Chip celular pré pago na Alemanha (3G/4G): onde comprar e como usar 12



Nesta matéria explico como e onde comprar um chip pré pago de celular na Alemanha. Vou dar também dicas de quais planos pré pagos comprar, inclusive com possibilidade de uso por toda a União Europeia, para você fazer sua viagem conectado e se comunicando com seus amigos e familiares, e o principal, gastando pouco! Com 10 euros é possível comprar um plano pré pago com 1 GB de dados na Alemanha.

Operadoras e Planos

As três grandes operadoras de telefonia na Alemanha são a Deutsche Telekom (T-Mobile), Vodafone e O2. São as operadoras “físicas”. Existem também as operadoras virtuais, como Lebara, Blau, Lycamobile, etc, que operam usando a rede de uma das três grandes. Elas oferecem preços melhores mas seus serviços tendem a ser piores, por exemplo, algumas não tem 4G, apenas 3G. Vivenciamos isso em 2014, quando compramos no aeroporto de Munique um chip pré pago da Blau. A experiência foi péssima, no primeiro dia de uso do chip da Blau ficamos sem sinal inúmeras vezes, e no segundo deixou de funcionar. 10 Euros jogados no lixo! Não arrisque, prefira uma das três grandes operadoras “físicas”.

ROAMING PELA EUROPA: Para quem vai viajar pela Europa, saiba que qualquer plano de celular comprado na Alemanha, desde que tenha roaming no exterior, vai funcionar também em todos os países da União Europeia, e o principal, sem pagar um centavo a mais por isso! Você pode viajar para a Itália, França, Espanha, etc, e será tarifado como se nunca tivesse deixado a Alemanha. Se tiver interesse em usar seu celular na Europa, temos uma matéria específica sobre isto aqui no site.

Selecionei alguns planos pré pagos que já incorporam o uso do celular tanto na Alemanha quanto na União Europeia (UE) + Noruega, Islândia e Liechtenstein. DICA: os sites da Vodafone, Deutsche Telekom e O2 não tem versão em inglês, então para quem não sabe alemão (meu caso!), acesse os sites com o google Chrome e ative o tradutor de idiomas automático do google.

  • Operadora O2:

O2-chip-pre-pago-plano-alemanha-uniao-europeria-preco

Para mais informações deste e outros planos da operadora O2 clique aqui.

  • Operadora Deutsche Telekom:

chip-planos-pre-pagos-3G-4G-alemanha-usar-chip-celular-na-europa-2

Para mais informações sobre destes e outros planos da Deutsche Telekom clique aqui.

  • Operadora Vodafone:

Vodafone-chip-pre-pago-plano-alemanha-uniao-europeria-precoJPG

Para mais informações destes e outros planos da operadora Vodafone clique aqui.

Os preços dos planos variam de $10 a $20 euros, dependendo da quantidade de dados. O custo dos planos de dados na Alemanha em geral são caros quando comparados a outros países na Europa, por volta de $10euros/GB via de regra em 2017.

A Deutsche Telekom é a operadora com maior cobertura e velocidade na Alemanha. Com relação ao preços, a O2 é quem tem as melhores ofertas.

Onde e Como Comprar

Encontrar um chip pré pago à venda na Alemanha é bem fácil, pois além das lojas físicas das operadoras, você os encontra em mercados, lojas de conveniência e nas Handy Stores, como são chamadas as lojas de telefonia na Alemanha (handy = celular).

As leis alemãs exigem registro do chip para ativá-lo, são exigidos identificação (passaporte, no nosso caso) e endereço na Alemanha. A ativação/registro pode ser feita na loja mesmo, fizemos isso em uma Handy Store, forneci meu passaporte e endereço do hotel que estava hospedado, e ativaram por lá mesmo. O registro/ativação também pode ser feito tanto pela internet (apesar dos sites serem todos em alemão). No entanto, eu recomendo que você faça isso na loja mesmo.

DICA: compre seu chip de celular nas handy stores alemãs, porque são lojas mais “tranquilas” e os vendedores tem meta de venda, então dificilmente vão negar uma solicitação sua para registrar/ativar o chip. Já nos mercados e lojas de conveniência isso não é possível, e você terá que ativar o chip sozinho pela internet. Até 2016, tirando a dificuldade do idioma, ativar pela internet era tranquilo. No entanto, como tem ocorrido muitas fraudes no sistema, o registro pela internet está sendo remodelado, e imagino que vá ficar mais complicado. Portanto, fica aí a dica: compre em uma handy store e peça ao vendedor para a registrar/ativar o chip para você. Outra dica: leve dinheiro em espécie (euros), algumas lojas não aceitam cartão de crédito estrangeiro para compra de planos de celular (aconteceu conosco).

ADICIONAR CRÉDITOS: Caso acabem seus créditos em sua linha pré paga, você pode comprar mais facilmente nas lojas de conveniência ou através do site Aufladen, eles tem versão em inglês e aceitam até paypal como forma de pagamento.

WIFI GRATÚITO: se você ficar sem créditos, ou quer economizar seu plano de dados, ou simplesmente não comprou um chip para seu celular, descubra se existe perto de você um um hot spot com WIFI GRATÚITO neste site aqui. Este serviço também esta disponível para iphone e celulares Android.

E você, já usou seu celular na Alemanha? Deixe suas dicas e comentários aqui, eles podem ajudar outros viajantes.

Até a próxima trip!


 

 

 

Promoção de Hotéis:

Ao efetuar sua reserva de hotel em nosso parceiro Booking.com, ganhamos uma pequena comissão – você não paga nada mais por isso e ainda ajuda nosso blog a se manter sempre atualizado e com novidades.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 pensamentos em “Chip celular pré pago na Alemanha (3G/4G): onde comprar e como usar

  • Alisson Herzog Bermudes

    Boa noite, suponho que eu queira adquirir o plano da operadora O2, que oferece 1 GB de internet por 9,99 euros, como faço para renovar esses créditos durante a minha viagem, uma vez que ela começa na Alemanha, vai para Holanda, França e Roma?

  • Gerson

    Olá . Estive hoje em uma loja da T-Mobile em Frankfurt e a atendente informou-me que p Brasil não está na lista de países que podem comprar chip pre-pago , em função de uma lei de julho/2107 da união europeia. É isso mesmo ?

  • rogerio

    Ola ..excelente seu site…gostaria de um esclarecimento..na TMobile e na Vodafone..seguindo o que vc cita no site..( passaporte e endereço do hotel e logico euros) consigo tranquilo o chip de dados? grato

        • Gustavo Autor do post

          Rogerio, handy na Alemanha quer dizer celular, então handystore / handyshop são lojinhas que vendem celulares, chips, etc. Quanto a venderem chip desta ou daquela marca, depende da loja. Mas você inevitavelmente vai passar por várias handyshops, estão por toda a parte, principalmente próximo a metrôs – dica: clique aqui para ver no mapa de Berlim algumas handyshops, dê um zoom nas estações de metrô pelas quais vai passar. O negócio é entrar na loja e conversar com o vendedor (os alemães falam inglês em geral), ver se ele tem algum chip que te interesse… e é claro, peça para ele ativar o chip para você. Depois volte aqui para nos contar como foi! Boa sorte!

        • Gustavo Autor do post

          Paula, o problema que tive foi com a operadora Blau, que nao gostamos. Nas lojas, comprei em handys no aeroporto e estaçoes de metro, foi tudo bem. Não esquente a cabeça, pq não tem muito segredo, depende muito do vendedor – eu já fui bem e tb mal atendido na Alemanha, França, Itália, etc. Em geral nas lojas handys, como citei na matéria, eles dão mais atencão. DICA: pergunte antes de pagar se ele te ajuda a ativar e registrar o chip, informe o endereço do seu hotel, e se ele ficar de má vontade é só dar um “auf Wiedersehen” (até logo em alemão) e não compre o chip ali com ele. Depois volte aqui para nos contar como foi. Boa sorte e boa viagem!