Trem de Ouro Preto a Mariana: Como é o passeio no Trem da Vale


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Hoje no blog conto como foi nosso passeio de trem entre as cidades históricas de Ouro Preto e Mariana, em Minas Gerais. Desde o processo de compra do ticket no site da Vale (a companhia é responsável pela operação do trem turístico, por isso virou Trem da Vale) até nossas impressões pessoais, dicas práticas e fotos do passeio.

GOPR1875

Para o passeio, você pode fazer o trajeto Ouro Preto – Mariana, ou vice versa, tanto faz seu ponto de partida. Também pode comprar trechos só de ida ou ida e volta. Nós compramos ida e volta, saiu 80 reais por pessoa no vagão panorâmico (com ar condicionado e janelões de vidro), mas custa mais barato no vagão convencional (a visibilidade no trajeto é menor). O melhor lado para se sentar no passeio de trem de Ouro Preto à Mariana é do lado direito, entrando no trem na estação em Ouro Preto, é o lado que está oposto ao lado em que está a plataforma de embarque.

GOPR1876

Detalhe: não há assentos demarcados – apesar de na hora da compra o site permitir que você marque assentos, não existe numeração, então se quer reservar lugares melhores (do lado direito!) chegue com certa antecedência! Outra dica: no voucher eles pedem para chegar com 1:30h de antecedência para trocar o voucher pelas passagens! Puro exagero! Eles trocam a passagem até 10 minutos antes de embarcar, segundo o funcionário que fez o controle dos bilhetes na hora do embarque. Nós fomos os terceiros da fila, porque chegamos 1:20h antes do horário, o que nos permitiu ficar no começo da fila e escolher lugar tranquilamente, mas se não faz questão, não precisa encanar com o horário!

Vagão de trem comum x Vagão de trem panorâmico:

GOPR1873

IMG_9603

 

 

Pegamos um dia nublado, mas que não atrapalhou a vista durante o trajeto. Sinceramente, à exceção da cachoeira e do ponto em que praticamente o trem passa cortando a lateral de um morro em um penhasco, não achei a paisagem tão interessante. Gostei mais do passeio que fizemos no Paraná, o trem de Curitiba a Morretes. O funcionário da Vale vai avisando com antecedência os pontos de interesse, o que facilita para os turistas prepararem suas máquinas fotográficas e celulares! 😀

IMG_96061

Durante o trajeto são servidos copinhos de água mineral, gratuitamente. Comprar alimentos e comer dentro do trem é proibido! Faça seu lanche antes ou depois da viagem. Outro ponto que nos chamou atenção negativamente foi o fato de vermos muito lixo espalhado na paisagem, inclusive no leito do rio. Até a cachoeira da foto anterior é poluída e imprópria para banho. 🙁

IMG_9612

Estação de trem em Ouro Preto: e aquele jeitão de fachada de décadas atrás!

GOPR1870

Estação de trem em Mariana: mais bonita que a de Ouro Preto, e ainda tem uma locomotiva exposta para fotos e curiosos, fabricada na República Tcheca!

IMG_9644

IMG_9647

Existem 2 horários por dia de Ouro Preto a Mariana, tanto de ida, como de volta. Em minha opinião, acho que fizemos a escolha certa: partimos às 10h, chegando às 11h em Mariana, conhecemos o centro histórico (que é minúsculo) e pegamos o trem de volta para Ouro Preto às 13h, chegando às 14h em Ouro Preto no retorno. Acho que 2 h em Mariana foi bem tranquilo, deu para conhecer um pouco da pacata cidade, sem correria. Mesmo sendo um domingo de feriado prolongado (maio/2017), em Mariana muitas lojinhas e restaurantes estavam fechados, então a melhor coisa foi deixar para almoçar e passar o resto do dia em Ouro Preto, que tem mais opções e atrações.

IMG_9637

Compramos as passagens com antecedência de 20 dias, por nossa viagem estar programada para um feriado prolongado. Nos vagões normais não há problema, mas se deseja ir no panorâmico, aconselho a comprar antes do que deixar para comprar quando já estiver em Ouro Preto. É simples e fácil, e você não fica dependendo de agências de turismo. Basta preencher um cadastro com seus dados pessoais e efetuar a compra pela internet com cartão de crédito. O voucher da viagem chega no seu e-mail. No dia, basta apresentar o seu documento de identidade junto com o voucher para retirar a passagem.

Site da Vale para compra da passagem: https://tremdepassageiros.vale.com/sgpweb/portal/index.html#/home

E você? Já viajou no Trem da Vale entre Ouro Preto e Mariana? Deixe suas dicas nas caixas de comentários!

O post te ajudou? Reserve seu hotel pelo blog e ajude-nos a mantê-lo sempre atualizado e com novidades! Veja o box de ofertas de nosso parceiro, Booking:

Booking.com

Até a próxima trip!


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *