O que fazer em Santo Antônio do Pinhal: Top 10 Passeios


Hoje no blog, você vai saber o que fazer em Santo Antônio do Pinhal, uma linda cidade montanhosa a 170 Km de São Paulo. A cidade fica na região da Serra da Mantiqueira, destacando-se principalmente por seus hotéis charmosos, passeios na natureza, turismo rural e ótima gastronomia.

No verão, a cidade convida a caminhadas e atividades ao ar livre, já durante a primavera a cidade fica toda colorida com a beleza típica da estação e, no inverno, a cidade vira um refúgio (principalmente para casais) de tranquilidade como um destino perfeito de montanha – a cidade está a 1080m de altitude.

Ainda assim, é um lugar bem diferente e menos movimentado que a sua agitada vizinha Campos do Jordão (as cidades estão a apenas 20 km de distância uma da outra). Confira nosso guia de viagem de Santo Antônio do Pinhal e os top 10 passeios!

O que fazer em Santo Antônio do Pinhal: 10 principais pontos turísticos

Pico Agudo

Uma atração imperdível em Santo Antônio do Pinhal para quem ama natureza e passeios ao ar livre é o Pico Agudo – sem dúvida foi um dos nossos programas favoritos na cidade! Seja para assistir ao nascer do sol, seja para ver o pôr do sol, a vista 360º da paisagem montanhosa da Serra da Mantiqueira, montanhas do Sul de Minas e Vale do Paraíba é deslumbrante.

Visitamos em um dia com muita nebulosidade, mas as nuvens deram um toque a mais de charme! Destaque também para a Pedra do Baú, que dá para avistar no horizonte, conseguiu achar na foto?

Pico Agudo, em Santo Antônio do Pinhal: vista panorâmica da Serra da Mantiqueira

O Pico Agudo está a 1700 metros de altitude e tem acesso por uma estrada em condições razoáveis, bem íngreme. Não há estrutura adicional para os turistas, como banheiros ou lanchonete, então já vá preparado!

Algumas agências de turismo locais organizam voos de parapente, uma das atividades radicais regulamentadas no Pico Agudo. Para os aventureiros, uma idéia é acampar lá no alto, mas deve fazer um frio do cão 😆…vimos alguns grupos de amigos em barracas de camping quando visitamos o local.

Jardim dos Pinhais Ecco Parque

Um delicioso passeio para fazer em Santo Antônio do Pinhal em casal ou em família é o Jardim dos Pinhais Ecco Parque, o primeiro parque de jardins temáticos do Brasil.

Logo na chegada, percebemos se tratar de um lugar bem organizado e conservado. Tem estacionamento, banheiros, lojinhas e restaurante. Importante notar que o parque se preocupou com a questão da acessibilidade, seguindo as normas da ABNT. Isto faz com que 100% do parque esteja habilitado a receber pessoas com deficiência e também idosos ou pessoas com dificuldades de locomoção.

Jardim dos Pinhais Ecco Parque: atração turística em Santo Antônio do Pinhal

Escolhemos visitar o parque em um dia nublado e não tínhamos grandes expectativas, mas acabamos saindo de lá com dezenas de fotos e gostamos bastante do passeio.

O parque está dividido em seções como jardim japonês, jardim italiano, jardim canadense (um dos meus preferidos ❤️), jardim tropical, jardim desértico (fiquei boba com o tamanho do cactus que eles tinham lá! surpreendente mesmo eu já tendo visitado lugares desérticos mundo afora!) e uma seção de dinossauros perfeita para quem vai com crianças.

Também achei de bom gosto alguns dos mirantes construídos entre os jardins, bancos para descanso e contemplação, e a ponte dos namorados rende boas fotos de recordação deste ponto turístico em Santo Antônio do Pinhal!

Jardim dos Pinhais Ecco Parque: atração turística em Santo Antônio do Pinhal

Consulte os dias e horários de funcionamento, bem como valor atualizado do ingresso no site oficial do parque.

Azeite Sabiá

Um lugar diferente para visitar em Santo Antônio do Pinhal é a propriedade da Azeite Sabiá – o azeite produzido aqui já ganhou diversos prêmios internacionais (leia mais aqui!).

Você pode visitar o pomar livremente, tirar fotos e passar no Empório Sabiá (funciona como cafeteria também!) ou agendar com antecedência as visitas guiadas, onde você irá conhecer mais sobre os tipos de azeitona, a fábrica de azeites (lagar) e uma degustação orientada para aprender sobre as qualidades – e defeitos – de um azeite.

Azeite Sabiá em Santo Antônio do Pinhal: visitando os campos de oliveiras

Após o passeio nos campos de oliveiras ou do tour guiado, não deixe de passar no empório e comprar alguns dos deliciosos azeites Sabiá! Nós queríamos trazer um para saladas, então a atendente nos indicou o Arbequina.

Esse tipo de azeite é feito com uma azeitona originária da região Arberca, na Catalunha (Espanha). A partir dela, se produz um azeite fresco de características frutadas. Achamos muito gostoso o azeite e recomendamos a fazenda do Azeite Sabiá como um dos principais lugares para conhecer em Santo Antônio do Pinhal!

Mas levar esse souvenir gastronômico para casa não foi barato não! Pagamos R$55 em um azeite com 100 ml.

Gelateria Eisland

Uma atração turística em Santo Antônio do Pinhal mais gostosa do que essa não pode existir! Seja no calor do verão ou até nos dias mais frios, que foi o caso da nossa visita, não deixe de experimentar os deliciosos sorvetes artesanais na Gelateria Eisland! Há uma variedade de sabores (são mais de 25!!!) a um preço justo e é difícil optar por um só.

O atendimento das funcionárias é nota 10, foram simpáticas e tiveram muita paciência conosco já que ficamos provando alguns sabores até escolher qual comprar!

Você ainda pode adquirir outras delícias de fabricação própria produzidas com o leite, creme de leite e manteiga da fazenda: brownies, apfelstrudels, compotas, doce de leite, cafés e chocolate quente. O bonito ambiente rural na loja da fazenda e o cenário bucólico completam o passeio. Super recomendamos! Veja mais aqui.

Cachoeira do Lageado

Um ponto turístico em Santo Antônio do Pinhal para quem curte atrativos naturais é a Cachoeira do Lageado, a apenas 15 minutos do centro da cidade. O ingresso custa R$ 10, há uma pequena lojinha de bebidas e snacks no local e banheiros para os visitantes. É bem tranquilo de chegar, basta colocar o nome da cachoeira no google maps e depois tem placas no caminho.

Gostamos porque visitamos por volta de 13h, em um sábado, e estava bem tranquilo, conseguimos tirar fotos em paz 🤣. Ainda ficamos contemplando a cachoeira sentados num banquinho de madeira bem de frente para a queda d’água por uns 15 minutos.

Mesmo com um solzinho e dia bonito, a água da cachoeira era mega gelada, vimos apenas uma senhora muito corajosa entrando com roupa e tudo, enquanto o marido e filho observavam e riam de longe.

Cachoeira do Lageado em Santo Antônio do Pinhal

Praça do Artesão e Fonte Santo Antônio

Outra atividade para se fazer em Santo Antônio do Pinhal é dar uma espiada no centro da cidade e suas atrações, com arquitetura européia e também oriental, pois são comunidades bem presentes na região!

A Praça do Artesão é um dos cartões postais de Santo Antônio do Pinhal, um lugar que reúne visitantes, moradores e sempre tem algum show ou evento no local.

Na época da florada de cerejeiras, elas são mais uma atração da praça. Outros atrativos turísticos famosos em Santo Antônio do Pinhal que ficam na Praça do Artesão são o portão/arco oriental e uma ponte japonesa.

Praça do Artesão em Santo Antônio do Pinhal

E o que fazer em Santo Antônio do Pinhal se gosta de artes? Nossa dica é o museu a céu aberto Odette Eid – idealizado para comemorar o centenário da artista libanesa, reconhecida internacionalmente. O acervo total soma 16 esculturas em bronze e formam um roteiro que pode ser feito a pé pelos visitantes.

Em exposição permanente e 100% gratuita, as obras estão espalhadas em diversos pontos da cidade, fontes, mirantes, igrejas e outros locais públicos – a Praça do Artesão tem algumas delas! Veja a lista completa no site oficial.

Atravessando a Praça do Artesão, passe pela faixa de pedestres e ao cruzar a rua você vai dar de cara com a Fonte de Santo Antônio, uma bica de água (potável!?) fresca que vem das montanhas! Dica: por lá você vai encontrar mais esculturas da Odette Eid.

Na mesma rua da fonte de Santo Antônio, avistamos de longe cerejeiras exuberantes, então fomos caminhando pela calçada para admirar e tirar fotos, havia alguns turistas por ali também curtindo a paisagem.

Seguimos caminhando mais um pouco pela mesma rua (a Rua Gov. Carvalho Pinto) até que chegamos em uma praça bem em frente ao Auditório Municipal, em que o passeio estava cheio de guarda-chuvas coloridos, com um monte de turistas tirando selfies!

Além disso, destacamos as flores e canteiros super bem caprichados 😍. Coloque mais este lugar na sua lista de lugares para visitar em Santo Antônio do Pinhal!

Boulevard Araucária

Um dos lugares mais famosos para conhecer em Santo Antônio do Pinhal é o Boulevard Araucária – e não só ele – também tem diversos restaurantes, cafés, galerias, lojinhas de artesanato e empórios com produtos regionais nos arredores.

Vale a pena levar as delícias e guloseimas produzidas na região e bater perna na rua toda. Nós estacionamos em um fim de tarde, depois caminhamos por toda a avenida, aproveitamos para comprar alguns azeites aromatizados da Oliq 😋 em um dos empórios…mas à noite fica bem movimentado com restaurantes lotados, turistas se divertindo, música ao vivo, pode ser mais complicado achar vaga!

Aliás, adoramos todos os restaurantes que fomos na cidade, comemos muito bem! Caso você tenha algum estabelecimento preferido ou sugestão, deixe sua dica na caixa de comentários para ajudar os outros leitores viajantes! 😉

Igreja de São Benedito

Já no âmbito do turismo religioso, Santo Antônio do Pinhal tem 2 lugares para conhecer: o mais famoso deles é a Igreja de São Benedito, com uma escadaria de acesso e um relógio floral bem em frente. Outra igreja católica aberta à visitação é a Paróquia Santo Antônio do Pinhal (Matriz), com fontes e jardins bem conservados.

O que fazer em Santo Antônio do Pinhal: Igreja de São Benedito

Mirante do Cruzeiro

Um lugar que pesquisei na internet e sempre aparecia no Top 10 passeios em Santo Antônio do Pinhal é o mirante do cruzeiro, no centro da cidade, onde além da enorme cruz, existe uma plataforma para uma vista panorâmica da cidade e montanhas nos arredores.

O acesso é gratuito e pode ser feito a pé ou de carro por uma via íngreme e estreita.

Estação Ferroviária Eugênio Lefevre e Mirante de Nossa Sra. Auxiliadora

Logo na chegada à cidade, você encontrará uma rotatória que dá acesso a esses 2 pontos turísticos de Santo Antônio do Pinhal. A estação de trem Eugênio Lefrève foi inaugurada em 1916 e conserva até os dias atuais o prédio original, e ainda está em plena atividade.

Ali ao lado da estação, programe-se para visitar o mirante Nossa Senhora Auxiliadora, com vista panorâmica para a região do Vale do Paraíba.

Nós visitamos antes de pegar a estrada para ir embora para São Paulo. Vale fazer uma pausa para um café e comprar alguns snacks para a viagem e também experimentar o famoso bolinho de bacalhau, frito na hora! Veja mais no perfil do IG deles: Bolinho Bacalhau & Cia.

Onde se hospedar em Santo Antônio do Pinhal?

Agora que você já sabe o que fazer em Santo Antônio do Pinhal, é hora de escolher a hospedagem! A Pousada Quinta dos Pinhais Pouso e Charme já estava na minha wish list há tempos e, para nossa alegria, a pousada foi uma excelente escolha para uma viagem de casal.

Com o selo do Roteiros de Charme, o ambiente – tanto área comum como os quartos – nos remete a uma fazenda elegante, com um mix de rusticidade e requinte para agradar os casais mais exigentes!

Pela nossa experiência, posso dizer que a Pousada Quinta dos Pinhais Pouso e Charme é o destino ideal para uma viagem a dois para Santo Antônio do Pinhal!

Logo na chegada, fomos recebidos por uma atendente muito simpática na recepção; também ganhamos espumante, frutas e docinhos como mimos de boas vindas. O quarto era bem espaçoso e confortável, com amenities de excelente qualidade e roupa de cama e banho da Trousseau.

Nosso quarto tinha varanda com rede e ofurô, e um cantinho muito legal para ficar a dois, com sofá e lareira. Também tinha TV com canais a cabo (nem usamos), armário e frigobar.

O sinal do wifi na pousada não é muito bom não, mas em toda região e passeios tivemos problema de conexão, mesmo com o plano de dados da VIVO, então não sei se é “culpa” da pousada ou um problema maior de cobertura e sinal em Santo Antônio do Pinhal.

O único ponto negativo foram algumas traças que vimos na parte alta da parede, próxima ao teto, acho que deviam de tempos em tempos fazer uma limpeza nessas áreas menos acessíveis pois insetos e teias de aranha podem incomodar alguns hóspedes.

O café da manhã gostamos bastante, pois além do buffet colorido e variado, ainda eram servidos diretamente na mesa sucos especiais do dia, smoothies e outras delícias. Omeletes, waffles e tapiocas são feitos na hora, com os ingredientes escolhidos pelos hóspedes.

Entre as atividades para os casais na pousada, recomendamos acompanhar o pôr do sol nas mesinhas com vista para as montanhas (sempre acendem os tachos de ferro nos dias de frio!), à noite um jantar no Bistrô Bernadette (o restaurante super charmoso da pousada) e depois comer marshmallows aquecidos na fogueira, no cantinho que eles chamam de fire place!

Outra coisa que gostamos e eu nem sabia quando tinha feito a reserva é que é servido um chá da tarde em um salão ao lado da recepção, tem alguns sofás e até um piano. Em uma das tardes, vimos um casal que estava tocando e cantando e ficamos lá ouvindo enquanto a gente se deliciava com os comes e bebes 😆.

A área da Pousada Quinta dos Pinhais Pouso e Charme é enorme e tem um lago, fazendinha (o Gustavo até tirou leite da vaca e tomou na caneca na hora!), trilha ecológica, passeios a cavalo, piscina (com uma linda vista para a Pedra do Baú) e SPA L’Occitane (é necessário agendar as massagens/tratamento com antecedência!). Dá para passar dias na pousada sem enjoar, com diferentes atividades.

Com esse review resumido, a Pousada Quinta dos Pinhais Pouso e Charme é a nossa dica de onde ficar em Santo Antônio do Pinhal!

Caso queira pesquisar outras pousadas e hotéis em Santo Antônio do Pinhal, reserve através do nosso parceiro Booking.com, nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso – assim você ajuda nosso site a continuar produzindo guias de viagem 100% independentes! Muito obrigada!

Para mais dicas de viagens de fim de semana perto de São Paulo, clique aqui.

Até a próxima trip!


Deixe um comentário