matéria aqui no site onde explicamos como e pagando super barato! Confira:

E você, já visitou a Cidade do México? Tem outras dicas do que fazer na cidade? Deixe suas dicas na caixa de comentários!

Até a próxima trip!


3 comentários em “Cidade do México: o que fazer em 1, 2 ou 3 dias | roteiro com 10 atrações principais”

Deixe um comentário