Paris: O que fazer em 1 até 7 dias | 15 atrações básicas + 4 passeios bate e volta



Nesta matéria mostro 15 atrações básicas para sua primeira visita a cidade, e mais 4 sugestões de passeios bate e volta, para você saber o que fazer em Paris e montar um roteiro de 1, 2, 3, 4, 5, 6 ou até 7 dias de viagem, adaptado a sua viagem. Nós fizemos todos os passeios citados aqui, que em sua maioria podem ser combinados de 2 a 3 em um mesmo dia, sem correria. Para a maioria dos passeios temos posts específicos aqui no blog, com muitas dicas, fotos e informações, assim você avalia os pontos turísticos e de interesse e monta um roteiro conforme seu gosto e disponibilidade de tempo. Nós não alugamos carro, e para chegar até as atrações turísticas utilizamos muita caminhada e o metrô de Paris. Vamos lá!

Atrações básicas em Paris para primeira visita

1. Arco do Triunfo

Você já deve ter ouvido falar dele, seja em livros de história, na escola ou em filmes. Foi inaugurado em 1836 em homenagem às vitórias militares de Napoleão Bonaparte.

IMG_0624

Para subir no topo do Arco do Triunfo é preciso ingresso. Já para vê-lo da rua, como na foto acima, é gratuito. Para detalhes de como é a visita, como subir no topo, como chegar, etc consulte nossa matéria específica aqui no blog:

2. Torre Eiffel

A Torre Eiffel é o símbolo de Paris e dispensa apresentações. Foi construída como portal de entrada da Exposição Universal de 1889 na França, e recebeu o nome de seu projetista, Gustave Eiffel. É possível vê-la de alguns pontos da cidade, mas a melhor vista da Torre Eiffel (do chão) é a do Trocadero, de onde tiramos a foto abaixo:

IMG_4743

De noite, vista do Trocadero, fica assim, toda iluminada:

Torre Eiffel à noite, fotografada do trocadero - foto 3

Para mais informações sobre nossa visita noturna ao Trocadero, como chegar, etc, consulte:

IMG_0586

Fila para subir na torre Eiffel

PARA SUBIR NA TORRE: É necessário ticket e a procura é enorme, então se programe e compre-o com (bastante) antecedência pelo site oficial. Os ingressos tem dia e hora marcada. E mesmo com o ingresso em mãos, é necessário entrar na fila da vistoria/raio X e passar pelos detectores de metal, igual nos aeroportos.

COMO CHEGAR: é facilmente acessível de metrô (estações Bir-Hakeim, Trocadéro, Ecole Militaire) e RER-C (estação Champ de Mars-Tour Eiffel).

3. Museu do Louvre

O Louvre é um dos maiores e mais famosos museus do mundo, lá estão obras como a Mona Lisa (nós a vimos, é pequenininha!), Vênus de Milo, A Coroação de Napoleão, etc.

pirâmide de vidro Museu do Louvre

O museu é gigantesco, ocupa todos esses prédios em volta da pirâmide de vidro e ainda tem mais no subsolo, é impossível visitar tudo em um único dia. Caso seja sua primeira visita, como foi a nossa, temos uma matéria específica aqui no blog que pode ajudá-lo:

4. Museu d’Orsay

Museu bem menor quando comparado ao Louvre, mas mesmo assim muito legal, gostamos bastante. Dentre outros artistas, lá você vai ver pinturas de Van Gogh e Degas. Para informações sobre exibições, valor dos ingressos e dias e horários de abertura, consulte o site oficial do Museu d’Orsay.

Foto de: Ricardo André Frantz (Tetraktys) – Wikipedia.

Como chegar: Metrô RER-C, estação Gare du Musée d’Orsay.

5. Centre Pompidou

O Centre Pompidou abriga o Museu Nacional de Arte Moderna, um dos maiores da Europa. A arquitetura do prédio é famosa, com design moderno e escadas rolantes dentro desses tubos transparentes:

Centre Pompidou Paris Museu Nacional Arte Moderna

Enquanto subíamos pela escada rolante, fomos apreciando paris do alto. Lá de cima, tiramos essa foto da Torre Eiffel:

IMG_1191

Para mais detalhes de como é a visita ao Centre Pompidou, consulte nossa matéria específica aqui no blog:

6. Catedral de Notre Dame, Hôtel de Ville e Île de la Cité

Como essas atrações ficam todas muito próximas uma das outras, você pode conhecer as três em uma caminhada só, em um passeio bem agradável pelas ruas de Paris.

ponte Louis Philippe - Paris   Catedral de Notre Dame (frente) - Paris

A pont neuf é muito fotogênica, e se lá saem passeios de barcos pelo Rio Sena. O Hôtel de Ville vimos apenas for fora. Já a Catedral de Notre Dame entramos, tem vitrais muito bonitos e é super rica em detalhes, tanto por dentro como por fora. Vale a visita (mas prepare-se para pegar fila!). Para mais detalhes desse passeio você encontra na nossa matéria abaixo:

7. Jardins de Luxemburgo

Para mim o parque mais bonito em Paris! (Versalhes não conta porque fica longe da cidade e não é tão cheio de vida).

IMG_4695

Além de turistas, vimos muitos parisienses praticando esportes de manhã cedo. Lugar bem agradável para começar o dia, ler um livro ou um fim de tarde.

IMG_0435

Como chegar: Metrô RER-B, estação Luxembourg é a estação ao lado do Parque. Há outras estações de Metrô próximas, como Ódeon (linas 4 e 10) e Notre Dame des Champs (linha 12). Para mapa clique aqui.

8. Hôtel Les invalides

Também conhecido como Museu Les Invalides, antigamente era um hospital para combatentes de guerra, hoje o complexo abriga o Museu do Exército de um lado e do outro a cúpula onde estão as tumbas de diversos heróis de guerra da França.

Dentre as tumbas mais famosas, lá está a de Napoleão Bonaparte:

IMG_0697

No museu do Exército (prédio atrás da cúpula) vimos coleções de armaduras, armas, canhões, tanques e mapas mostrando o avanço das tropas nazistas na Segunda Guerra Mundial. Como chegar: Metrô Linha 8, estação La Tour-Maubourg ou Linha 13, estação Verenne. Para mapa clique aqui.

9. Panteão

É uma impressionante estrutura neoclássica, encomendada por Luis XV e onde estão sepultados 70 personagens notáveis da história francesa, dentre eles: Rousseau, Voltaire, Descartes, Victor Hugo, Alexandre Dumas, Émile Zola, etc. Os túmulos ficam no piso inferior.

IMG_0475

Para quem já visitou Roma, vai notar que a fachada externa lembra o Panteão romano. Para ver a localização no mapa do Panteão parisiense, clique aqui.

10. Jardins des Tuileries

É o jardim que fica em frente ao museu do Louvre. Conseguem ver a pirâmide de vidro na foto abaixo?

IMG_0603

Bem agradável para uma caminhada. Como chegar: saindo do Louvre, é só seguir caminhando, você vai passar em baixo de um mini arco do triunfo, Tuileries vem na sequência. Ou então pela linha 1 do metrô, estação Tuileries. Mais informações aqui. Para mapa clique aqui.

11. Avenida Champs-Élysées

É a avenida de comércio mais famosa de Paris e “a mais bela do mundo”, na opinião dos franceses. Lá estão tanto lojas de luxo (Louis Vuitton, Hugo Boss, etc) como lojas “populares” como Adidas, Nike, etc. Também tem sorveterias e restaurantes (um pouco pega-turistas) e cafés.

No feriado da queda da bastilha (14/julho), fica toda enfeitada para receber a maior parada militar da Europa. A Champs Élysées começa próximo ao Louvre e vai até o Arco do Triunfo, de onde tiramos a foto acima. A avenida realmente é muito bonita, então vale o passeio, mesmo que você não compre nada.

12. Cité des Sciences et de l’industrie

É o maior museu de ciências na Europa, visitado por 5 milhões de pessoas por ano. Além das exposições, tem planetário e cinema IMAX. Na parte de fora do museu tem um submarino e uma impressionante esfera gigante de metal:

IMG_1138

Como chegar: Linha 7 do metrô, estação Porte de la Villette. Para informações sobre as exibições, preço dos ingressos, dias e horários de abertura, consulte o site oficial.

13. Basílica Sacré Coeur

Um das atrações turísticas mais visitadas em Paris, a Basílica de Sacré Coeur fica no topo do monte Martre, o morro mais alto de Paris. Por isso também oferece uma linda vista da cidade.

Basílica de Sacré Coeur Paris

É um atrativo que merece a visita, mas com certos cuidados. Para saber mais, não deixe de ler nossas observações e dicas de visitação nesta matéria:

14. La Defense

No distrito de La Defense fica hoje o maior centro financeiro de Paris, com um conjunto de arranha céus que destoam da Paris tradicional. É a parte moderna de Paris, e curiosamente, “fecha” o eixo histórico, rota de monumentos que começa no Louvre, passa pelo Arco do Triunfo de Napoleão e culmina em La Defense com uma réplica (moderna) do Arco:

O "Arco do Triunfo" de La Défense

É também um lugar bonito e agradável para passear, existem obras de arte espelhadas pelos calçadões entre os prédios, com gramados e fontes d’água ao longo do eixo histórico. Se quiser saber mais sobre este passeio, consulte nossa matéria específica aqui no blog:

15. Torre Montparnasse

Para quem gosta de vistas panorâmicas do alto, a melhor vista de Paris é a partir do terraço de observação da Torre Montparnasse, um arranha céu em Paris de 210 metros de altura!

Plataforma de observação no alto da torre Montparnasse

Quem ver a vista espetacular lá de cima? então confira nossa matéria deste passeio (imperdível) em Paris:

Atrações nos arredores de Paris – opções de viagem de 1 dia (bate e volta)

16. Palácio de Versalhes

O Palácio de Versalhes é uma atração turística muito visitada em Paris – um símbolo da Monarquia Absolutista e do Antigo Regime na França. Seus jardins, que eram famosos no passado, permanecem assim até hoje – algumas partes são realmente muito bonitas. É também Patrimônio Mundial da Unesco.

Galeria dos Espelhos - Palácio de Versalhes

Pela fama que tem, a visitação desta atração é muito disputada. Vá com tempo, espere por grandes filas. Mais detalhes de como é a visita, dicas para diminuir a espera nas filas e como chegar, consulte nossa matéria específica aqui no blog:

17. Eurodisney

Sim, tem uma Disney em Paris e por enquanto a única na Europa! São 2 parques temáticos – o Disneyland Park e o Walt Disney Studios, visitamos os dois em um único dia.

Walt Disney Studios - Paris

A melhor maneira de chegar na Eurodisney é de trem, são 40min de viagem desde Paris. Para mais informações de como é a visita, como chegar, como comprar os ingressos pela internet, etc temos matérias específicas aqui no blog:

18. Jardins de Monet em Giverny

Claude Monet viveu em sua casa de Giverny por 43 anos.

IMG_9083

Mas o diferencial dessa visita não é a casa, mas os jardins onde Monet pintou muitas de suas famosas telas… o cenário da Ponte Japonesa e o Lago de Nenúfares ainda estão lá, naturalmente restaurados, mas estão lá… Se tiver interesse, confira nossa matéria específica aqui no blog, com detalhes de como chegar e fotos (muitas fotos) dos jardins de Monet:

19. Luxemburgo

Apesar de ser um dos menores países do continente europeu, Luxemburgo tem um dos maiores PIB per capita do mundo. Está há pouco mais de 2h de trem rápido de Paris.

IMG_9286

Se tiver interesse em conhecê-lo, consulte todos os detalhes de nosso bate e volta de Paris a Luxemburgo em:

Mapa das atrações turísticas

Coloquei no mapa abaixo as atrações turísticas citadas aqui (para passeios bate e volta consulte os links das matérias específicas):

Dicas gerais

COMPRA DE INGRESSOS – Dependendo das atrações turísticas que pretende visitar e quantos dias vai ficar em Paris, talvez valha a pena comprar o Paris Museum Pass, com ele você pode economizar tempo (não precisa pegar fila em cada atração para comprar o ticket) e dinheiro. Para tirar sua dúvida, consulte nossa matéria:

ONDE COMER – Com relação à alimentação, testamos alguns restaurantes em Paris, confira:

ONDE SE HOSPEDAR – confira o review do hotel onde nos hospedamos:

Ainda está procurando hotéis em Paris ? pesquise as melhores ofertas pelo box abaixo, e faça sua reserva através de nosso parceiro Booking.com:

Booking.com

Até a Próxima Trip!


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *