Atrações em Suzhou: o que fazer em um bate-volta de Shanghai 6


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Visitamos a bela cidade de Suzhou em um bate e volta que fizemos a partir de Shanghai (Xangai). Em um dia de passeio conhecemos os principais pontos turísticos. Dentre as atrações, a imponente Beisi Ta pagoda, os lindos jardins do Humble Administrator’s Garden e do Panmen, alguns canais da cidade e a rua de comércio GuanQian Jie. Para os deslocamentos entre um atrativo e outro, pegamos táxi, mototáxi e até rickshaw  – uma espécie de charrete puxada por um homem, foi uma verdadeira aventura!

IMG_4653

Como chegar em Suzhou

Com a inauguração dos trens de alta velocidade da rota Shanghai – Nanjing, hoje chaga-se a Suzhou em menos de 30min. Na hora de comprar o ticket, privilegie o trem tipo “G”, são mais rápidos que os trens “D”. Para mais informações de como comprar o bilhete de trem, veja esse nosso post aqui. Nós pegamos o trem “G”, velocidade de 270km/h, de Shanghai hongqiao até a estação de Suszhou demoramos meros 32min, foi muito rápido!

A enorme estação de trem de Hongqiao, em Shanghai:

IMG_4127

IMG_4394

Tudo muito bem sinalizado na estação, direções tanto em mandarim quanto em inglês!

IMG_2388

Nosso trem era o G7124 com destino a Nanjing, embarque no portão abaixo:

IMG_4408IMG_4412

IMG_4415IMG_4433

O velocímetro do GPS marcou mais de 260 km/h!!

IMG_4447

Da janelinha do nosso trem, quantas não foram as vezes que vimos a cena abaixo, uma China em permanente construção, um canteiro de obras com guindastes para tudo quanto é lado, e o ar… cinzento, poluído.

IMG_4445

Hoje a poluição do ar na China é um problema muito sério, que afeta a todos, chineses e turistas. Recomendo fortemente que leiam nosso post específico aqui no site de como a poluição do ar na China pode afetar sua viagem.

Bom, meia hora depois chegamos na estação de Suzhou:

IMG_4454

IMG_4459

Do outro lado da estação, o belo Pingmen e o rio Waicheng, um dos muitos que abastecem os canais que cortam toda a cidade.

 

IMG_4464

Um barqueiro navegando pelo rio Waicheng em Suzhou:

IMG_4469

Para chegar ao outro lado do rio, não fomos de barco, contratamos um rickshaw:

IMG_2396

IMG_2400

IMG_4476

Na subida o senhor do rickshaw não aguantou o nosso peso, teve que descer e nos puxar a pé, ficamos um pouco desconfortáveis na hora, era uma situação nova para nós, aquele homem já com certa idade nos puxando, e nós sentados alí… mas enfim, era o trabalho dele e sem isso, os turistas iriam a pé e ele ficaria sem salário no final do mês.

IMG_4472

Pedimos para ele nos deixar na Beisi Ta Pagoda (mostramos para ele o nome em chinês da Beisi Ta Pagoda que tínhamos em nosso celular).

 

 

Beisi Ta Pagoda

IMG_2405

É impressionante como esses chineses tem o espírito do capitalismo, reparem na plaquinha do ticket office escrita tanto em mandarim quanto em inglês!

IMG_2406

IMG_2409

Os budas estão em toda a parte…

IMG_4488

A belíssima Beisi Ta Pagoda, subimos lá no alto…

IMG_2410

A poluição do ar estava ruim neste dia, algo que infelizmente está se tornando cada vez mais comum na China. Não se enxerga muito longe nesse horizonte cinzento.

IMG_2415

IMG_4495

Deixamos a Pagoda e fomos procurar um rickshaw que nos levasse até a entrada do Humble Administrator’s Garden. Logo que chegamos na rua, um mototáxi se aproximou e ofereceu seus serviços. Fechamos em 10 yuan, e eis que surge aquele senhor chinês que nos trouxe até a Pagoda e começa a discutir com o chinês do mototáxi, acho que estavam nos disputando! Bom, sem entender nada do que eles diziam, acabamos seguindo com o chinês do mototáxi para o Jardim do Administrador Humilde.

IMG_4511

Antes de entrar nos jardins, exploramos um pouco os arredores:

IMG_2444

IMG_4522

Cada barraquinha tinha um artesão ou comerciante vendendo algo, uma delas nos chamou a atenção, um senhor já de idade fazia,  em poucos minutos e com extrema habilidade, o seu rosto e busto em argila:

IMG_4530

Vimos aí alguns dos canais que cortam a cidade de Suzhou:

IMG_4532

Os canais são como ruas, há áreas para desembarque, tem nome e tudo mais. São resquícios de uma Suzhou mais antiga – e bota antiga nisso, os primeiros canais em Suzhou datam de 2500 anos atrás, época da construção o Panmen gate (visitaremos ele mais adiante).  Atualmente os mesmos canais ainda são usados pelos moradores como meio de transporte.

IMG_4623

IMG_2441

IMG_4624

The Humble Administrator’s Garden

Daí seguimos para a bilheteria do parque do Humble Administrator’s Garden, tudo muito claro e facilitado para o turista, com textos em mandarim e inglês, foi bico comprar o ingresso! E ainda pegamos a tarifa de baixa temporada, 50 yuan por pessoa, na cotação hoje por volta de R$25,00.

IMG_2443

IMG_4537

O mapa bilíngue do parque, é assim que o turista merece ser tratado, parabéns aos chineses!!

IMG_2448

Os belíssimos jardins do “Administrador Humilde”:

IMG_4588

IMG_4557

IMG_4547

IMG_4570

Reparem na criança que o senhor está carregando na foto acima… a roupinha dele não está rasgada não, tem uma abertura proposital na bunda (!), vimos várias roupinhas assim na China, acho que facilita a vida dos pais na hora de levar o criança ao banheiro!!

IMG_4592

IMG_4561

IMG_4614

IMG_4613

IMG_4619

Já eram 12:30h, saímos do parque e fomos procurar um mototáxi até a nossa próxima atração turística, o Panmen Gate. Enquanto procurávamos, esse senhor passou por nós, levando a mudança de alguém, tinha ventilador, computador, móveis, bicicleta de criança, escada… impressionante como cabia coisa nesse triciclo!

IMG_4628

Conseguimos um mototáxi e seguimos para o Panmen Gate

 IMG_4641

Mais uma aventura pelas ruas de Suzhou! As motos vão se enfiando no meio dos carros, não sei como não batem nesse trânsito caótico deles!! Mas o que notamos tanto em Pequim, Shanghai, Suzhou, Hangzhou, comparando com o Brasil, é que os chineses dirigem bem mais devagar na cidade e usam bem mais a buzina.

Panmen

IMG_4717

Compramos nossos tickets, 40 yuan por pessoa.

IMG_4643

IMG_4693

IMG_4680

IMG_2495

IMG_4689

IMG_2493

IMG_4698

Na foto abaixo, repare na torre ao fundo, é a pagoda Ruiguang, a mais antiga pagoda de Suzhou, cuja construção original data do século III. Ela é uma das atrações do parque, mas estava interditada para reforma quando fomos.

IMG_2500

Você verá muitas pontes na China com este formato de “serpente”, em zigue-zague. Segundo a cultura popular, este formato impede a passagem dos espíritos, que só “andam” em linha reta! Já li também que o formato de zigue-zague é intencional porque força a atenção no aqui e agora… e realmente, não há como cruzar essa ponte desatento… senão vai acabar nadando junto com as carpas!!

IMG_24991

IMG_4713

IMG_25071

IMG_2509

IMG_4715

IMG_4663

O Panmen Gate tem aproximadamente 2500 anos de existência. A cidade de Suzhou sempre foi rodeada e cortada por canais. Como proteção, uma muralha foi construída ao longo dos canais mais externos, e o acesso à cidade dava-se através de portões como o do Pamnen. Nós vimos parte desta muralha, restaurada, logo que saímos da estação de trem, lembram do barqueiro…?

IMG_4469

Bom, já eram 14:30 e tínhamos outros atrativos turísticos para visitar. Deixamos o Panmen e fomos mais uma vez procurar um táxi,  para nos levar à rua GuanQian Jie. Só que, desta vez, foi mais complicado… em contraste com o Humble’s Adminitrator Garden, a região do Panmen é mais afastada e menos turística. Não tinha táxi, e quando aparecia, já estava ocupado…

IMG_4718

Bom, sem táxi, resolvemos ir caminhando, e na pior das hipóteses, faríamos tudo a pé…

IMG_4721

Passamos por uma escola, muitos pais buscando os filhos de bicicleta ou moto… o transporte sobre duas rodas, por ser barato, é muito usado na China. Cenas como esta vimos com frequência Pequim, Suzhou e Hangzhou… uma pista separada na rua, sempre a direita, para motos e bicicletas. Olha só como tem gente de bicicleta e moto nela!

IMG_4722

IMG_4729

Depois de 30min caminhando, encontramos um táxi neste cruzamento mais movimentado. A motorista não falava uma palavra em inglês, mostramos a ela a tela do celular com o nome em chinês de onde queríamos ir, e deu tudo certo!!

iPhone5_1640_2

Hahahhaha esse aí é o táxi dela, mais parece um camburão! Eu fui na frente e a Erika (de prisioneira) atrás!!

iPhone5_1643_2iPhone5_1646_2

Almoçamos em um Mc Donalds na Guanqian Jie, rua de pedestres com comércio, lojas, shoppings e fast
foods.

IMG_4738

Uma “Apple Store” falsa na rua… vendia de tudo aí, menos iPhone!

iPhone5_1647_2

Já eram 15:30h. Em nosso roteiro tínhamos previsto ainda uma visita aos canais da Shantang Street, o templo Hanshan e a Maple Bridge. Devido ao horário resolvemos cortar, pois não daria tempo. Terminamos o nosso lanche no Mc Donalds, e pegamos nosso último táxi em Suzhou, de volta a estação de trem. Os táxis em Suzhou são extremamente baratos, nenhuma das corridas excedeu 15 yuans, o que daria hoje aproximadamente 8 reais.

IMG_4746

IMG_4753

Abaixo, marquei em um mapa do google a localização de todos os atrativos turísticos citados neste post:

Na estação de trem de Suzhou, foi tranquilo encontrar o portão de embarque.

IMG_4762

Nosso trem era o G7583 das 16:39h, com destino a Shanghai (já tínhamos comprado os bilhetes em Shanghai).

IMG_4768IMG_4787

IMG_4784IMG_4797IMG_4800

Meia hora depois estávamos na estação de trem de Hongqiao, em Shanghai! Bico!!

IMG_4804

Já sabe onde vai ficar em Shanghai? Pesquise os melhores preços de hotéis e reserve com nosso parceiro Booking.com:

Booking.com

Até a próxima trip!!


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 pensamentos em “Atrações em Suzhou: o que fazer em um bate-volta de Shanghai

  • mariana pardo

    Boa tarde

    estou indo passear na china, mas só tenho um dia para hangzhou ou suzhou.

    Entre as duas cidades qual voce acha que vale mais a pena? hangzhou ou suzhou?

    Abraços

    • Erika

      Oi Mariana,

      sua pergunta é difícil, temos posts das 2 cidades..veja o que mais lhe apetece! Eu diria que se quer ver aqueles jardins chineses bonitos, pagodas, escolha Suzhou. Hangzhou seria minha escolha pessoal, pois adoro lagos. Este, em específico, é patrimônio da Unesco. Um dos lagos mais lindos que já vi S2 🙂 mas no fim, a escolha é sua! qualquer uma das cidades vai ser um passeio no mínimo diferente. boa viagem e quando voltar pode deixar seu relato aqui!

    • Gustavo Autor do post

      Olá Matê, os comentários, críticas, dúvidas, etc devem ser feitos pela caixa de comentários, pois a ideia é enriquecer o post com informações para os leitores. Obrigado pela visita ao Blog!

  • Dilmar Genero

    Bom dia.

    Iremos para Xangai em Outubro. Estamos aproveitando o máximo das dicas de voces. Vai facilitar em muito a nossa viagem a China.
    Parabéns pelo blog.
    Obrigado.
    Dilmar