Como usar Metrô e Ônibus em Cingapura: guia completo do transporte público


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Visitamos Cingapura duas vezes em 2017, e para onde quer que fôssemos utilizamos o transporte público da cidade. Pegamos ônibus, metrô, monotrilho, funcionam todos integrados e você paga com o mesmo cartão – o monotrilho tem algumas exceções que também explico aqui. Vou dar detalhes de como usar, como e onde comprar o bilhete do metrô, qual bilhete comprar, os cuidados com as multas, enfim, um guia completo com todas as dicas para você economizar e se locomover da melhor maneira possível em sua viagem por Cingapura.

DCIM\100GOPRO\GOPR0014.JPG

Em Cingapura, toda a rede de transporte público é integrada e controlada pela SMRT. Estão inclusos aí:

  • Os metrôs (que eles chamam de MRT);
  • Os metrôs leves ou bondes (LRT);
  • Os ônibus .

Com um único bilhete você acessa e paga todos eles. Já o monotrilho de Sentosa, que leva até o parque da Universal Studios, apesar de fazer parte da rede, tem regras específicas quanto ao uso dos bilhetes (falo disso adiante).

Qual bilhete (cartão) comprar ?

Para uso turístico, há duas opções (todos em formato de um cartão tátil, você o encosta na catraca e ele libera a passagem):

==> Singapore Tourist Pass:

É um cartão  que dá direito a uso ilimitado de toda a rede de transporte público de Cingapura (MRT, SRT, Ônibus). É vendido para 1, 2 ou 3 dias consecutivos de uso:

image

ONDE COMPRAR: Este cartão é vendido no aeroporto de Changi e em algumas estações específicas na cidade, para ver a localização delas clique aqui. Além do preço do passe, é cobrado uma taxa ADICIONAL de depósito de $10 SGD, que você pode recuperar ao devolver o cartão em algumas bilheterias específicas MRT e nos Passengers Service Centres do aeroporto de Changi:

image

OBSERVAÇÃO: Após o período de validade, esse cartão se transforma em um EZ-Link card. Para mais informações consulte o site oficial do Singapore Tourist Pass.

==> Cartão EZ-Link

É um cartão que você carrega créditos nele. Toda vez que usar o transporte, seja metrô (MRT), LRT ou ônibus, o preço da passagem será debitado do seu saldo no EZ-link card. Os desenhos nos cartões são muito engraçados:

Capturar

ONDE COMPRAR: Comparativamente ao Singapore Tourist Pass, o EZ-link card é mais fácil de comprar: além do aeroporto de Changi, pode ser comprado em 42 transit link ticket offices e também nas lojas 7-eleven. É vendido por $12 SGD nas estações de metrô (vem $7 SGD de crédito inicial para você usar) ou $10 SGD nas lojas 7-11 (vem $5 SGD de crédito).

Nós compramos o EZ-link card no aeroporto de Changi. Na ocasião pedimos ao atendente para adicionar mais $10 SGD de crédito no cartão. Carregue o quanto achar necessário. Abaixo, a bilheteria da SMRT no aeroporto de Changi, logo antes da plataforma de embarque do metrô:

Onde-comprar-bilhete-de-metro-no-aeroporto-de-changi-em-cingapura

 

 

DICA IMPORTANTE: Para aqueles que pretendem visitar o parque da Universal Studios, não é possível pagar o Monotrilho com o Singapore Tourist Pass, apenas com o cartão EZ-Link.

QUAL COMPRAR? Nós preferimos o EZ-link card, primeiro porque fomos até à Universal Studios em Sentosa, e segundo porque ficamos mais de 3 dias em Cingapura, então achamos mais negócio ir carregando o EZ-link à medida que o fôssemos utilizando.

ONDE CARREGAR o EZ-LINK? Você pode pedir aos atendentes (nas bilheterias das estações), ou fazê-lo você mesmo nas máquinas de auto atendimento (tem idioma em inglês), como essas abaixo, há várias delas espelhadas pelas estações de metrô. É bem fácil, em menos de 2 minutos você carrega os créditos no seu cartão.

9E4AB6F5-AEE6-4477-B64D-10D744BF5A25%2FL0%2F001

É possível também comprar bilhetes unitários, mas não acho vantagem, porque é comum formar filas para carregar/comprar bilhetes nas estações mais movimentadas. A melhor alternativa é comprar o EZ-link card e já colocar de 10 a 20 SGD nele. Para mais informações sobre o EZ-Link card, consulte o site oficial aqui.

Como funciona o transporte público em Cingapura

Metrô: na hora de entrar na área paga das estações de metrô, é só encostar o cartão/bilhete nas catracas. Na hora de sair, faça o mesmo.  No nosso caso, como tínhamos o EZ-link card, o saldo e a tarifa (na saída) são informados na telinha de LCD.

CCC3DDAB-E9E1-46A4-BB42-94BC18EC1DAF%2FL0%2F0012   D633F895-9DC8-45DB-B84E-E179FE7553EC%2FL0%2F001

Os assentos preferenciais tem uma uma maneira divertida de educar as pessoas: “Show you care!”, sempre com uns bonequinhos engraçados:

0BB0EA3B-AB21-4423-B2DB-2520417B90D1%2FL0%2F001

Para mapa da rede de metrô, clique aqui.

Ônibus: entre pela frente (porta do motorista) e encoste o cartão/bilhete na maquininha que fica ao lado dele. Para descer, dê o sinal e encoste seu cartão/bilhete na maquininha ao lado da porta, como fizemos na imagem abaixo:

69234D8C-E7BF-41F2-BFE8-84E491C9E161%2FL0%2F001

A tarifa é por distância percorrida, neste trecho pagamos apenas $ 0,77 SGD. Quando mais longe for, tanto mais será debitado do seu cartão Ez-link.

Os ônibus tem ar condicionado e são confortáveis. Se tiver chance, experimente. Não sei se demos sorte, mas todas as vezes que utilizamos estavam vazios, e fomos sempre sentados!! Ahh, se os ônibus em são Paulo fossem assim… que maravilha não seria!

DCIM\100GOPRO\G0080031.JPG

Nos pontos de ônibus você encontra a relação de todos que passam ali – as linhas de ônibus em Cingapura são identificadas por números. Tem também os horários:

5BBD6D77-A5FA-4CC6-85B9-5407600C2A02%2FL0%2F001

Como ir de metrô e Monotrilho até a Universal Studios em Cingapura?

A Universal Studios fica na ilha de Sentosa. Para chegar lá de metrô, pegue a linha 6 ou 9 e vá até a estação Harbourfront, siga para a saída que leva ao Shopping Vivo City. A partir daí, há duas opções:

  • a pé: são 1,5km de caminhada até a ilha, há uma passarela bem bonita, fica do lado de fora do Shopping. Ao chegar na ilha, há uma tarifa de $1 SGD  para acesso de pedestres. Se tiver o cartão EZ-link, pode pagar com ele.
  • de monotrilho (Sentosa Express): O acesso fica dentro do Shopping Vivo City, no Lobby L, Level 3. É só seguir as placas para o Sentosa Express, há um monte delas. Nós fomos de Monotrilho. Custa $4 SGD, dá para pagar com o EZ-Link card. Esse cartão é sensacional, já havíamos visto um desse estilo em Hong Kong (Octopus card), é praticamente um cartão de débito… até lanche do Burguer King você compra com ele!

10C8B339-8AD9-45D7-A100-9013CC0F1C8E%2FL0%2F001

Desça na estação Waterfront, mas não se preocupe em lembrar do nome, porque é onde todo mundo desce. O Monotrilho já dentro do Parque da Universal:

FC89C689-4E08-4F4C-91D3-23FBB798865F%2FL0%2F001

Como ir de metrô até o aeroporto de Changi

Pegue a linha 3 verde em direção ao Changi Airport. Mas o metrô não vai direto até lá, você terá que descer na estação de Tanah Merah e pegar outro trem (também da linha 3 verde) até a estação final no aeroporto de Changi. Tudo é muito bem sinalizado. Nas duas vezes que fomos para o aeroporto fomos de metrô.

As multas no metrô de Cingapura

É proibido fumar, beber ou comer dentro do metrô metrô em Cingapura. E lembre-se, você está em uma cidade onde as multas são muito, mas muito caras:

988799D6-927A-4C92-9158-A14654072FFD%2FL0%2F001

Tem até placa informando que é proibido levar consigo a fruta mais fedorenta do país: as durians!

1BC2967D-ACC4-4785-9181-3301E1E84B5E%2FL0%2F001

E você, já utilizou o metrô em Cingapura ? Deixe seus comentários aqui!

Se ainda não reservou seu hotel e esse post foi útil a você, faça sua reserva com as melhores tarifas pelo Booking, através do link abaixo. Você não paga nada a mais por isso e ajuda a manter nosso blog sempre atualizado.

Booking.com

Até a próxima trip!


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *