O que fazer em Ouro Preto – Guia Completo com Atrações Turísticas e Dicas


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Hoje no blog, vou dar as dicas do que fazer em Ouro Preto – a mais famosa das cidades históricas de Minas Gerais. Visitamos a cidade em maio/2017, em um feriado prolongado. Ficamos 3 dias e 2 noites. Baseada na experiência da nossa viagem, montei um guia completo do que vale a pena conhecer, listando os principais pontos turísticos e atrações de Ouro Preto. Quanto mais tempo tiver, melhor, pois vai poder conhecer mais lugares e com mais calma. No entanto, nosso roteiro é adaptável para 2 ou 3 dias na cidade como também para aqueles que só tem 1 dia em Ouro Preto e vão conhecê-la em um bate-volta de Belo Horizonte.

DJI 0009

Confira as nossas dicas e atrações imperdíveis de Ouro Preto – Museus, Igrejas e Estilo Colonial (As imagens aéreas foram tiradas com nosso Drone Mavic):

 

 

Museu da Inconfidência: Fica na Praça Tiradentes. Museu interessante para descobrir o passado de Ouro Preto (Vila Rica) e tudo relacionado ao Tiradentes e outros inconfidentes, além de objetos da época do Ciclo do Ouro. O único lado ruim (para nós que gostamos de fotografar), é que as fotos dentro do museu são proibidas, mesmo sem flash. A entrada custa R$ 10 por pessoa (maio/17).

GOPR1869

Monumento a Tiradentes: O monumento ao mais ilustre dos inconfidentes está bem no centro da Praça Tiradentes. Todos os dias à tarde muitas pessoas ficam sentadas nos degraus da base do monumento, papeando e tomando sorvete.

IMG 9591

Praça Tiradentes: A praça é o coração da cidade, com o Museu da Inconfidência de um lado, o Museu de Ciência na outra ponta e o monumento à Tiradentes no centro.

DJI 0019

Museu da Ciência/UFOP: Não chegamos a visitá-lo internamente, apenas a área externa, que dá bons ângulos para fotos da Praça Tiradentes.

DJI 0023

IMG 9522

Largo do Coimbra: Aqui ficam a Igreja de São Francisco de Assis, a Feira de Artesanato, a Pousada do Mondego (pousada membro da Associação Roteiros de Charme, onde nos hospedamos) e o famoso restaurante Bene da Flauta.

IMG 9586

Museu Casa dos Contos – O museu é pequeno, mas bem interessante. Lá se encontram o Centro de Estudos do Ciclo do Ouro, o Museu da Moeda e do Fisco, além de oferecer uma exposição permanente de documentos, objetos, uma vasta coleção de moedas e cédulas desde os contos de réis, passando por cruzeiro, cruzado até o nosso dinheiro atual.

A Casa dos Contos é um Museu gratuito, recomendo inclusive para quem está com crianças. No subsolo, visite uma impressionante (e incômoda) senzala, com objetos de tortura usados na época colonial contra os escravos.

IMG 9561

Selfie no bonito casarão colonial onde fica a Casa dos Contos 😀

IMG 9575

Igreja Nossa Senhora do Pilar: Talvez a mais aclamada igreja da cidade de Ouro Preto por conta do seu altar cheio de detalhes, trabalhado em ouro e prata. No subsolo funciona o Museu de Arte Sacra do Pilar. O ingresso custa 10 por pessoa.

IMG 9648

GOPR1914

Igreja Nossa Senhora do Rosário: Visitamos a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos apenas pelo lado de fora, ela tem uma fachada arredondada o que a diferencia das demais na cidade.

IMG 9652

Igreja Nossa Senhora do Carmo: Igreja muito bonita, no primeiro dia ela estava fechada, no segundo dia, não conseguimos entrar porque ia ter casamento, então resolvemos fazer um vídeo com o Drone 😁 (assistam no final do post!)

DJI 0012

Igreja São Francisco de Assis & Museu do Aleijadinho: Bonita igreja com o trabalho de Aleijadinho, fica no Largo do Coimbra (ficava bem em frente à nossa pousada). Entrada 10 reais por pessoa e não pode tirar fotos no interior da igreja. Vale a pena entrar e conhecer o interior, por causa das pinturas de Athaide no teto e os detalhes. Quando fizemos a visita, o Museu do Aleijadinho estava funcionando de forma improvisada, nos fundos da igreja. Segundo o funcionário, provisoriamente. Me chamou a atenção (negativamente) o estado de conservação externo da igreja.

IMG 9587

Igreja Nossa Senhora das Mercês e Perdões: No último dia na cidade fomos caminhando até esta igreja e estava fechada. No entanto, temos uma bela vista da cidade no pátio em frente a ela.

IMG 9714   IMG 9718

IMG 9719

Igreja Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia: Ela está fechada, mas seu pátio oferece vistas panorâmicas da cidade. Fizemos alguns vídeos de drone partindo dali. Na imagem, ela está no centro da foto.

DJI 0024

Casa de Tiradentes: Uma casa em que Tiradentes viveu em Ouro Preto, onde hoje funciona a Sede da Associação de Comércio, Indústria e Agropecuária.

IMG 9656

GOPR1917

Observar as construções e fachadas típicas da cidade – muito interessante para quem gosta de fotografar 📷

IMG 9577

IMG 9533

IMG 9545

IMG 9544

Ouro Preto vista do Alto, veja o vídeo que fizemos com nosso drone Mavic:

Com mais tempo na cidade… considere:

Um bate-volta a Mariana: a cidade está a apenas 15 km de Ouro Preto. Menor e menos turística, cabe perfeitamente em uma manhã ou tarde. Para saber mais sobre este passeio, veja nossas dicas:

Para um plus na sua viagem de Ouro Preto a Mariana e/ou vice-versa, você pode fazer o famoso passeio de trem entre as 2 cidades – quer saber como faz para comprar as passagens e quer as nossas dicas? Leia:

Ouro Preto, a antiga Vila Rica, preserva em suas ruas íngremes e estreitas de paralelepípedos, muitas casas em estilo colonial. Junto com suas quase 20 igrejas e capelas e a variedade de Museus, além de ser um orgulho nacional pelo seu conjunto arquitetônico e cultural ainda sustenta o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco desde 1980.

Qual a melhor época para visitar Ouro Preto?

Se você está pensando “Quando ir ou qual o melhor mês para viajar para Ouro Preto”, saiba que a cidade recebe turistas o ano todo, tem excelente infraestrutura para os visitantes, e isso vale para qualquer época do ano. Pessoalmente, como gosto de fotografar e bater perna, chuva significa motivo de stress em viagens. Então acho que este seria meu critério para analisar os melhores períodos para uma viagem a Ouro Preto.

A melhor época, mais seca, vai de abril a setembro, sendo que de novembro a fevereiro chove bastante. Fomos no começo de maio e pegamos o primeiro dia com muita neblina, nublado e com chuva leve. Nos outros dias, sol com muita nebulosidade. Mas pegamos frio todos os dias, com a temperatura variando de 10ºC a 18ºC em Ouro Preto e em Mariana, que tem menos altitude, pegamos 23ºC. As épocas de férias tendem lotar a cidadelas ainda, independentemente do clima, assim como o Carnaval (fev/mar), festa tradicional na cidade.

IMG 9507

Onde comer em Ouro Preto?

Se você gostou das nossas dicas de atrações e atividades em Ouro Preto, também vai gostar das nossas dicas gastronômicas! Clique aqui e veja os restaurantes testados e aprovados em Ouro Preto (com preços!) 🍽

Onde se hospedar em Ouro Preto?

Acho que para aproveitar bem Ouro Preto, passar ao menos 1 noite seria o mais aconselhável. Para ler sobre nossa experiência de hospedagem na cidade, a Pousada do Mondego, clique aqui e veja o review completo!

Gostou da cidade e acha que um dia é pouco…resolveu seguir nossa dica e ficar um pouco mais? Confira no nosso parceiro Booking hotéis e pousadas para todos os bolsos – reserve com as melhores tarifas através do nosso Box de Ofertas!

Booking.com

Tem dicas ou perrengues de Ouro Preto para compartilhar? Deixe nas caixas de comentários!

Até a próxima trip!


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *