Chip celular pré pago em Cancún e Cidade do México (3G/4G): Onde comprar e como usar



Na matéria de hoje você vai ver onde e como comprar um chip de celular pré pago em Cancún e Cidade do México, para viajar tranquilo com seu celular funcionando. Vou mostrar também preços de alguns planos pré pagos (com voz, dados e SMS) das principais operadoras de telefonia móvel mexicanas. Como verão, usar o celular no México com um chip pré pago comprado por lá é barato!

São três as principais operadoras de telefonia móvel no México: Telcel, Movistar  e AT&T Unidos. A Telcel é a maior de todas e com a melhor cobertura. Para além destas, há as operadoras virtuais que operam usando a rede física das anteriores. É o caso da Weex (usa a rede da  Movistar), tem preços melhores mas com cobertura bem inferior.

As Operadoras

Operadora Telcel

Para quem passar primeiro no México e depois seguir viagem para os EUA ou Canadá, a Telcel vende o plano Amigo, que permite você usar seu celular nestes 3 países.

São três modalidades: “Amigo Sin Limite”, “Amigo por Segundo” e “Amigo Óptimo Plus Sin Frontera”. O que muda entre eles são as tarifas pré pagas e o que está incluso no caso de uso nos EUA e Canadá. Para detalhes e informações atualizadas consulte o site da Telcel.

Nos planos pré pagos você pode adicionar pacotes de internet, são inúmeras as opções.

Pacotes de internet para seu celular, para o plano Amigo Sin limites da Telcel:

Pacotes para o Amigo com limites:

Para se ter uma ideia, com 200 pesos mexicanos (equivalem hoje a 35 reais) você compra um pacote de dados de 1,5GB. Nas outras operadoras você até consegue preços mais baratos, no entanto, a Telcel tem a melhor cobertura, então são fatores a considerar na hora de comprar seu sim card no México.

Para contratar um destes pacotes, você pode fazer por qualquer um dos métodos abaixo:

  • Pelo app “Mi Telcel” disponível para celulares iPhone (iOS) e Android;
  • Ligando do seu celular para o *264;
  • Em uma loja do Centro de Atención a Clientes;
  • Enviando um SMS para 5050 com a palavra/clave correspondente ao plano que se quer ativar (consulte o site da Telcel para as “claves” atualizadas);

Por exemplo, para o plano de 1,5GB de $ 200 MXN, é só enviar “int200” p/ 5050.  Ou se preferir, faça pelo app citado, ou ainda,  se estiver na loja comprando o chip, aproveite e já peça ao vendedor para fazer tudo isso para você!!

Operadora Movistar

A Movistar também tem planos tanto para uso no México quanto em roaming nos EUA e Canadá:

 

Similar a Telcel, existem franquias de dados distintas para uso em redes sociais e uso genérico. Não vou me estender muito aqui, para detalhes e informações atualizadas dos planos consulte o site da Movistar.

Operadora AT&T Unidos

Idem aqui, planos com possibilidade de uso também nos EUA e Canadá, mas neste caso, com restrições quanto ao uso de dados:

Novamente, para mais detalhes e informações atualizadas consulte o  site da operadora.

Cobertura

O mapa da cobertura detalhado você consegue pelos links abaixo:

Onde comprar o chip de celular em Cancún e Cidade do México

Lojas em Cancún, nos shoppings e no centro da cidade:

Lojas no Aeroporto internacional da Cidade do México:

  • Telcel: Terminal 1 (CF7), todos os dias, das 9:00-19:00 hrs
  • Telcel: Terminal 2 (ALL32), todos os dias, das 7:00-22:00 hrs (próximo Starbucks e Oxxo).
  • Movistar: Terminal 1 (CF6), todos os dias, das 9:00-20:00 hrs

Para encontrar uma loja específica em Cancún, Cidade do México ou em qualquer outra, consulte o localizador de lojas das operadoras:

Considerações Finais

DICAS PARA ATIVAR A LINHA: Existem diversas maneiras de ativar o chip de celular. O procedimento de ativação no México é gratuito e consiste em registrar a linha no seu nome. Por exemplo, caso da Telcel, o processo de ativação consiste em ligar para *264, falar com o atendente (em espanhol) e cadastrar seu nome como proprietário da linha. Feito isto sua linha está ativa. Dá para fazer sozinho… mas como envolve falar com alguém em espanhol por telefone, pode complicar, então o mais fácil mesmo é pedir ao vendedor na loja para ativar para você.

No entanto, pode acontecer de você cair nas mãos de um vendedor malandro – o México é igualzinho ao Brasil, tem gente honesta mas também está cheio de gente “esperta”. E ele pode tentar te “cobrar” pelo serviço (gratuito) de ativação.

Para evitar aborrecimentos, pergunte tudo antes, o preço do chip, quantos créditos vai colocar, qual pacote de internet vai comprar, e se eles ATIVAM A LINHA para você e se há algum custo para isso. Fica aí a dica, converse tudo antes de pagar! E só saia da loja com seu celular ativado e funcionando!

DICAS PARA COLOCAR CRÉDITOS: Com a linha já ativada e funcionando, colocar créditos no México é o mais fácil, dá para fazer por qualquer um dos métodos abaixo:

  • Você pode comprar um cartão de recarga nas lojas de conveniência 7-Eleven ou nos mercadinhos OXXO. Você então liga ou manda um SMS para um número específico, conforme as instruções no cartão de recarga, e os créditos caem imediatamente na sua linha – vem um SMS informando a recarga.
  • Dá para colocar créditos também nos caixas dos mercados, funciona igual aqui no Brasil. Na hora de pagar, peça ao caixa para fazer uma recarga de celular. Você precisa só precisa informar para ele a operadora, o número da sua linha e o valor que quer recarregar.
  • Ou ir a uma loja e colocar os créditos por lá

PASSAPORTE NECESSÁRIO: Embora a maioria das lojas não peça seu passaporte para finalizar a compra, algumas delas costumam pedir (caso das lojas do aeroporto da Cidade do México). Então tenha ele em mãos para evitar uma compra frustrada!

E você, já comprou um chip de celular em Cancún ou na Cidade do México? Conte aqui como foi sua experiência, deixe suas dicas e comentários.

Até a próxima trip!


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *