Metrô de Dubai: guia de como usar o transporte público na cidade 2



A matéria de hoje é sobre como funciona o transporte público em Dubai, com foco especial no Metrô, que foi o que mais usamos por lá. Fomos em fevereiro/2017 e ficamos ao todo 6 dias na cidade. Vou mostrar em detalhes qual tipo de bilhete comprar, como compra-lo, os preços e estimativa de quanto vai gastar, em que circunstâncias vale a pena usar um taxi e não o metrô, enfim, a ideia é apresentar aqui um guia básico do transporte público em Dubai, para você aproveitar sem perrengues sua estadia por lá.

Captura31

Acima, o metrô de Dubai e o Burj Khalifa, o prédio mais alto do mundo; abaixo, a estação de Tram (bonde) em Dubai Marina. Neste dia pegamos uma tempestade de areia, então a visibilidade estava prejudicada por conta disso:

IMG_8621

Como Funciona o Transporte Público em Dubai

Com relação ao uso do transporte público em Dubai, saiba que:

  • A cidade está dividida em zonas, e o preço do transporte depende de quantas zonas você passar;
  • É preciso passar o bilhete na entrada e na saída – metrô, ônibus, tram (bonde), etc;
  • O valor total da tarifa será debitado na saída, do saldo do seu bilhete;
  • Cada tipo de bilhete tem uma tarifa específica.

Vamos a um exemplo prático, e por ora vamos admitir que você comprou o bilhete mais simples – o Red Ticket:

  • 1 ZONA c/ o Red Ticket: será debitado $4 AED do bilhete (ex: da estação do Mall of the Emirates até a estação Damac, em Dubai Marina);
  • 2 ZONAS c/ o Red Ticket: será debitado $6 AED do bilhete (ex: da estação do Mall of the Emirates até a estação Burj Kalifa, onde fica o Dubai Mall);
  • 3 ZONAS ou mais c/ o Red Ticket: será debitado $8,50 AED do bilhete (ex: da estação Mall of the Emirates até o Aeroporto Internacional de Dubai);

Para ver o mapa oficial de toda a rede de metrô e tram em Dubai, consulte este documento aqui, da própria RTA – a operadora do transporte público. Ou para informações mais detalhadas clique aqui.

Os Diferentes Tipos de Bilhetes

Os bilhetes para uso no transporte público em Dubai são chamados de NOL cards. Existem 5 tipos diferentes:

  • NOL Red Ticket;
  • NOL Silver Card;
  • NOL Gold Card;
  • NOL Blue Card (c/foto);
  • NOL Personalizard Gold (c/foto).

Os dois últimos são apenas para residentes (exigem foto no cartão). Para nós turistas servem apenas os 3 primeiros. Vamos a eles:

– NOL Red Ticket

Vem em formato de bilhete de papel, recarregável até 10 viagens ou 5 passes diários.  Na hora de comprar, há opção de 1a. ou 2a. classe. Preço: 2AED + valor da viagem, que depende da origem e destino – escolha a quantidade de zonas de acordo com seu trajeto. Nós compramos esse:

IMG_8615

– NOL Silver Card

Vem em formato de cartão e dá acesso a 2a. classe apenas. Preço: $25 AED ($19 de crédito inicial e $6 do custo cobrados pelo custo do cartão). É recarregável (por 5 anos), e tem um diferencial em relação ao Red Ticket: as tarifas são mais baratas (vide tabela adiante).

– NOL Gold Card

Também vem como um cartão, mas para acesso à Gold Class (1a. classe). Preço de $25AED, ($19 de crédito inicial, $6 custo do cartão), mas valores debitados por viagem são mais caros por ser 1a. classe (vide tabela adiante).

Qual Bilhete de Metrô Comprar em Dubai

Tirando o NOL Gold Card, que é para primeira classe e obviamente bem mais caro, escolher qual a opção mais econômica entre o NOL Red Ticket e o NOL Silver Card é uma tarefa chata. Isso porque, além de tarifas diferentes, também é cobrado (na primeira emissão do bilhete/cartão) um custo do cartão em si. Seria preciso considerar quantas vezes vai usar o transporte público e por quantas zonas irá passar… e convenhamos, a gente não chega a esse nível de detalhamento em uma viagem, ainda mais em Dubai, onde o metrô nem sempre é uma alternativa por conta das grandes distâncias. No nosso caso, optamos pelo Red Ticket, que é a opção mais barata se você vai usar apenas ocasionalmente o metrô. Fiz uma tabelinha de custo só para você ter uma noção dos preços:

Custo do Transporte Público em Dubai

Red Ticket

NOL Silver Card

NOL Gold Card

Custo do Cartão / Ticket

$2

$6

$6

TARIFA:  1 ZONA

$4

$3

$6

TARIFA:  2 ZONAS

$6

$5

$10

TARIFA:  3 ou + ZONAS

$8,5

$7,5

$15

* Preços em AEDs;

Informações Importantes

HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO:

  • Sábado a quarta: das 5:30 até 0:00h;
  • Quinta das 5:30 até 1:00AM ;
  • Sexta das 10:00AM até 1:00AM; (lembre-se que é um país muçulmano, a sexta é o “domingo” deles)

VENDA DOS BILHETES: em todas as estações de metrô e algumas outras estações de transporte público. Pode comprar tanto nas máquinas de auto atendimento (tem opção de idioma em inglês) quanto nos Tickets Offices:

866DC114-4AF6-45BE-9697-4B422B60924F%2FL0%2F001

FREQUÊNCIA DO METRÔ: de 5 a 8 min;

COMER E BEBER: não é permitido, há multa;

VAGÕES EXCLUSIVOS: preste atenção pois há vagões exclusivos para mulheres e crianças e também vagões de primeira classe (Gold Class).

DCIM\101GOPRO\GOPR1635.JPG

DICA: repare no chão das plataformas, aí já é informado quem pode e quem não pode entrar:

IMG_8727   IMG_87282

Na ausência destas informações, o uso é livre:

IMG_6417

PASSE SEU BILHETE NA ENTRADA E SAÍDA: nos metrôs hão há como se esquecer desta regra, porque simplesmente a catraca não vai abrir se você não passar seu bilhete, mas nos ônibus e trams, não tem catracas, então não se esqueça encostar seu bilhete/cartão nestas maquininhas ao entrar e sair – há multa de $200 AED para quem usar o transporte sem pagar:

IMG_8700    IMG_8617

Os shoppings Dubai Mall e Mall of the Emirates são conectados às estações de metrô através de passarelas cobertas, algumas com esteiras rolantes:

 5936AEA0-AEF1-41B0-A6DF-97CEA2C3958A%2FL0%2F001

Quando Usar Taxi ao Invés do Metrô em Dubai

No geral, achamos grandes as distâncias entre as atrações turísticas e as estações de metrô em Dubai, e é preciso considerar isso na hora de planejar seus passeios. Por exemplo, dá para ir de metrô até o Dubai Mall, o maior shopping da cidade. Porém, a estação de metrô “ao lado” fica a 1km de distância – tudo bem que você vai caminhado por passarelas cobertas, com esteiras rolantes e ar condicionado, mas ainda assim é longe. Na primeira vez tudo bem, tudo é novidade, mas  nas demais você pensa… putz, vou ter que andar tudo aquilo de novo… e na volta então, você já sem pernas… então a alternativa do táxi fica rondando sua cabeça… O mesmo vale para Dubai Marina, totalmente fora de mão se quiser usar o Metrô, nesse caso novamente o taxi é a melhor opção.

Em nossas viagens sempre priorizamos o uso do transporte público, mas em Dubai existem passeios que sem táxi simplesmente não dá… por exemplo, o Miracle Garden, não tem metrô por lá. Pegamos um táxi na rua mesmo, pagamos $22 AED (19 reais), super barato considerando que rodamos 10km.

Existem vários tipos de táxi: táxi comum, táxis VIP, taxis só para mulheres, etc. Taxi VIP nós pegamos um no aeroporto, logo que chegamos em Dubai, foram 25km até nosso hotel e nos custou $85 AED (75reais) – fomos num carrão de luxo e o motorista foi muito educado, achamos preço mais do que justo. No dia de retorno ao aeroporto, também fomos de taxi, pedimos um comum na recepção do hotel, então um motorista de um taxi VIP apareceu e fechou conosco pelo preço do comum, pagamos $50 AED pelo trajeto. Dá para simular tudo isso no site da Dubai Taxi Corporation, você escolhe o tipo de táxi, coloca origem e destino e o site te dá uma estimativa do preço, e informa o trajeto no mapa. Eles tem também um app para chamar táxi pelo celular, tem p/ iPhone e Android, para usá-lo é necessário um número de celular e cadastrar um cartão de crédito.

Enfim, ao planejar seus passeios, consulte a localização das estações de metrô no Google Maps. Muitas vezes o táxi é a melhor alternativa dependendo das distâncias envolvidas, e não é caro em Dubai.

De qualquer forma, se precisar usar o metrô, agora já sabe como! Se esta matéria foi útil a você, e ainda não reservou seu hotel em Dubai, se puder faça sua reserva através de nosso parceiro Booking, pelo link abaixo. Você não paga nada a mais por isso e ajuda o nosso site a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Obrigado pela visita e até a próxima trip!


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 pensamentos em “Metrô de Dubai: guia de como usar o transporte público na cidade

    • Erika

      Oi Mara! Legal aproveite a viagem! E vc pode combinar com o taxista para te levar para Abu Dhabi e ficar o dia inteiro com ele, vai sair o mesmo preço que um tour em grupo com a vantagem de vc fazer seu proprio tour de acordo com seus interesses