Como viajar de ônibus e ferry na Croácia: dicas práticas e como comprar



No post de hoje, vou dar algumas informações sobre como viajar de ônibus e ferry em uma viagem pela Croácia, com dicas práticas e sites indicados para comprar as passagens e pesquisar itinerários. Antes de viajar, fiz uma boa pesquisa e no fim tudo foi bem fácil e nossa trip saiu sem nenhum perrengue.

GOPR5019

Fizemos 2 trechos de ferry (ida e volta) Split – Supetar (para visitar a ilha de Brac, onde fica a praia Zlatni Rat) e alguns trechos de ônibus, Split – Trogir, em um passeio bate-volta e o trecho de Split – Dubrovnik, além de um trecho local de ônibus na ilha de Supetar.

Viajando de Ônibus pela Croácia: As empresas e como comprar as passagens

Viajar de ônibus pela Croácia foi bem fácil e confortável. Há várias empresas de ônibus operando as rotas entre as cidades do país. Como os preços são bons, não pensamos 2 vezes ao pesquisar as melhores empresas (em termos de segurança, conforto, etc) que obviamente se mostraram as mais caras.

Para pesquisar e consultar as companhias existentes, rotas, preços e demais informações, recomendo o site da Bus Croatia.

GOPR5016

O trecho Split – Dubrovnik é uma das rotas populares, principalmente entre os turistas, então como viajamos em alta temporada (julho), preferi comprar online para poder escolher a empresa e o horário que melhor se encaixaria no meu itinerário. Visitei o site da Get By Bus e achei muito bom, além de poder ver os comentários de viajantes sobre as empresas e rotas. Infelizmente, não deu certo a compra com nosso cartão de crédito brasileiro 😕.

Então, pesquisando mais um pouco entrei no site da companhia Autotrans, uma filiada da empresa Eurolines na Croácia. Fiquei feliz e tranquila na hora! Para quem nunca ouviu falar, a Eurolines é simplesmente uma das maiores companhias de ônibus da Europa, operando em vários países e ligando mais de 600 destinos. Eu sabia que estaríamos em boas mãos! Desta vez deu certo comprar com o cartão de crédito e em poucos minutos recebemos no e-mail o arquivo pdf com nosso e-ticket de bus.

A empresa Autotrans não nos decepcionou – o ônibus era novo, tinha ar condicionado (essencial no quente verão croata), bancos confortáveis e wifi gratuito. O motorista dirigiu bem e era educado. Havia um segundo motorista que revezava com o outro e quando um dirigia o outro fazia o papel de fiscal. Apenas um detalhe que não vimos na hora de comprar a passagem (no site não tinha essa info) – é cobrada uma taxa de 10 kunas por mala que vai no bagageiro do ônibus.

O trecho de ônibus que fizemos de Split a Trogir compramos na hora mesmo, na rodoviária de Split. A viagem é curta, demora certa de 50 minutos. Na volta, infelizmente pegamos um ônibus de linha (!) que demorou quase o dobro do tempo e custou o mesmo preço da ida #fail. Ainda bem que foi bem barato, mas fica a dica para você não perder tempo à toa.

GOPR5021

Uma dica boa: Se for fazer esse popular trecho de ônibus Split – Dubrovnik, sente-se do lado direito, para admirar as belas paisagens da Costa da Dalmácia e do Mar Adriático. Uma paisagem que vale a viagem, é praticamente uma viagem cênica! Curiosamente, a parada na viagem (para o lanche ou ir ao banheiro) ocorre na cidade de Neum, na Bósnia, uma cidade com saída para o mar. Saímos da Croácia, passamos por este trecho bósnio e em seguida entramos em território croata novamente. Fomos premiados com uma bela vista de fim de tarde na cidade:

IMG 0260

No trecho do Porto de Supetar para Bol, também viajamos de ônibus local e as paisagens eram de cair o queixo!

Confira algumas imagens da landscape imperdível da Croácia vista dessas trips de ônibus:

IMG 0112

IMG 0230

IMG 0118

IMG 0222

Viajando de Ferry pela Croácia: As empresas e como comprar as passagens

Viajar de Ferry pela Croácia foi tão fácil e agradável como as viagens de ônibus. Fiquei impressionada com a quantidade de ferries e barcos privados nos portos de Split e Dubrovnik, e mesmo em Supetar, uma ilha menor e próxima a Split. Fomos em alta temporada e as viagens marítimas operava a todo vapor. Além das ligações para populares ilhas como Vis, Hvar, Supetar, também há ferries ligando a Croácia à Itália e Eslovênia, por exemplo.

IMG 9612

Usamos o Ferry da Jadronilija para ir de Split a Supetar e comprei o ticket com 2 meses de antecedência (mas para falar a verdade nem precisava! havia vagas sobrando no dia). Se você estiver de carro, aí sim é interessante comprar antecipadamente pois as vagas são limitadas.

O site da Jadrolinija é completo, você compra online com cartão de crédito e já garante seu lugar. Tem as tabelas de preços para todas as rotas (São dezenas!!!) e também os preços diferenciados para crianças e diferentes tipos de veículos. Consulte aqui o site oficial da empresa para comprar seu ticket de ferry e obter todas as informações necessárias para sua viagem.

Uma dica importante: quando você vai comprar o ticket do Ferry da Jadrolinija no site, é solicitado que você escolha a data e horário do trecho desejado, mas você pode selecionar qualquer horário, pois o ticket vale para todos os horários do dia escolhido!

GOPR5017

O embarque no porto de Split é bem organizado e sinalizado com painéis indicando as plataformas e destinos, não tem erro, mas chegue um pouco antes (20 minutos antes do horários da partida) para se localizar. Existe também uma luggage store no porto, bom para quem quer fazer um passeio de 1 dia mas tem bagagens maiores e pesadas e ainda vai seguir viagem na volta. Custava a partir de 5 EUR.

IMG 4962

Para consultar outras empresas, consulte o site da Croatia Ferries, com muitas informações de itinerários.

Dentro do ferry, há banheiros e lanchonete, além de você ter a opção de ir na parte interna ou na parte superior externa. Nós subimos, demos uma olhada na paisagem, tiramos uma foto e voltamos para o ar condicionado 😂. Tem música ambiente (agradável) e caixas eletrônicos disponíveis dentro do ferry!

GOPR4885

GOPR4906

Até a próxima trip!

Para ler todo nosso conteúdo da Croácia, clique aqui.

Espero que eu tenha ajudado com informações do transporte na Croácia, então se você ainda não reservou seu hotel, faça a reserva através de nosso site com as melhores tarifas do Booking, assim você ajuda nosso site a ter sempre novas matérias e destinos e não paga nada a mais por isso!

Booking.com

 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *