Pensando em uma Road Trip para Argentina? Já fomos até Bariloche, e a paisagem é fantástica! 44



Há um tempo atrás fomos de carro até Bariloche, saindo de São Paulo – a viagem contemplou Brasil, Uruguai, Argentina e Chile, mas hoje falo aqui de um trecho em específico que é o caminho percorrido  para chegar até Bariloche.

Bariloche de carro - picos nevados, paisagem espetacular!

Saiba que para ir até a cidade de carro (não precisa ser carro grande não!), você só precisa de um bom tempo de férias, espírito de aventura e planejamento. É um roteiro para seguir sem pressa – para você ter um exemplo, saímos de São Paulo (capital) e chegamos em 6 dias em Bariloche, pernoitando em Florianópolis, Pelotas, Punta del Este, Buenos Aires, Trenque Lauquen e General Roca.

Mas você pode esticar em uma dessas cidades, com tantas atrações interessantes, ou de repente escolher outras cidades para pernoitar.

O caminho não oferece nenhuma dificuldade – as estradas argentinas estão em boas condições, o duro mesmo são as estradas brasileiras Diabo…mas os motoristas…jesus amado…a competição não é só no futebol não, argentinos e brasileiros também competem quando o assunto é direção perigosa e imprudente – e está difícil de saber quem são os piores motoristas!

Vou mostrar umas fotos para ver se vocês se animam com essa aventura!

Estrada em Colônia del Sacramento – Uruguai

Estrada em Colônia del Sacramento - Uruguai

a pequena cidade argentina de Trenque Lauquen

Trenque Lauquen - entrada da cidade   Trenque Lauquen - vista da cidade do nosso hotel

paisagens da Argentina, a região muda… o clima e a paisagem também…

paisagem de gamíneas em estrada argentina

paisagem de gamíneas em estrada argentina - foto 2

a simpática cidade argentina General Roca – nessa cidade pagamos um pequeno mico: foi aqui que descobri que na Argentina soda é água com gás, e não o refrigerante! Nhé-nhé

 

General Roca - vista da janela do nosso quarto

último trecho até bariloche...

pela placa a curva é feia hein!?

começam a surgir montanhas...

só mais 249 km…

249 km para Bariloche!

Primeiros picos nevados próximos a Bariloche

oh my god!

Bariloche de carro - picos nevados, paisagem espetacular (foto2)

mais picos nevados próximos a Bariloche

Bariloche - quase lá...

Bariloche e o lago Nahuel Huapi…

lago Nahuel Huapi…

E você, vai para Bariloche? Para procurar os melhores preços de hotéis e reservar, pesquise em nosso parceiro, Booking.com:

Booking.com

Até a próxima trip!


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

44 pensamentos em “Pensando em uma Road Trip para Argentina? Já fomos até Bariloche, e a paisagem é fantástica!

  • Regina

    Oi Erika,

    Sou do Rio e eu e meu marido estamos pretendendo viajar de carro para Bariloche em abril.
    Sei que já tem um tempo que vocês fizeram essa viagem partindo de SP, mas pode dizer se a hospedagem, abastecimento combustível, alimentação etc. foram fáceis de encontrar pelo caminho?
    Teremos aproximadamente 15dd para fazer o percurso.
    Tens algumas dicas de hotéis/pousadas que acharam boas?
    Já conhecemos Buenos Aires e já fomos duas vezes para o Uruguai de carro. Agora queremos ir um pouco mais longe e quem sabe um dia, até Ushuaia.
    Aguardo seu retorno.
    *Vou seguí-los no FB.

    • Erika Autor do post

      Oi Regina,

      Quanto ao trajeto, é bem tranquilo. As estradas até Bariloche são boas, na maior parte monótonas e sem muito tráfego. Quando fomos, não fizemos nenhuma reserva de hotel. Saímos de casa com uma lista de alguns hotéis/pousadas das cidades que serviriam de parada. Locais para comer, seja mercados, restaurantes ou lanchonetes são abundantes.
      com relação aos posts de gasolina, não tivemos nenhuma dificuldade de encontrá-los. Existe um trecho somente, de uns 150 km se não me engano, que não há postos de serviço, mas há uma placa na estrada avisando qual é o último posto de abastecimento antes deste trecho.
      Aconselho usar o site ruta0 e usar e abusar do google maps e google earth, tanto para visualizar trechos da estrada como as cidades e tudo mais.

      Só acho puxado, 15 dias. Nós demoramos 6 só para chegar em Bariloche, se você puxarem um pouco o ritmo talvez consigam chegar em 5, mas se for considerar o período da ida e da volta, o tempo líquido em Bariloche será pequeno. O ideal seria ficar pelo menos 5 dias inteiros (sem contar o dia da chegada e o dia da volta) na cidade.

      até mais!

      Erika

      • Regina

        Oi Erika,

        Obrigada pelas dicas.
        Acrescentamos mais 3 dias, pois tem o feriado de 21/04.
        Estamos na dúvida entre Bariloche e Santiago/Ch.
        Enfim, tentando ajustar o roteiro pra que a viagem seja mais proveitosa.

        Abçs

          • Regina

            Oi Bruno,

            Acabamos mudando o roteiro e desviando pra Rosário e Córdoba, pra começarmos a ter uma noção do tempo gasto e da condição das estradas, bem como da caminera.
            Enfim, tudo correu melhor do que esperávamos e agora Bariloche é um sonho que devemos realizar em Setembro, quando serão as próximas férias, com 21 dias pra aproveitar.
            Abçs
            [email protected]

  • nubia

    Bom dia Erika,

    estou querendo ir em junho com meus filhos adolescentes, vc ver algum perigo? Recomenda algo especial, estava com medo da estrada, de nao encontra pousadas no caminho.
    Pode me passar + ou – sua rota ( as cidades que passou) para eu dar uma estudada.
    Por aqui eu consigo saber como foi a esperiência da Regina?
    Obrigada Núbia

    • Gustavo

      Olá Núbia, eu e a Erika fizemos este trajeto: São Paulo – Florianópolis – Pelotas – Punta Del Este –> Colônia do Sacramento (Buquebus) –> Buenos Aires – Trenque Lauquen – General Roca – Bariloche!! Não tivemos qualquer problema na estrada, que consideramos boa. Você terá a impressão que continua dirigindo no Brasil, os motoristas argentinos são tão imprudentes quanto os brasileiros. Alguns trechos são menos habitados, como entre Trenque Lauquen – General Roca, não há muitos postos de gasolina. Boa Trip!!

  • Regina

    Oi Erika,

    Acabamos mudando o roteiro e desviando pra Rosário e Córdoba, pra começarmos a ter uma noção do tempo gasto e da condição das estradas, bem como da caminera.
    Enfim, tudo correu melhor do que esperávamos e agora Bariloche é um sonho que devemos realizar em Setembro, quando serão as próximas férias, com 21 dias pra aproveitar.
    Abçs.

    • Gustavo

      Nosso carro fez por volta de 7,8 Km/litro, mas é um jeep com motor 4.0 e 6 cilindros, bem beberão. Distância São Paulo – Bariloche, aproximadamente 3.800km… gastamos 485 litros de gasolina.

  • Eduardo Hajdu

    Olá Gustavo e Erika,

    Por acaso vocês estavam com um segundo estepe? Chegou a ser necessário? Vou com meus dois filhos maiores do Rio à Península Valdez, depois atravessaremos a Patagônia até o Pacífico na altura de Esquel/Futafeufu, e aí começaremos a subir, passando por Bariloche, e tomando a Carretera Panamericana no Chile. Tenho 60 dias reservados para a aventura. Abraços e parabéns pelo Blog.

    • Gustavo

      Olá Eduardo, levamos 2 estepes sim, mas não chegamos a usá-los. Para nós, confesso que nos deu maior tranquilidade, pois algumas regiões pelas quais passamos no deserto do Atacama não tinham uma alma viva! Boa trip!!

  • Mariana

    Oi Erika! Eu e o meu namorado estamos planejando alugar um carro e ir de buenos aires a bariloche de carro em julho. Como nesse mês o sol aparece por menos tempo, estou um pouco preocupada com a iluminação das estradas. O que você acha? É tranquilo dirigir a noite?
    Obrigada!

  • Danilo

    Boa tarde, achei incrivel suas histórias, quero ir para o Chile, mas lendo suas aventuras estou tendencioso a mudar o percurso. Se houver pessoas que irão na aventura e quiserem trocar uma idéia e possivelmente ir juntos, meu facebook esta como Dan Lemes.

  • Fernando Nazario

    estamos programando uma trip Joinville, POA, Uruguaiana, Santa Fé, Mendoza, Santiago, Bariloche, Bahia Blanca, Buenos Aires e volta ao Brasil…quantos dias vocês recomendam?? levando em conta que será em setembro de 2016 e algumas pessoas não estão afim de passar frio por muito dias…rsrs

    • Erika Autor do post

      Oi Fernando. Sua road trip está com um roteiro legal, agora o tempo, quanto mais melhor. Isso depende se vc quer passar mais tempo na estrada ou vai querer conjecer bem os lugares. Destes que voce citou, eu ficaria ao menos 2 dias em Mendoza, 3 em Santiago, 4 em Bariloche e 3 em Buenos Aires, podendo cortar dias se ja conhece alguma delas. Mas também é bastante estrada, entao no mínimo 20 dias. Quanto ao frio, em setembro já não vai estar tanto assim rsrs.

      Boa viagem

  • aelton

    Olá, eu e minha esposa pretendemos ir para Bariloche em junho de 16 comemorar nossas bodas de prata, (20 dias), pensei no trajeto: Londrina-Foz-Posadas-Santa Fé-Mendoza-Bariloche (Ruta 40). Na volta acho que vou adotar o caminho por onde vocês foram, Tem alguma dica diferente?
    Muito obrigado.

    • Erika Autor do post

      Oi Aelton, todas as dicas que temos estão no site. Minha única suspeita é de que 20 dias sejam muito pouco para essa viagem tão longa. Talvez valesse uma viagem a Mendoza e Bariloche de avião, aproveitando mais tempo nesses lugares. Boa viagem.

  • Marcelo

    Meus amigos e eu já reservamos nossa estadia em Bariloche por 7 dias, estamos muito tentados a ir de carro, mas temos apenas 15 dias de ferias. No caso teríamos 4 dias ida e 4 para a volta. Creio que não teríamos muito tempo para conhecer muita coisa, mas será que compensaria mesmo assim? Só de pensar em pegar a estrada já nos deixa muito animados rsrsrsrs

    • Gustavo

      Depende de onde vão partir. Se estiverem no Rio Grande do Sul, acho que dá, agora se forem sair de São Paulo como nós, 4 dias de estrada é muito pouco, teriam que sair de madrugada e chegariam na próxima cidade sempre a noite, sem tempo para descansar.

  • Wagner

    Oi tudo bem?
    Vou de moto de São Paulo até Bariloche. Pretendo chegar o mais rápido possível, pois a viagem começa mesmo em Bariloche.
    Vocês teriam algum roteiro rápido e com dicas de hotéis só para dormir?
    Abs.
    Wagner

    • Gustavo

      Oi Wagner, nesse roteiro do post fizemos exatamente isto, paramos apenas para dormir, no Uruguai dormimos em punta del este, e na Argentina em Buenos Aires e as cidadezinhas citadas no post. Boa trip!

  • Devanir Heneberg

    Olá bom dia
    Estou planejando fazer do PR a Bariloche, gostaria de algumas informações por gentileza. Vocês tiveram problemas com a policia de lá, houvi dizer que na Ruta 14 há muitos policiais que fazem cera com você para tentar tirar dinheiro.

    E quanto a documentação, vocês fizeram a carta verde “seguro”, se registraram na fronteira algo assim? abs e obrigado.

    • Gustavo

      Olá Devanir, boa noite. No trajeto de ida fomos pelo litoral do Uruguai, pegamos o buque bus em colonia del sacramento até Buenos Aires, e de lá seguinos para bariloche pelo caminho citado no post, atravessamos as provincias de Buenos Aires, La pampa e Rio Negro, fomos parados pela polícia rodoviária argentina, checaram a documentação, seguro carta verde e nos orientaram a trafegar com farois acesos durante o dia, foram corretos e educados. Mas na volta foi outra história… Como subinos pelo Chile até o deserto de Atacama, no retorno ao Brasil passamos pelos estados de Jujuy, Salta, Chaco, Corrientes e Missiones. Ia tudo bem até chegarmos em Corrientes, e daí até Foz do Iguaçu foi um pesadelo… em Corientes fomos parados por duas vezes em menos de 20min, nas duas os policiais inventaram duas multas que não cometemos para arrancar dinheiro. Evite dirigir por este trecho para evitar aborrecimento. O resto de nossa trip foi super tranquila. E a carta verde emitimos aqui do Brasil mesmo. Boa trip!

  • Leandro

    Olá ! Ótimos posts, parabéns !!!
    Se puderem ajudar com uma dúvida, eu agradeceria muito. No mês de agosto os passeios com carros alugados comuns em Bariloche e no seu entorno (Vila Angostura) são tranquilos ? A minha dúvida é por conta da neve e condições das estradas. Obrigado pela atenção

    • Erika Autor do post

      Oi Leandro, fizemos uma de nossas viagens para lá justamente em agosto e não tivemos problema. No entanto, depende se nevar mais ou menos na temporada de inverno/neve. Tínhamos correntes para os pneus caso a gente precisasse. Um motorista experiente também é desejável. Com relação às estradas, são boas, asfalto em boas condições (pelo menos nas regiões mais turísticas que circulamos em Bariloche e Villa la Angostura). Boa trip

  • luiz

    ola amigos estou planejando uma viagem sao paulo a Bariloche estamos com um projeto bem arrojado vou seguir as tuas dicas caso alguem queira se juntar a nos serao bem vindos. sao aproximadamente 5 carros ja confirmados todos amigos e parentes..

    caso queria temos um grupo no zap..11 981192330

    • Erika Autor do post

      Oi Evanize, nesta road trip ficamos em hotéis mais em conta, gastamos mais nas Cabanas Cumelen em Bariloche. Mas todas as cidades tem preços para todos os bolsos. O gasto também aumenta com o tamanho da viagem. Ficamos mais de 30 dias, então temos que calcular combustível, hospedagem, passeios que pretendemos fazer, comida, etc. escolha os lugares que vai visitar e depois pesquise os hoteis, restaurantes e passeios mais adequados ao seu orçamento.

  • Andre Zain

    Ola amigo temos dos dias 26 dezembro a 09 de janeiro de 16/17 conheço toda argentina e chile mas toda mesmo de aviao e de onibbus mochilando quando era soltero mas nunca fui de carro, pretendo ir nesta data com esposa e um filho de 4 anos, COM UMA TUCSON AUTOMATICA , qual conselho que podem me dar ? sera que vou a salta e atacama, ou somente Mendoza? ou vou ate Bariloche? lembrado que seremos so eu e esposa para dirigir, sairemos de Camboriu SC, sera que ate bariloche não e chao para peitar ir com esposa e nene?

    • Gustavo

      Andre, quando nós fomos, saímos de São Paulo e demoramos seis dias para chegar a Bariloche, foi bem puxado. Como está em Camboriú, deve demorar 5 dias, mantendo o mesmo ritmo puxado. Isso te deixa com apenas 4 dias em Bariloche, para 10 dias de viagem de carro (ida e volta). Mendoza ainda preciso conhecer. San Pedro do Atacama fica mais perto, mas você teria que passar pelas províncias de Entre Rios, Corrientes e Missiones, e a polícia rodoviária destes estados é corrupta com carros de placa brasileira – inventam infrações que você não cometeu e te obrigam a pagar a “multa” na hora, nos deu dor de cabeça quando passamos por lá. Se puder, evite estes estados para não ter aborrecimentos. Nos demais estados, entre Buenos aires até Bariloche, não tivemos quaisquer problemas com a polícia rodoviária argentina, foram sempre corretos e cordiais nas abordagens. Faça uma boa revisão no carro antes de iniciar a aventura. Depois volte aqui para contar como foi. Boa sorte e boa viagem a todos vocês.

      • frederico

        Gustavo Bom dia
        Quero fazer uma trip saindo de Uruguaiana em Janeiro de 2017, Passando por Mendonza, Santiago,,Pucon, Bariloche,e Buenos Aires. Já fiz isso tudo de avião, mas quero fazer de carro. Existem bons hoteis nas estradas ou imediações? Nas cidades principais sei que encontro bons hoteis de Rede. Existe diesel S10 na Argentina e Uruguai ? Range Rover para sem esse combustível e ainda perde a garantia. Mê dê uma luz para ver se viabilizo essa Adventure Trip ou vou da maneira tradicional mesmo.

        • Gustavo

          Frederico, no caminho até Bariloche, paramos nas cidades citadas no post, e os hotéis eram simples, por se tratar de cidades pequenas no meio da estrada. Quanto ao diesel S-10, como nosso carro era a gasolina, não sei dizer. Boa sorte!

  • Eliseu Oliveira

    Olá, meu nome é Eliseu e estou planejando uma ida de carro para Bariloche e comecei a “desenhar” no Google Maps o caminho que pretendo pegar. Gostaria de saber se você pode dar uma olha e ver se estou acertando… no caminho certo. rsrs

    Eu li em um comentário seu a baixo que vocês não tiveram dificuldades com hospedagem, combustível e alimentação. Mas você fez reserva antecipada em algum hotel? Ou foi encontrando pelo caminho que passavam?

    Em média, por dia, quantas horas vocês dirigiram? Estou planejando dirigir uma média de 7 horas por dia. Sair pela manhã e chagar no próximo ponto de parada a tarde, poder descansar e curtir alguma coisa de onde estivermos. Com isso, estou calculando uns 9 dias de viagem, mas li que você fez em 6 dias, certo? Quantas hora por dia você dirigiu?

    Ainda não tenho data marcada e nem tenho noção de quanto essa aventura vai me gustar. Se tiver algo a dizer sobre isso também, agradeço.
    Abraço!

    Segue o link

    • Gustavo

      Eliseu, eu e a Erika fizemos essa viagem faz um bom tempo, na época não fizemos reserva em nenhum hotel antecipadamente, mas levamos uma lista de uns 3 ou 4 hotéis por cidade. Quando dava, ligávamos para algum hotel da próxima cidade que íamos parar, e fazíamos a reserva (por telefone). Mas hoje as coisas estão um pouco mais fáceis, e muitos hotéis aceitam reserva sem pagamento antecipado (consulte pelo Booking).
      Nos dias ao volante, dirigimos de 500 a 750km em média. Em horas depende muito da estrada, se tem serra ou não, mas no geral saíamos cedo para chegar ao destino ainda com luz do dia. Depois de Bariloche seguimos para o Chile, fomos até o Deserto de Atacama. Lembro-me que o dia mais cansativo foi de Santiago até Copiapó, foram aprox. 800 km que duraram uma eternidade, alguns trechos com serra, acho que dirigi por 14 horas nesse dia, foi muito cansativo. O ideal para mim é fazer trechos como você colocou no seu roteiro, sair pela manhã para chegar ainda com luz e aproveitar um pouco o lugar (mas as vezes não dá…) Quanto aos postos de gasolina, não tivemos problema, mas alguns trechos é necessário cuidado maior, por exemplo, no seu roteiro entre Santa Rosa e Neuquén, lembro-me que por esses lados há menos postos, então sempre que passar por um posto recomendo abastecer. A Rede YPF tem um mapa com a localização dos seus postos de gasolina na Argentina, creio que vai te ajudar – link aqui. Para custos de combustível, pode usar o ruta0.com. Custos de hotel, use o Booking acessando aqui pelo nosso site. E se puder, quando voltar nos dê um alô aqui no site! Boa sorte e boa viagem!!